Assistência Social

Description

Assistência Social
Eduardo A Medeiros
Flashcards by Eduardo A Medeiros, updated more than 1 year ago
Eduardo A Medeiros
Created by Eduardo A Medeiros almost 8 years ago
9
0

Resource summary

Question Answer
Nos termos da legislação vigente, o benefício para pessoa com deficiência somente poderá ser concedido em caso de impedimento superior a um ano? Errado, nos termos da portaria conjunta do MDS/INSS, apenas será concedido benefício a pessoa com deficiência em caso de impedimento de longo prazo, assim considerados aquele que incapacita a pessoa com deficiência para vida independente e para o trabalho por prazo mínimo de 2 (dois) anos.
Qual o conceito de incapacidade para vida independente segundo entendimento da TNU? Para os efeitos do art. 20º, §2º, da lei 8.742, incapacidade para a vida independente não é só aquela que impede as atividades mais elementares da pessoa, mas também a que impossibilita de prover ao próprio sustento. (sumula 29, TNU)
Segundo a lei com se caracteriza uma pessoa com deficiência? Considera-se pessoa com deficiencia aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação pela e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, assim como impedimentos de longo prazo como aqueles que produzam os efeitos referidos pelo prazo mínimo de 02 anos.
A incapacidade temporária poderá dar ensejo a benefício assistencial? Sumula 48 - TNU - A incapacidade não precisa ser permanente para fins de concessão do benefício assistencial de prestação continuada.
A incapacidade laboral parcial enseja o deferimento do benefício de prestação continuada (LOAS) Entende-se que a mera incapacidade laboral parcial não poderá conduzir à concessão do amparo assistencial, haja vista a exigência legal da incapacidade para o trabalho e vida independente, sendo possível o lado em atividades compatíveis com as restrições da pessoa, observadas as suas limitações.
Menor de 16 anos pode receber benéfico assistencial de prestação continuada? Segundo entendimento firmado na TNU os menores de 16 anos somente farão jus ao benefício se: Algum membro do grupo familiar deixe de laborar para cuidar dele, ou então que seja crucial a contratação de terceiro para o mister. Sendo obrigatória a intervenção do MP como fiscal da lei em pedidos feitos por menores. O beneficio não poderá ser acumulado com qualquer outro no âmbito da seguridade social, salvo assistência médica ou pensão indenizatória.
A concessão de benefício assistencial ao idoso ou pessoa com deficiência necessita de interdição judicial? Não, independerá de decisão judicial referente a interdição, pois os pressupostos para concessão são outros e a decisão judicial não tem o condão de vincular a autarquia federal previdenciária, que não foi parte no processo gracioso de interdição.
Estrangeiros residentes no Brasil têm direito a receber Beneficio Assistencial? Os tribunais vem extendendo aos estrangeiros residentes no Brasil o direito a receber o benefício assistencial de prestação continuada (LOAS), uma vez que o art. 5º da CF/88 garante aos estrangeiros residentes os direitos fundamentais. Contudo ainda não foi apreciado pelo STF.
A União é parte legitima para figurar no polo passivo da lide em que ser pleiteia Beneficio Assistencial de Prestação continuada? Apesar de ser um benefício assistencial é gerido pelo INSS, por questões de conveniência administrativa, competindo a União arcar com seu pagamento. Entretanto no caso de lide judiciais o STJ vem reconhecendo a ilegitimidade passiva da União, sendo exclusiva do INSS. Não devendo a união ser ré no processo.
O seguro desemprego é um beneficio previdenciário? Errado, o Seguro desemprego é um benefício assistencial, pago pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com escuros do FAT - Fundo de Amparo ao trabalhador. Não podendo ser enquadrado como benefício previdenciário por não ter previsão na lei 8.213/91, bem como não ser custeado pelas contribuições previdenciárias, tendo em conta o caráter contributivo que marca a previdência social no Brasil.
A quem compete atender as ações assistencial emergenciais e efetuar o pagamento de auxílio-natalidade e auxílio-funeral? Compete aos Municípios.
O que é seguro-defeso? É um benefício assistencial no valor de um salário mínimo mensal, pelo período máximo de 5 meses recebido pelo pescador profissional durante o período de defeso da atividade pesqueira para preservação da espécie. Sendo de competência Administrativa do INSS.
Show full summary Hide full summary

Similar

Seguridade Social e o PAS
Clara Fonseca
Direito Previdenciário
Taty Tesch
Previdência X Seguridade
André Cavallini
Seguridade Social 3 - Organização e Princípios Constitucionais
André Cavallini
Direito Previdenciário INSS 2015
André Cavallini
Seguridade Social 2 - Conceituação
André Cavallini
Seguridade Social 1 - Evolução no Brasil
André Cavallini
Seguridade Social 4 - Financiamento
André Cavallini
TIPOS DE SEGURADOS
FLÁVIA FÉLIX
Direito Previdenciário INSS 2015
folly.morgana
Constituição Federal - Seguridade Social - Artigo 194
André Cavallini