Folha de ponto

Description

O que é? Como funciona? Como se controla?
Francielle Olive9195
Flashcards by Francielle Olive9195, updated more than 1 year ago
Francielle Olive9195
Created by Francielle Olive9195 about 8 years ago
6398
2

Resource summary

Question Answer
Folha de ponto O que é? A folha de ponto é um documento que pode ser feito por Softwares específicos ou até mesmo escrito à mão e que é utilizado nas empresas para manter o controle dos horários de entrada, horário de saída para o almoço, horário de volta do almoço, e horário de saída.
Como funciona? Essa folha de ponto é essencial para o controle de horas trabalhadas por todos os funcionários para que nem o empregado e muito menos o empregador, sejam lesados por falta de informações corretas quanto as horas trabalhadas. Para registrar essas informações, a folha de ponto é uma excelente solução mais prática e eficiente, porém é preciso que o funcionário seja verdadeiro quanto as informações fornecidas na folha de ponto individual, pois essas folhas deverão ser preenchidas manualmente no horário em que os mesmos chegarem e quando forem embora e é preciso que esses horários estejam corretos.
Como se controla? A marcação da folha de ponto é obrigatória para estabelecimentos com mais de dez empregados e é recomendável também para o trabalhador doméstico, pois constitui um documento fundamental onde serão registradas as horas de trabalho do empregado, os dias de falta, o repouso semanal remunerado e, além disso, uma forma de registro da assiduidade e frequência dos empregados, protegendo a empresa de funcionários que estejam agindo de má fé para com o empregador.
Demissão por justa causa Para demissões por justa causa por ausências e atrasos constantes, a folha de ponto torna-se o melhor suporte jurídico ao empregador. É também um suporte jurídico ao empregado, que terá nela registrada toda as horas extras que fez durante o período trabalhado, sabendo exatamente quanto terá de receber por isso. Para o empregado doméstico, não há atualmente o pagamento de horas extras nem o intervalo de uma hora de almoço que é de direito a um trabalhador sob o regime da CLT, sendo ideal que o empregador deixe ao doméstico um período satisfatório de tempo para suas refeições durante a jornada de trabalho.
Referências: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110524061410AAcuMyN http://brancoepreto.net/folha-de-ponto-individual-para-imprimir.html http://www.pontorh.com.br/como-preencher-corretamente-folha-ponto/
Show full summary Hide full summary

Similar

Subh Milis le Seamus O Neill
l.watters97
GCSE PE - 5
lydia_ward
MCAT Review: Human Skeletal System
toronto416
Who was to blame for the Cold War?
Will Barnes
Input and Output Devices
Jess Peason
How to revise
KimberleyC
GCSE geography natural environment
Archie Horwood
EXAM 1 - ENABLING FEATURES
kristinephil558
What are they doing?
Tamara Urzhumova
Boston Tea Party
Shelby Smith