Glossário de Jornalismo (IFSC + Jornalismo da hora + ANDI + Ferraretto + Saad)

Description

1 Flashcards (ComJor) Flashcards on Glossário de Jornalismo (IFSC + Jornalismo da hora + ANDI + Ferraretto + Saad), created by Thiago Floriano on 11/06/2016.
Thiago Floriano
Flashcards by Thiago Floriano, updated more than 1 year ago
Thiago Floriano
Created by Thiago Floriano almost 8 years ago
18
1

Resource summary

Question Answer
ARTIGO Texto jornalístico que traz interpretações ou opinião do autor sobre determinado assunto.
APRESENTADOR Aquele que apresenta programas jornalísticos em veículos eletrônicos (TV e rádio)
APURAÇÃO Investigação, levantamento de dados para compor uma matéria, reportagem.
CADERNO Cada uma das partes separadas de um exemplar de um jornal. Conforme a ordem, os cadernos comportam gêneros determinados de seções e de matérias
CHAMADA Informação resumida de um assunto, localizada na primeira página de um jornal, revista ou caderno para atrair a leitura.
CLIPAGEM ou clipping Serviço de apuração, coleção e fornecimento de recortes de jornais/revistas fornecidos ao interessado/arquivado. Há elementos como gravações em CD, notícias, web, TV, rádio.
COBERTURA Trabalho de apuração de um fato no local de sua ocorrência, para transformá-lo em notícia.
DEADLINE Prazo final para o fechamento de uma edição ou conclusão de uma reportagem.
EDITORIA Cada uma das seções de uma empresa editorial, de um veículo de imprensa, de uma obra de referência.
EDITOR Jornalista responsável pela editoria (seção) do noticiário, como, por exemplo, Política, Economia, Geral, Polícia, Esporte, etc.
EM “OFF” Abreviatura de “off the record”: informação confidencial, dada por um entrevistado ao jornalista com a condição de não ser publicada.
EXPEDIENTE Espaço onde são publicados os nomes dos editores, endereços e telefones para contato com o veículo de comunicação.
ENTREVISTA COLETIVA O entrevistado atende à Imprensa em conjunto, respondendo às perguntas dos repórteres de diversos veículos de comunicação
FONTE Procedência da informação. Todos os documentos e pessoas de onde um autor de trabalho jornalístico, literário, técnico ou artístico buscou informações.
JABÁ É o pagamento não-oficial pra divulgação de notas, notícias, agendamento em programas etc.
LEGENDA Texto curto que explica uma foto ou ilustração
LEAD OU LIDE Primeiro parágrafo de uma notícia. É o principal, onde se deve ter o resumido da notícia e prender o leitor. É constituído, como se chama em jornalismo, pela chamada pirâmide invertida. Deve responder as perguntas: o quê, quem, quando, como, onde, por quê.
MAILING Relação com nome, endereço, telefones, correio-eletrônico dos veículos, setoristas, chefias e repórteres. Muito usado pelas Assessorias de Imprensa e de Comunicação.
MATÉRIA Texto jornalístico publicado nos veículos de comunicação.
MEDIA TRAINING Treinamento para a mídia. Programa de treinamento voltado principalmente para diretores e porta-vozes de empresas e instituições, com o objetivo de prepará-los para o relacionamento adequado com a Imprensa.
MÍDIA Conjunto dos veículos de comunicação.
NOTA Pequena notícia destinada à informação rápida. Muito veiculada nas colunas dos jornais ou ainda lidas em telejornais e radiojornais.
NOTA COBERTA Veiculada na TV com narração (geralmente do apresentador) e com imagens.
NOTA PELADA Também veiculada na TV, mas sem imagem. É lida pelo apresentador do telejornal.
NOTA PÉ Pequena informação para compor o texto no final do VT. É lida pelo apresentador para complementar alguma informação que não foi veiculada na matéria ou chegou de última hora na redação.
NOTÍCIA Relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade, e capaz de ser compreendido pelo público.
OFF SET Técnica de reprodução em que a chapa recebe um tratamento químico à base de percloreto de ferro, para aprofundar as imagens gravadas, resultando em maior durabilidade da matriz e maior nitidez do trabalho impresso.
OMBUSDMAN Jornalista escolhido para fazer a leitura e acompanhamento das notícias veiculadas naquele determinado jornal, revista, site, emissora etc. imprimindo-lhes um tom de avaliação crítica para melhorar a performance desses veículos.
PAUTA Agenda ou roteiro dos principais assuntos a serem noticiados em uma edição de jornal ou revista, programa de rádio ou tevê. Súmula das matérias a serem feitas em uma determinada edição.
PINGUE-PONGUE Tipo de entrevista editada com perguntas e respostas.
PONTO ELETRÔNICO Pequeno fone de ouvido usado entre os profissionais de TV, que faz comunicação direta entre seu portador e o controle mestre.
SUPLEMENTO Conteúdo que tanto enriquece e auxilia na garantia da qualidade editorial dos jornais, tem perdido boa parte dos seus patrocinadores. As páginas reservadas às informações do automobilismo, da informática, da agricultura, entre outras, nem sempre são embaladas comercialmente pelas grandes marcas da indústria ou mesmo do comércio. O sucesso comercial dessas editorias tem ocorrido em determinadas épocas do ano, em localizadas regiões ou mercados e em especiais condições ou situações.
