Baixa Idade Média

Description

Capítulo 4
Lina Naleto
Flashcards by Lina Naleto, updated more than 1 year ago
Lina Naleto
Created by Lina Naleto almost 8 years ago
83
4

Resource summary

Question Answer
Com o fim dos ataques à Europa, a taxa de mortalidade foi reduzida. Qual a consequência de tal acontecimento O grande aumento populacional.
Com o esgotamento da quantidade de terras, e, consequentemente, o limite da produção , o feudo perdeu a capacidade de ser...? Auto-suficiente
Quais foram as consequências da perda de auto-suficiência dos feudos? - Fome; - Expulsão do excedente populacional para as cidades (burgos) se dedicar ao artesanato e comércio (burgueses).
O que a expulsão do excedente populacional para as cidades causou? Crescimento e surgimento de cidades, rotas comerciais e feiras.
Como os servos teriam que pagar os senhores que arrendaram as terras do feudo? Os servos teriam que pagar os senhores em dinheiro (monetarização das obrigações).
Que fato ocorrido que resultou no crescimento do comércio de gêneros agrícolas? O grande avanço técnico (arado, atrelamento lombar e rotação de cultura) pelos servos, que agora, ficavam com uma certa porcentagem da sua produção, o que estimulava - os.
Características das Cidades Medievais Cercadas e controladas pelas Corporações de Ofício, Oficina Artesanal (Oficiais - aprendizes - jornaleiros) e Guildas (comerciantes).
Quais hábitos medievais possibilitaram/causaram a peste negra? - A falta de higiene, como: deixar lixo na rua, não tomar banho, etc... - A falta de medicamentos e o pouco avanço médico.
Por que ocorreram as cruzadas? Quantas foram? Pela necessidade de ampliação do comércio no Mediterrâneo devido ao domínio árabe; a tomada de Jerusalém. No total, ocorreram 8 cruzadas.
Consequências das Cruzadas Ampliação de rotas comercias no Mediterrâneo, contato com a cultura greco-romana, enriquecimento dos mercadores, revoltas camponesas na ausência dos nobres e desenvolvimento da navegação.
A Idade Média era marcada pela...? Fome, miséria, analfabetismo, medo - o controle ideológico da Igreja através da fé e medo do pecado.
O que os nobres sem terra procuravam ser? Procuravam ser sacerdotes para assumir os bispados.
O que o contato com o Oriente (comércio e Cruzadas) causou? A volta da cultura clássica- Igreja precisava se recuperar e se adaptar aos novos tempos, como: Catedrais Góticas, Reforma Filosófica e Criação do Tribunal Da Santa Inquisição Do Santo Ofício.
Que elementos provocaram a Crise do século XIV? - Peste Negra; - Guerra dos Cem Anos; - Revoltas camponesas; - Contestação a Igreja.
O que era a peste negra? Como é contraída? A peste negra é uma doença da pulga do rato, que picavam as pessoas e formavam bolhas pretas de sangue podre, que, em seguida, estouravam; Matou 1/3 da população.
Qual o papel das cidades na transição da Idade Média para a Idade Moderna? As cidades ganharam importância no processo de transição feudo-capitalismo por serem locais onde ocorriam atividades manufatureiras, comerciais e bancárias.
De que maneira as Cruzadas expressaram a mentalidade medieval? As Cruzadas foram realizadas por conta da mentalidade altamente religiosa, o que os levava a ser facilmente manipulada.
Há alguma relação entre a peste negra e o crescimento urbano na Baixa Idade Média? Sim, pois, com o aumento das cidades, cresceu também a concentração de pessoas, levando à ploriferação da peste.
O que foram as jacqueries? As jacqueries foram as revoltas camponesas, que foram geradas pelas mortes de guerreiros em batalhas e fome extrema; o resultado, foi a destruição de mais de cem castelos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes