MEGE - TEORIAS BIZARAS - DIREITO PENAL

Description

MEGE TEORIAS BIZARRAS - DIREITO PENAL Flashcards on MEGE - TEORIAS BIZARAS - DIREITO PENAL, created by Adelson Júnior Alves Benvindo on 14/05/2016.
Adelson Júnior Alves Benvindo
Flashcards by Adelson Júnior Alves Benvindo, updated more than 1 year ago
Adelson Júnior Alves Benvindo
Created by Adelson Júnior Alves Benvindo almost 8 years ago
60
1

Resource summary

Question Answer
O QUE É O "EFEITO BUMERANGUE" NO DIREITO PENAL? Nada mais é que: O agente que pratica um delito "sente na pele" os efeitos dele. Exemplo: A proteção ao meio ambiente visa garantir a sobrevivência na terra, inclusive a do próprio criminoso. Desta feita, alguns crimes modernos, como são os delitos ambientais, possuem o chamado "efeito bumerangue do direito penal", haja vista que além de prejudicar a sociedade, o próprio criminoso é atingido pelos efeitos do seu crime. Se o criminoso de forma predatória começar a destruir a natureza, sentirá na própria pele os efeitos da sua conduta. Portanto, o direito penal ao tutelar tal situação, protege não só a coletividade, mas também o próprio criminoso.
O QUE É JUÍZO DE PROGNOSE? É a aferição da probabilidade de reincidência do agente com base em suas características pessoais, o que se reflete na previsão legal do chamado “exame criminológico”, no art. 34 do CP e no art. 8º da LEP. Vale lembrar que a Resolução nº 12/2011 do Conselho Federal de Psicologia afirma que, na perícia psicológica realizada no contexto da execução penal, ficam vedadas a elaboração de prognóstico criminológico de reincidência, a aferição de periculosidade e o estabelecimento de nexo causal a partir do binômio delito-delinquente.
CONCEITUE RESIPISCÊNCIA Conforme leciona Rogério Sanches, é o sinônimo de arrependimento eficaz, ou seja, ocorre quando o agente, desejando retroceder na atividade delituosa percorrida, desenvolve nova conduta, após terminada a execução criminosa, evitando o resultado naturalístico. Art. 15, CP : O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados.
SÍNDROME DE ESTOCOLMO, VOCÊ SABE O QUE É? É o nome dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o seu agressor.
O QUE É A SÍNDROME DE LIMA? O oposto da Síndrome de Estocolmo: neste caso, os bandidos têm extrema compaixão pelas vítimas. Ganhou este nome após a crise na embaixada japonesa em Lima, no Peru, entre 26 de dezembro de 1996 e 22 de abril de 1997. Os membros do Tupac Amaru tomaram como reféns os convidados de uma festa promovida na casa do embaixador japonês no Peru. Entre os reféns encontravam-se diplomatas, membros do governo e militares. Depois de meses de negociações infrutíferas, os reféns foram libertados por militares peruanos, embora um refém tenha sido morto.
O QUE É A SÍNDROME DA MULHER DE POTIFAR? Tem origem da Bíblia- Gênese 37, velho testamento. No qual relata a passagem em que o personagem bíblico José, filho de Jacó, despertará a inveja de seus irmãos que o venderam como escravo aos midianitas que por sua vez o venderam ao oficial do exercito egípcio, Potifar. E aconteceu depois foi que a mulher do Potifar pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo. - Gênese 39:7; entretanto, José, ao recursar-se, foi-lhe imputado falsamente pela mulher de Potifar dizendo que dela José havia tentado se aproveitar, culminando a pena de cárcere a José. Assim, a síndrome da mulher de Potifar, como figura criminológica da mulher sendo rejeitada, imputa falsamente - contra quem a rejeitou - conduta criminosa, relacionada à dignidade sexual.
DEFINA O AVISO DE MIRANDA? Os chamados "Miranda Rights", de origem norte-americana, se correlaciona com o direito fundamental do acusado a permanecer em silêncio e não produzir prova contra si mesmo ("nemo tenetur se detegere ").
Show full summary Hide full summary

Similar

Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Revisão de Direito Penal
GoConqr suporte .
Direito Penal
ERICA FREIRE
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
FUNÇÕES DA CRIMINOLOGIA.
fcmc2
Direito Penal - Concurso de Pessoas
Rainã Ruela
Direito Penal - Escrevente TJ-SP
Luiz Gustavo Muzzi Rodrigues
Princípios Direito Penal
Carlos Moradore
EXTRATERRITORIALIDADE DA LEI PENAL BRASILEIRA
TANIA QUEIROZ
Teoria do Crime
Marianna Martins