006 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE 1º A 5º ANO - MONTE ALEGRE

Description

Pedagogia Conhecimentos Pedagógicos (Flashs - Provas de Concursos) Flashcards on 006 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE 1º A 5º ANO - MONTE ALEGRE, created by Cássio Campelo on 21/06/2016.
Cássio  Campelo
Flashcards by Cássio Campelo, updated more than 1 year ago
Cássio  Campelo
Created by Cássio Campelo almost 8 years ago
25
1

Resource summary

Question Answer
DCNEB - EI - EF - Alfabetização - 3 primeiros anos De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, os objetivos da formação básica das crianças, definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no primeiro ano, e completam-se nos anos finais, ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo, mediante o foco central na alfabetização, ao longo dos 3 (três) primeiros anos.
Sobre alfabetização e letramento, é correto afirmar que alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis.
Em todas as etapas e modalidades da(o) ___________________, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta ___________________ dos sistemas de ensino, e deve ser realizado no ___________________ ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional. educação básica / obrigatória / turno inverso.
EI - Avaliação emancipatória Na educação infantil, a avaliação escolar não possui o objetivo primordial de verificar o rendimento da criança, mas de acompanhar o seu desenvolvimento em todos os aspectos: cognitivo, afetivo, psicomotor e social. Esse enfoque, definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, ressalta o paradigma de avaliação emancipatória.
Gestão da escola: PT; ES e H A gestão da escola em uma perspectiva democrática, implica a articulação de três noções fundamentais: produtividade técnica, efetividade social e hierarquia.
Afetividade em Wallon Sobre a afetividade na educação infantil, é correto afirmar que Wallon, em seus estudos sobre psicologia da educação e desenvolvimento humano, aborda de maneira enfática a importância da afetividade como preponderante no desenvolvimento humano.
A criança em Wallon: emoção à sociocognição. A criança, para Wallon é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo-se em um ser sócio-cognitivo. O autor estudou a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos e suas condições de existência.
A assimilação e a incorporação da realidade em Piaget Para Piaget, a assimilação é a incorporação dos dados da realidade nos esquemas disponíveis no sujeito, é o processo pelo qual as ideias, pessoas, costumes são incorporados à atividade do sujeito.
O silábico e o discurso oral e texto escrito De acordo com a psicogênese da língua escrita, a passagem para o nível silábioco é feita com atividades de vinculação do discurso oral com o texto escrito.
Equidade: diferentes na entrada, equiparáveis no desenvolvimento, igualdade na educação De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, a educação de qualidade, como um direito fundamental, é antes de tudo relevante, pertinente e equitativa. A equidade alude à importância de tratar de forma diferenciada o que se apresenta como desigual no ponto de partida, com vistas a obter desenvolvimento e aprendizagens equiparáveis, assegurando a todos a igualdade de direito à educação.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Gramática - Fonologia: Quiz II
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
RACIOCÍNIO LÓGICO
Viviana Veloso
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
Crase Simulado concurso
Roberta Souza
Raciocínio Lógico Simulado Concurso
Roberta Souza
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem