9 - ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA - DÍVIDA ATIVA E CERTIDÕES

Description

Concurso Público Direito Tributário Flashcards on 9 - ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA - DÍVIDA ATIVA E CERTIDÕES, created by Jairo Nogueira da Costa on 03/06/2016.
Jairo Nogueira da Costa
Flashcards by Jairo Nogueira da Costa, updated more than 1 year ago
Jairo Nogueira da Costa
Created by Jairo Nogueira da Costa almost 8 years ago
12
2

Resource summary

Question Answer
Como o CTN define a Dívida Ativa tributária? O CTN diz que a dívida ativa tributária, regularmente inscrita na repartição administrativa competente, se constitui proveniente de créditos tributários não pagos depois de esgotado o prazo fixado para pagamento pela lei ou por decisão final proferida em processo regular. O objetivo da inscrição desse crédito tributário não pago em dívida ativa é justamente gerar o título executivo que vai embasar a ação de execução fiscal para a satisfação do direito do Estado de receber os seus créditos.
O que deve ser indicado no termo de inscrição da dívida ativa tributária? Deverá constar no termo de inscrição em dívida ativa, de forma obrigatória: I – O nome do devedor e, sendo o caso, o dos corresponsáveis, bem como, sempre que possível, o domicílio ou a residência de um e de outros; II – a quantia devida e a maneira de calcular os juros de mora acrescidos; III – a origem e a natureza do crédito, mencionada especificamente a disposição da lei em que seja fundado; IV – a data em que foi inscrita; V – sendo caso, o número do processo administrativo de que se originar o crédito. A certidão conterá, ainda, a indicação do livro e da folha de inscrição.
Como o CTN trata a omissão dos requisitos que devem ser indicados no termo de inscrição em dívida ativa? A omissão de quaisquer requisitos previstos no CTN ou o erro a eles relativos são causas de nulidade da inscrição e do processo de cobrança dela decorrente. Entretanto, essa nulidade poderá ser sanada até decisão de primeira instância, mediante a substituição da certidão nula. Para que essa substituição tenha efeito, é necessário devolver o prazo para defesa ao sujeito passivo, ao acusado ou a o interessado, entretanto, essa defesa só poderá versar sobre a parte que foi modificada, ou seja, sobre a parte que causou a nulidade. Por exemplo, o sujeito passivo faz a impugnação da CDA dizendo que a data em que foi inscrita está incorreta e anula o título. A Administração faz as modificações necessárias e substitui a CDA anulada, reabrindo o prazo para o sujeito passivo se manifestar sobre o ponto. Nesse caso, ele não poderá alegar que agora o problema é relativo à quantia devida. Ele só pode se manifestar sobre o ponto que foi objeto de contestação anterior, ou seja, a data da inscrição.
Como o STF trata a questão da nulidade da CDA em face de omissão dos seus requisitos? O STF entende que, se o vício apresentado pela certidão de dívida ativa é meramente formal e não prejudica a defesa, o procedimento de execução deve seguir o seu curso normal. Ou seja, deve-se atentar mais para a substância do documento do que para os defeitos meramente formais.
Como a súmula 392 do STJ trata a questão da substituição da certidão de dívida? A súmula possui a seguinte redação: “A Fazenda Pública pode substituir a certidão de dívida ativa (CDA) até a prolação da sentença de embargos, quando se tratar de correção de erro material ou formal, vedada a modificação do sujeito passivo.”
É possível alterar o lançamento tributário já realizado por meio de substituição de certidão de Dívida Ativa no processo de execução? Não. Se há vício na própria constituição do crédito, deve-se proceder a um novo lançamento. Vejam o que diz o STJ: “ inadmissível a substituição de CDA referente à cobrança de IPTU (...) não se trata de simples correção de erro material ou formal do título executivo, mas de modificação do próprio lançamento, com alteração do valor do débito”
É correto dizer que a dívida ativa goza de presunção de certeza e liquidez? O que essa presunção significa? Sim. Um crédito certo é aquele sobre o qual não pairam dúvidas de sua existência, onde os sujeitos da relação estão delimitados, bem como a natureza do direito envolvido e do objeto devido.Líquido, por sua vez, é um crédito que possui o seu valor perfeitamente delimitado. De acordo com o CTN, a dívida ativa regularmente inscrita goza de uma presunção relativa de liquidez e certeza e tem o efeito de prova pré-constituída. Essa presunção, entretanto, não é absoluta, pois pode ser contestada pelo devedor, por exemplo. É uma presunção juris tantum e não juri et de juri.Por ser relativa, pode ser ilidida por prova inequívoca, a cargo do sujeito passivo ou de terceiro a que aproveite.Isso significa que caso não seja contestada, por si só, a CDA pode ser utilizada como título executivo para se exigir o valor dela constante.
