A hidrografia e os biomas brasileiros- Gabriel 7ºb

Description

trabalho de geografia do netão
gabrielsenises
Flashcards by gabrielsenises, updated more than 1 year ago
gabrielsenises
Created by gabrielsenises almost 8 years ago
149
0

Resource summary

Question Answer
Gabriel Senise 7ºB nº4 A hidrografia e os biomas brasileiros O objetivo deste trabalho é apontar as principais informações sobre a hidrografia e os biomas brasileiros.
A hidrografia do Brasil. O Brasil é um país reconhecido no cenário mundial pela sua expressiva rede hidrográfica, é a mais carregada, com rios exuberantes que possuem significativos volumes de água e largura. De modo geral predominam rios perenes, caudalosos e foz em estuário e só dois rios, o Amazonas e Paraguai são de planície.
Região hidrográfica Amazônica Tem como principal rio o Amazonas e corresponde a um quinto da água doce do planeta. Seus principais afluentes em território brasileiro são os rios Xingu, Javari,Tapajós,Purus e Madeiras, e os rios negros.
Região hidrográfica do rio São Francisco O rio São Francisco é o principal rio da região. Esse rio de extrema importância econômica para a população da região do nordeste; nasc na Serra da Canastra MG,segue na direção sul-norte BA-PE, mudando para direção sudeste desaguando no Oceano Atlântico.
Região hidrográfica do rio Paraná Esta região hidrográfica se destaca por estar localizada em uma região de grande desenvolvimento econômico e alta concentração de população. Brasília, Campinas, Goiânia, Campo Grande e Uberlândia. Passando pelo Sul, Sudeste e Centro-Sul, destacam-se os rios Paraná, Tietê e Parnaíba.
Os biomas do Brasil Bioma é a interação entre elementos naturais-clima,hidrografia,relevo e solo formam paisagens diferentes que se estendem pelo território brasileiro.
Bioma Mata Atlântica é constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A Mata Atlântica passa pelos territórios de quase todos os estados do Brasil. A Mata Atlântica apresenta uma variedade de formações, engloba um diversificado conjunto de ecossistemas florestais com estrutura e composições florísticas bastante diferenciadas, acompanhando as características climáticas da região onde ocorre.
Mata Atlântica- de clima quente e úmido, com chuvas regulares e bem distribuídas no decorrer do ano e terrenos formados por planaltos, serras e morros. É o bioma que mais sofreu alterações.
Mata das Araucárias- A Mata de Araucária, é um tipo de vegetação que encontramos na região Sul do país. É a floresta da qual fazem parte os pinheiros, a imbuia, a erva-mate, os ipês, entre outras árvores. É popularmente chamada de Mata dos Pinhais. As árvores desta mata possuem grande porte além de se desenvolverem melhor em regiões frias.
Manguezais- o manguezal é um bioma costeiro de transição, que se localiza entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho. É um ecossistema que está associado a margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, enfim, onde há encontro das águas doces de rios com as águas do mar. Esse encontro de águas provoca um acúmulo de partículas orgânicas, e a formação de áreas alagadas com fundo lodoso, salobro e mal arejadas.
Restingas- são diferentes formações vegetais que se estabelecem sobre solos arenosos na região da planície costeira. Esses ecossistemas são determinados fisicamente pelas condições do solo arenoso e pela influência do mar e estão distribuídos ao longo do litoral brasileiro e por várias partes do mundo.
Bioma pantanal- O Pantanal é um bioma que abrange quase 2% do território brasileiro, com uma área total de cerca de 250 mil km quadrado. É conhecido por ser a maior área inundável do planeta e ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.Por reunir espécies encontradas em todas as outras regiões e também por apresentar diferentes paisagens que ora se assemelham à Amazônia, ora se assemelham à Caatinga e ora lembram em muito o cerrado, essa região também é conhecida como Complexo do Pantanal.
Bioma Cerrado-O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, perdendo somente para a Floresta Amazônica. Atualmente, restam apenas 20% dos seus 2 milhões de km quadrado originais.A vegetação do Cerrado é formada, além de alguns tipos de gramíneas, por árvores distantes umas das outras que possuem galhos e troncos retorcidos. A maioria dessas árvores é de médio ou pequeno porte. A diversidade de espécies de fauna e flora é bastante elevada e lembra as savanas africanas.
Bioma Caatinga-Em função do clima semiárido da região onde se encontra, a vegetação da Caatinga costuma ser bastante seca, com espinho e pouquíssimas folhas. No entanto, quando ocorrem as chuvas, ela se transforma rapidamente, ganhando um aspecto diferenciado, com árvores cobertas de folhas e pequenas plantas forrando o chão.A vegetação é formada por plantas adaptadas ao clima seco, em que ocorrem poucas chuvas. As principais espécies são o Mandacaru, o Xique-xique, a Aroeira e a Braúna.
Bioma Pampa-O Bioma Pampa é um dos mais belos tipos de paisagens naturais e está localizado na América do Sul e, no Brasil, em partes do estado do Rio Grande do Sul. A característica principal do Bioma Pampa é a sua vegetação, que apresenta uma composição herbácea, ou seja, formada basicamente por gramíneas e espécies vegetais de pequeno porte, não ultrapassando os 50 cm de altura. Esse tipo de paisagem apresenta dois tipos bem definidos: os chamados campos limpos e os campos sujos.
FIM Eu achei a matéria interessante por conta que nessa matéria nós descobrimos a diversidade brasileira tanto na fauna e flora e o tamanho do nosso Brasil.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo