Português - tiras, charges, quadrinhos, texto narrativo e argumentativo

Description

Flashcards on Português - tiras, charges, quadrinhos, texto narrativo e argumentativo, created by priscilla_piress on 04/05/2016.
priscilla_piress
Flashcards by priscilla_piress, updated more than 1 year ago
priscilla_piress
Created by priscilla_piress almost 8 years ago
109
0

Resource summary

Question Answer
Ler, compreender e interpretar textos - decodificar as informações verbais (escrita) e não verbais (imagens); - ativar conhecimentos prévios; - localizar e comparar ideias centrais; - interferir, conhecer o sentido das palavras (vocábulo); - perceber a intertextualidade (o ‘diálogo’ com outros textos), etc. Um texto precisa concordar com um conjunto de elementos que possibilitem justamente o entendimento das ideias expostas: a) Coesão (a perfeita articulação das informações por meio dos chamados conectivos ou nexos gramaticais – conjunções, pronomes, etc.); b) Coerência (a relação harmônica das situações, dos acontecimentos ou das ideias); c) Contexto (formado pelo enunciador ou ‘emissor’ e suas intenções e pelo enunciatário ou ‘receptor’, inseridos em um espaço e tempo); d) Estilo e marcas linguísticas.
Procedimentos da Leitura 1. Ler o texto; 2. Localizar as informações importantes. Faça as perguntas: O quê? Quem? Quando? Onde? Para quê? Por quê? Como? 3. Analisar o contexto de produção – quem é ou são os enunciadores, seus papéis sociais, suas intenções, local de circulação do texto, época. 4. Comparar as informações apontando semelhanças e diferenças, relacionando-as a seu conhecimento de mundo. 5. Analisar as características estruturais - verso ou prosa? - tipo de texto - recuso linguístico - particularidades 6. Fazer referências, ou seja, tirar conclusões, ler as ‘entrelinhas’, apontar informações implícitas.
Linguagem Corporal Exige-se que perceba os movimentos corporais produzidos nas imagens, pois são carregados de sentido e estão presentes nas manifestações culturais de um povo, além de proporcionarem a melhoria da saúde e do bem-estar.
Artes Visuais Nos textos possuem leitura não verbais como esculturas, peças de designers, pinturas e fotografias. Requerem conhecimento prévio. Para resolver é importante fazer uma observação atenta da imagem: a) Analisar as informações contidas na legenda: autor, época de produção, título; b) Desvendar o tema: mitológico, cotidiano, histórico, religioso, etc; c) Examinar a cena, personagens, situação retratada; d) Apontar o estilo de composição: se trata de um obra clássica, moderna, contemporânea, etc.; e) Avaliar a composição: se geométrica, com perspectiva, etc.; f) Observar os recurso técnicos utilizados pelo artista: - luz – de onde vem, se ressalta algo ou alguém, se há jogos marcantes de luz e sombra; - cores – se quentes, frias, saturadas, etc.; - técnica – manchada, esfumada, pontilhada, etc.; - linhas – são marcantes, claras, delimitam o desenho? g) Ver se a obra dialoga com outras; h) Verificar se o olhar do espectador é atraído para algum ponto. Após a análise desses dados é possível verificar se o texto representativo ou não do período histórico-cultural no qual foi produzida;
Tiras e quadrinhos O não verbal (símbolo e desenho) assume importante papel na compreensão. As histórias em quadrinhos e tirinhas (geralmente três quadrados) são textos marcados pela junção de dados verbais e desenhos cujo sentido é construído a partir de uma sequência de fatos e ações. É possível inferir ideias com base nas cores, ambiente retratado, nas sombras geradas, na fisionomia dos personagens. para obter uma leitura eficiente e significativa, é preciso fazer associação entre a escrita e desenho, considerando as intenções do autor, além do papel do leitor. Outra característica recorrente é a ambiguidade, ou seja, o duplo sentido de uma palavra, expressão ou até situação. Muitas vezes é o responsável pelo humor nas tiras. Esses tipos de texto têm aparecido recorrentemente em várias provas por apresentarem características peculiares – humor, intertextualidade, conhecimento de mudo, associação do verbal com o não verbal, leveza, concisão na linguagem, mas abrangência nos temas.
Charges Em geral a charge é uma crítica e retrata momentos da vida política de um país ou região que é produzida. É diferente das tiras e quadrinhos, mas exige as mesmas habilidades e maior “trabalho” por parte dos estudantes, já que requer conhecimento de atualidades, de associação da imagem a personagens da vida pública e política. Neste tipo de texto não é obrigatório o uso de informações verbais (texto), mas se houver é fundamental a associação de ambos. É importante o reconhecimento imediato dos personagens retratados, além do assunto polemizado.
Tabelas As tabelas são textos concisos, mas que contêm inúmeras informações. Ao proceder à leitura, você deve atentar para alguns elementos: • Título: geralmente indica o tema ou resume o assunto tratado; • Texto explicativo: expõe o contexto do tema tratado; • Corpo: geralmente dividido em colunas e linhas, apresenta os dados; • Fonte: localizada embaixo e fora da tabela (como rodapé), indica a procedência ou origem dos dados.