A fluência dos juros é capaz de excluir a liquidez da dívida ativa regularmente inscrita? Não. A fluência dos juros de mora não exclui a liquidez do crédito inscrito em dívida ativa. Como se sabe, o crédito líquido é aquele que possui um valor delimitado, ou seja, que possui um valor indicado no título. Como os juros continuam correndo mesmo após a inscrição em dívida ativa, poderia-se arguir que esse crédito não estaria mais líquido, pois passados alguns dias o valor seria distinto daquele registrado. Entretanto, por expressa disposição legal do parágrafo único do art. 201 do CTN isso não ocorre. Assim, o valor inscrito é usado como base para a execução, aplicando-se a taxa de juros oficiais a esse montante na hora do pagamento.
O que é uma Certidão Negativa de Débitos Tributários ? É uma prova, fornecida pela Administração Pública, de quitação de determinado tributo, relativa a determinado período de tempo.
A lei poderá exigir essa certidão negativa de débitos tributários do contribuinte? Se sim, o que ela deverá conter? Sim, a lei poderá exigir que a prova de quitação de determinado tributo seja feita por certidão negativa, expedida à vista de requerimento do interessado. Essa certidão deverá conter todas as informações necessárias à identificação de sua pessoa, domicílio fiscal e ramo de negócio ou atividade, bem como deverá indicar o período a que se refere.
A emissão de CND pela internet é válida, mesmo sem a assinatura ou chancela do servidor dos órgãos emissores? Sim. De acordo com a Lei n° 10.522/02 as certidões expedidas pelos órgãos da administração fiscal e tributária poderão ser emitidas pela internet e serão válidas independentemente de assinatura ou chancela de servidor dos órgãos emissores.
Qual os termos e o prazo para a expedição da CND? A certidão negativa será sempre expedida nos termos em que tenha sido requerida e será fornecida dentro de 10 dias da data da entrada do requerimento na repartição.
É correto dizer que o descumprimento de obrigação acessória não é motivo bastante que embase a recusa pela Administração da emissão da CND? Não. O STJ considera válida a recusa de emissão quando o contribuinte descumpre obrigação acessória, desde que essa consequência esteja prevista em lei.
O que é uma “certidão positiva com efeitos de negativa”? Como ela vem definida pelo CTN? Uma Certidão Positiva com Efeitos de Negativa é aquela que é emitida quando, mesmo na existência de débitos, o contribuinte se encontra regular perante a Fazenda Pública. Ela é positiva pois, afinal de contas, débitos existem; entretanto, tem efeitos de negativa pois a situação do contribuinte perante a Fazenda é regular. De acordo com o CTN, tal certidão é emitida em face de três hipóteses:a) Quando existam créditos relativos ao sujeito passivo ainda não vencidos;b) Quando existam créditos e esteja em curso a cobrança executiva e tenha sido efetivada a penhora de bens para sua garantia;c) Quando a exigibilidade do crédito esteja suspensa.
É correto dizer que quando o sujeito passivo possui créditos tributários prescritos não se pode emitir Certidão Positiva com Efeitos de Negativa? Não. Considerando-se que a prescrição se operou em relação a determinados créditos e que fora esses o sujeito passivo não possui dívidas para com a fazenda pública, não há óbice à expedição de uma certidão positiva com efeitos de negativa.
A execução fiscal garantida com carta de fiança bancária enseja a emissão de certidão positiva com efeitos de negativa para o contribuinte? Sim, pois nesse caso a prestação de garantia por fiança bancária se equipara à penhora para fins de concessão da certidão.
O contribuinte pode deixar de apresentar a CND, quando esta for requerida, para evitar a caducidade de um direito seu? Sim. Isso poderá ocorrer em situações especiais de acordo com a redação do art. 207 do CTN, o qual dispõe que "Independentemente de disposição legal permissiva, será dispensada a prova de quitação de tributos, ou o seu suprimento, quando se tratar de prática de ato indispensável para evitar a caducidade de direito, respondendo, porém, todos os participantes no ato pelo tributo porventura devido, juros de mora e penalidades cabíveis, exceto as relativas a infrações cuja responsabilidade seja pessoal ao infrator." Como se vê, essa permissividade que o código delega ao contribuinte vem, entretanto, acompanhada de uma responsabilização aos interessados no ato, pois todos os participantes do ato responderam pelo tributo porventura devido, juros de mora penalidades cabíveis.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Tributário - Revisão
Maria José
Direito Tributário
Lúcio Flávio Lucca
Noções Gerais de Direito Tributário
Fernando Monteiro
Direito Tributário - Revisão
GoConqr suporte .
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA II
Mateus de Souza
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA I
Mateus de Souza
TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO
Jualvesm
Princípios do Direito Tributário
Jessica Midori
DIREITO TRIBUTÁRIO LIMITAÇÕES AO PODER DE TRIBUTAR
gilvanga
Simulado OAB - I
Marina Faria
5 - RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
Jairo Nogueira da Costa