TABLÓIDE Formato de jornal, equivalente à metade de um jornal do formato standard. Possui normalmente 28 cm de largura por 32 cm de altura. O jornal diário em formato tablóide tornou-se comum em meados do século XX, pela comodidade de manuseio e de leitura especialmente para passageiros de meios de transporte (trens, bondes e ônibus). Isso levou à utilização por grande número de jornais de venda avulsa, tornando-se característica dos jornais sensacionalistas ingleses.
VT Abreviatura de videoteipe. Fita magnética usada em televisão para registro e reprodução de imagens, geralmente associadas com sons.
All news Emissora que transmite noticias durante 24 horas.
Agenda-setting No seminal artigo “The agenda-setting function of mass media” (A função de agendamento da comunicação de massa), publicado em 1971 na revista Public Opinion Quarterly, os pesquisadores Maxwell McCombs e Donald Shaw apresentaram sua hipótese, que viria a ser amplamente discutida entre os estudiosos de mídia: “Os meios de comunicação de massa pautam a agenda de cada campanha política, influenciando a contundência das atitudes em relação a questões políticas”. A hipótese defende a capacidade da mídia de colaborar fortemente na construção ou seleção, a partir daquilo que ela veicula e/ou omite, dos temas que estarão no topo da lista de prioridades da população em geral e, mais especificamente, dos tomadores de decisão.
Relatório MacBride Editado em português com o título Um Mundo e Muitas Vozes (Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1983), o documento, patrocinado pela Unesco e publicado originalmente em 1980, foi redigido pela Comissão Internacional para o Estudo dos Problemas da Comunicação, presidida pelo irlandês Sean McBride. Seu objetivo era “estudar a totalidade dos problemas da comunicação nas sociedades modernas”, particularmente em relação à comunicação de massa e à imprensa internacional, discutindo temas como censura, monopólio estatal, políticas nacionais de comunicação e direito à comunicação. O relatório não contou com o apoio dos EUA e do Reino Unido, que em protesto se retiraram da Unesco em 1984 e 1985, respectivamente, retornando anos depois.
Linha-fina ou linha de apoio Subtítulo composto por frase ou período, usado logo após o título.
Macarrão Folha solta dentro do jornal
House organ Publicação do órgão, empresa ou entidade, dirigida a um público específico, que pode ser interno ou externo; Veículo impresso ou eletrônico, editado, publicado e distribuído por uma organização para divulgar assuntos de seu interesse.
Relatório de atividades (em ASSCOM) Instrumento para prestar contas de suas ações ao assessorado.
Taxação Clipagem ou Clipping
Verificação de impacto Cálculo para avaliar o impacto de uma ação de assessoria na cobertura da imprensa.
Processamento linear da informação Fluxo de informações no padrão: Autores / Editores -> Conteúdo -> Edição -> Produção -> Marketing -> Vendas -> Leitores
Processamento contínuo da informação Fluxo de informações que segue algo como: Tecnologia / Serviços / Mídias / Publicidade -> Integrador de conteúdos digitais -> Usuários -> Informação / Produtos / Serviços
Produser Termo em inglês que une Producer + User São os usuários produtores de conteúdo
Fatores de valorização da informação digital segundo Tomsen Credibilidade, Inovação, Relevância, Imediatismo e Utilidade
Sinônimos frequentemente usados para "jornalismo online" jornalismo digital jornalismo eletrônico jornalismo multimídia ou multimeios webjornalismo
Linkalism Tendência de dispersão do leitor, síndrome da hiperlinkagem, gerando pouca contextualização.
Core business "Coração do negócio" Negócio principal
Modelos estratégicos para mídia digital Beth Saad Turbina informativa (informaduto) Multimidia Desk Casa publicadora Mídia modular
Burn Rate Tempo para uma empresa alcançar lucros
Web 2.0 2a Geração da web, com o advento das mídias sociais e outros fatores de interatividade, nos quais o usuário se torna produser (blogs, wikis, canais de vídeo...)
Web 3.0 Automatização para melhoria de performance e segmentação da web. Máquinas (Bots) realizando tarefas que hoje ainda fazemos manualmente.
Superdesk Local central nas redações multimeios, no qual ficam reunidos os editores responsáveis por toda a redação.
Cauda longa Conceito criado por Chris Anderson, da revista Wired, que diz que a digitalização e a conectividade possibilitam geração de volume de informações tão grande que as empresas de mídia têm conteúdo para relacionarem-se com seus usuários por gerações.
Modelo para redações do século 21 (Beth Saad, adaptado de OJB) Alertas -> Resumo -> Artigo/Pacote de conteúdo -> Contexto -> Análise/Reflexão -> Interatividade -> Customização
Show full summary Hide full summary

Similar

7 passos para criar flashcards que funcionem
Luiz Fernando
Ocultar cartas nos Flashcards
GoConqr suporte .
Flashcards para melhorar Aprendizagem dos Alunos
Maria José
Por que criar flashcards em GoConqr
Luiz Fernando
Flashcards de Vestibular para melhorar Aprendizagem dos Alunos
Maria José
Flashcards para que os alunos passem na OAB
Maria José
Ferramentas de estudo Online GoConqr
GoConqr suporte .
Guia Rápido do Usuário
GoConqr suporte .
Memorização
GoConqr suporte .
Conectando tópicos diferentes
GoConqr suporte .
Direito Tributário - Revisão
Maria José