alotropia

Description

Vestibular Quimica (Aspectos macroscópicos) Flashcards on alotropia, created by Amanda Gomes on 19/05/2016.
Amanda  Gomes
Flashcards by Amanda Gomes, updated more than 1 year ago
Amanda  Gomes
Created by Amanda Gomes almost 8 years ago
40
1

Resource summary

Question Answer
Alotropia Substâncias simples diferentes formadas pelo mesmo elementos químico.
A substâncias formadas são chamadas de formas ou variedades alotrópicas ou de alótropos
Esses alótropos podem se diferenciar por dois motivos principais, que são: 1. Sua tomicidade: a quantidade de átomos que forma a molécula; 2. Estrutura: O arranjo dos átomos no retículo cristalino é diferente em cada forma alotrópica.
COSP Carbono, Oxigênio, Enxofre e Fósforo
Alotropia do carbono As três formas são compostas pelo mesmo elemento (carbono), mas que devido ao rearranjo dos átomos se transformam em substâncias com propriedades completamente diferentes.
Alotropia do Oxigênio Apesar de possuírem as fórmulas parecidas, o gás ozônio e o oxigênio constituem substâncias completamente diferentes, tudo graças a Alotropia por atomicidade, ou seja, ao número de oxigênios de cada espécie.
Alotropia do enxofre -Possui a maior variedade de formas alotrópicas, incluindo as moléculas de S2, S4, S6 e S8, que se diferenciam pela tomicidade. -os alótropos mais importantes do enxofre são dois: o enxofre rômbico e o enxofre monoclínico. -Ambos são formados pela mesma fórmula molecular, S8, sendo que a diferença entre os dois está no arranjo espacial dos átomos no retículo cristalino.
Alotropia do fósforo Fósforo branco: A fórmula molecular do fósforo branco é P4, o que significa que suas moléculas são formadas por quatro átomos de fósforo. Fósforo vermelho: O fósforo vermelho não apresenta estrutura determinada, mas existem evidências de que ele se trata de macromoléculas formadas pela ligação das estruturas tetraédricas mencionadas (P4), sendo representadas por Pn.
Show full summary Hide full summary

Similar

PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
Dicionário de Química
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Molaridade
Alessandra S.
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira
GEOMETRIA MOLECULAR
Yani