Description

7 Ciências Naturais Flashcards on Untitled, created by cat silva on 31/01/2014.
cat silva
Flashcards by cat silva, updated more than 1 year ago
cat silva
Created by cat silva about 10 years ago
181
1

Resource summary

Question Answer
Uma placa tectônica ou tectónica é uma porção da litosfera limitada por zonas de convergência, zonas de subducção e zonas conservativas. A Terra tem sete placas tectônicas principais e muitas mais sub-placas de menores dimensões. Segundo a teoria da tectônica de placas, as placas tectônicas são criadas nas zonas de divergência, ou "zonas de rifte", e são consumidas em zonas de subducção. É nas zonas de fronteira entre placas que se regista a grande maioria dos terremotos e erupções vulcânicas. São reconhecidas 52 placas tectônicas, 14 principais e 38 menores.
Este movimento das placas é constante, o que significa que o mundo ainda está em mudança. Esta mudança pode ser evidenciada pelos terremotos, como os que acompanhamos recentemente no Haiti e no Chile, erupções vulcânicas, como a recente erupção de um vulcão no País de Gales, e pelas formações rochosas recentes, como a Cordilheira dos Andes.
De acordo com a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa descontínua, que apresenta vários fragmentos, denominados placas litosféricas ou placas tectônicas. Essas placas compreendem partes de continentes e o fundo dos oceanos e mares. Portanto, as placas tectônicas são gigantescos blocos que integram a camada sólida externa da Terra, ou seja, a litosfera (crosta terrestre mais a parte superior do manto). Elas estão em constante movimentação (se movimentam sobre o magma do manto), podendo se afastar ou se aproximar umas das outras.
Esses processos são classificados em: Zonas de divergência – as placas tectônicas afastam-se umas das outras. Zonas de convergência – as placas tectônicas se aproximam, sendo pressionadas umas contra as outras. Esse fenômeno pode ser de subducção ou obducção. Subducção – as placas movem-se uma em direção a outra e a placa oceânica (mais densa) “mergulha” sob a continental (menos densa). Obducção ou colisão – choque entre duas placas na porção continental. Acontece em virtude da grande espessura dos trechos nos quais estão colidindo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Teoria de Tectónicas de Placas
Bruna Margarida
Perturbações do equilíbrio dos ecossistemas
profleonardo
Ciências Naturais 7
Leonardo Alves
Ciências Naturais 9
Leonardo Alves
Atividade sismica
Pedro Miguel9615
Atividade sísmica
maryajoao25
Teste2_8ºA_2015/16
Leonardo Alves
Trabalho prático digital 1
Leonardo Alves
Quiz sobre sismologia
João Pedro Pereira
Sistema Reprodutor
jmiguelsousa2000
Placas Téctónicas
Mariana Castro