SOCIEDADE MEDIEVAL E ISLAMICA

Description

Diferentes períodos da Idade Média, Império Bizantino e Islamismo
Luiz Faria
Flashcards by Luiz Faria, updated more than 1 year ago
Luiz Faria
Created by Luiz Faria almost 8 years ago
429
1

Resource summary

Question Answer
Como se deu a ocupação da Península Ibérica pelos Mouros e Árabes? Pesquise como se deu a a ocupação da Península Ibérica pelos Mouros e responda: quem eram e qual sua religião?
Qual o título que Carlos Magno recebeu do Papa Leão III e qual a importância disso para o Cristianismo?
Os islâmicos ficaram quase 800 anos na Península Ibérica. Dito isto, explique a herança cultural legada pelo muçulmanos aos Europeus.
Carlos Magno filho de Pepino, o Breve (que encerrou a dinastia Merovíngia), foi um grande conquistador. Dito isto diferencie seu governo, do de seu filho Luiz, o Piedoso. Fale também o que seus netos fizeram com seu reino. Luiz, o Piedoso
Fale sobre o Cisma do Oriente, também chamado de O Grande Cisma do Oriente, que acabou dando origem à Igreja Ortodoxa, no Oriente, e a Igreja Católica Apostólica Romana, no Ocidente.
O que foi o "Tratado de Verdun"? Quais países surgiram dele?
O que é o Ramadã e qual a sua importância cultural e religiosa para os Islâmicos?
LUA CRESCENTE COM ESTRELA (Islamismo) Estudiosos supõem que, mesmo antes do islamismo, árabes nômades cultuavam a Lua por viajarem à noite. Quando o símbolo foi adotado na bandeira do islâmico império turco-otomano, passou a ser identificado com os muçulmanos. Mesmo assim, muitos fiéis negam a utilização de qualquer símbolo para representar a fé islâmica
Teodorico, o Grande foi um chefe Ostrogodo que conquistou a região onde é hoje a Itália e tentou unir seu povo ao povo romano.
O que foi e qual a importância do chamado Renascimento Carolíngio?
Quais as características do Sistema Feudal? Vá ao Blog da sala e pesquise: http://emcacpa.blogspot.com.br ou Google outra fonte.
Paz de Deus: Na ausência de um poder central a violência torna-se incontrolável. Na tentativa de diminuir com a violência, os roubos e mortes a Igreja difundiu a “Paz de Deus”. Além das pestes, fome, miséria, sofrimento de toda espécie havia ainda os maus tratos a população desarmada e aos membros da igreja. O Clero condenava a violência e pregava que nenhum Cristão matasse outro Cristão. Trégua de Deus: Era uma época de extrema violência. O medo de ser condenado ao inferno aterrorizava a população. Aproveitando-se disso para diminuir coma violência, a Igreja prega que todo aquele que jurasse a Trégua de Deus: teria seus pecados perdoados e quem não jurasse seria excomungado. Ao longo do tempo, esses períodos de trégua vão estabilizando a vida social e delegando a atividade guerreira um caráter de nobreza, de valores morais e religiosos.
Na Europa Medieval a chamada: -"Querela das Investiduras" ou -"Controvérsia das Investiduras" ou -"Questão das Investiduras" ou -"Guerra das Investiduras"; São diferentes nomes para um mesmo conflito entre Igreja e Estado. Explique!
Show full summary Hide full summary

Similar

História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Feudalismo
Malu Miralha
Iluminismo
Priscila Reinaldo
República Velha
Vitor Gomes