Infográficos e Infogramas Compõem a informação gráfica, visual, que associa a linguagem verbal e não verbal para explicar algum assunto de forma mais clara e didática, além de mais atraente. É comum a associação de pequenos textos pontuais, esquemas, desenhos, símbolos e fotografias, sempre com o intuito de explicar, detalhar e elucidar um assunto por meio de linguagens complementares. São comuns em textos científicos, jornais e manuais, com o intuito de tornar mais compreensivo as informações do texto.
Peças Publicitárias Nessas peças estão inseridas, explicita ou implicitamente, diversos elementos que expressam comportamentos e valores de nossa sociedade moderna. A partir da exploração desses textos pressupõe-se que o estudante consegue mostrar conhecimento e postura crítica ante o contexto social vigente. As propagandas utilizam vários recursos linguísticos para expressar uma ideologia. A função de uma peça publicitária é o convencimento, a persuasão do interlocutor para comprar determinado produto, participar de uma atividade ou aderir uma causa. Utiliza verbos no imperativo – afirmativo ou negativo, além de referência direta ao interlocutor – tenha, use, sua, etc
Gêneros Textuais - Textos Narrativos Sua finalidade é contar/narrar algo. Obedecem a uma lógica de ações: início, complicações, clímax e desfecho, envolvendo personagens.  Crônicas, casos, contos, anedotas, novelas, romances, notícias, reportagens, biografias, currículo.
Textos Argumentativos Caracterizam pelo confronto de ideias, pontos de vista, analisados com base em argumentos sólidos em plausíveis. Encontra-se em: editoriais, artigos, processos judiciais, cartas argumentativas, textos de campanha comunitária e eleitoral, debates, texto de opiniões, resenhas, críticas, ensaios.
Conto O conto é um tipo de história literária. Geralmente, é uma obra de ficção, ou seja, de faz de conta, pois retrata um mundo de fantasia a partir da imaginação de quem o escreveu. O conto tem narrador e um enredo, isto é, uma história que vai se desenvolver com começo, meio e fim. O que faz do conto um conto é o seu tamanho. Diferente de outros textos, o conto costuma ser pequeno, menor que um romance, mas apesar de ser pequeno, ele apresenta uma estrutura fechada e um clímax, que é o momento de tensão da história. São poucos os personagens do conto, mesmo porque não haveria tempo para que várias histórias de vários personagens fossem desenvolvidas. O conto é um tipo de narrativa que costuma ser curtinho, mas apresenta começo, meio e fim
• Anedota Anedota é um texto curto de sequência narrativa que geralmente não tem autor conhecido, é um texto de domínio coletivo cuja finalidade é provocar riso, divertir o interlocutor e pode, dependendo do conteúdo da anedota, ser contado em qualquer espaço: reuniões, salas de aula, palestras, festas… Como todo texto que pertence à ordem do narrar, a anedota apresenta os elementos característicos da narrativa: narrador, espaço, enredo, personagem e tempo. Porém, é uma história curta, com poucas personagens, que acontece em um único espaço e em um tempo reduzido. De acordo com o tema explorado, as anedotas podem discorrer sobre: profissões, política, diferenças de gênero (piadas sexistas), etnias e grupos minoritários. Quanto ao estilo, podem ser: secas, sujas ou picantes, dotadas de trocadilhos, humor mórbido (que eu denomino: humor macabro) e de perguntas e respostas rápidas.
• Notícia Trata-se de um texto bastante recorrente nos meios de comunicação de uma forma geral, seja impressa em jornais ou revistas, divulgada pela Internet ou retratada pela televisão. Em virtude de a notícia compor a categoria preconizada pelo ambiente jornalístico, caracteriza-se como uma narrativa técnica. Tal atribuição está condicionada principalmente à natureza linguística, pois diferente da linguagem literária, que, via de regra, revela traços de intensa subjetividade, a imparcialidade neste âmbito é a palavra de ordem. Manchete ou título principal – Geralmente apresenta-se grafado de forma bem evidente, com vistas a despertar a atenção do leitor. - normalmente sintetiza os traços peculiares condizentes ao fato, procurando se ater aos traços básicos relacionados às seguintes indagações: Quem? Onde? O que? Como? Quando? Por quê? - Uma característica pertinente à linguagem jornalística é exatamente a veracidade em relação aos fatos divulgados, predominando o caráter objetivo preconizado pelo discurso.
• Carta argumentativa: A carta-argumentativa caracteriza-se por ser uma correspondência com um leitor definido, específico, em oposição ao artigo, que é produzido sempre se pensando num leitor geral, num conjunto de pessoas geralmente desconhecidas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Physics equations
helensellers75
AS Pure Core 1 Maths (AQA)
jamesmikecampbell
Third Space Academia
k.fenbyhulse
OCR AS Biology
joshbrown3397
GCSE Biology B2 (OCR)
Usman Rauf
Psychology 115 Final Exam Review
HighBounce
Characters in "An Inspector Calls"
Esme Gillen
English Basic Grammar
tvazacconcia
Algebra - Expansion of Brackets
jerick_hartono
Two years and no baby
Zahra Habeeb
Účto Fífa 5/6
Bára Drahošová