Revoluções Burguesas

Description

ENEM História Flashcards on Revoluções Burguesas, created by Marco Moura on 25/06/2016.
Marco Moura
Flashcards by Marco Moura, updated more than 1 year ago
Marco Moura
Created by Marco Moura almost 8 years ago
13
2

Resource summary

Question Answer
REVOLUÇÕES BURGUESAS Revolução Inglesa Revolução industrial Revolução Americana Revolução Francesa
Os cercamentos, fator primordial do pioneirismo industrial inglês, são conhecidos como. Enclosures.
Os Tratados de Methuen e Utrecht. Com o crescimento da produção, a Inglaterra foi em busca de capitais e mercados através de tratados comerciais, como os de Methuen, com Portugal, e Utrecht, com a Espanha.
Bomba hidráulica. O desenvolvimento industrial inglês foi imenso. Como exemplo, a bomba hidráulica foi um invento criado no contexto de desenvolvimento industrial inglês, que auxiliava na sucção da água nas minas de carvão, o tear mecânico e a máquina a vapor.
Legislação trabalhista. O que se verificou na realidade foi a constituição de uma classe de assalariados que tinham na venda de seu trabalho a única fonte de subsistência. A total inexistência de legislação trabalhista tornava a vida dos operários extremamente precárias.
Revolução Agrícola na Inglaterra. A multiplicação das fábricas e o crescimento populacional acelerado levaram a uma ampliação das necessidades da produção agrária. Assim, uma verdadeira Revolução Agrícola desencadeou-se concomitantemente à industrialização.
Os novos cercamentos. Os novos cercamentos ocorridos no século XIX impulsionaram a produção de alimentos, objetivando abastecer o crescente mercado urbano.
As Workhouses. Lei dos Pobres, de 1834, que, após aprovada, criou as Workhouses onde os desempregados ficavam detidos, recebendo abrigo e alimentação, enquanto aguardavam ofertas de emprego.
Dentro do contexto de exploração sofrida pelos trabalhadores, uma ação liderada por um operário, em 1810, promoveu a quebra de máquinas industriais, identificadas como a fonte dos males dos trabalhadores. Esse movimento ficou conhecido como: Ludismo
Cartismo. O Cartismo foi o nome do movimento que promoveu o envio, por parte do operariado, de abaixo-assinados endereçados ao Parlamento, reivindicando leis sociais e trabalhistas, além da extensão da participação política aos trabalhadores pobres.
Êxodo rural. Com o cercamentos dos campos determinando a desapropriação dos camponeses, provocou o êxodo rural, e, consequentemente, permitiu a disponibilidade de mão-de-obra urbana numerosa para ser utilizada nas indústrias em formação.
Nenhuma outra Revolução foi capaz de mobilizar tão fortemente grupos sociais contrários ao Antigo Regime. Em decorrência da sua capacidade de ação e radicalização e dos ideias revolucionários que lhe serviram de base ideológica, sugeriu a formação de uma Nova Ordem, construída de maneira ímpar dentro do contexto das revoluções burguesas. Estamos falando da: Revolução Francesa
A revolução Francesa A revolução Francesa representou a crise final do Antigo Regime, cujas estruturas foram abolidas e substituídas por outras apropriadas ao novo Estado capitalista.
Origem da revolução Francesa O crescimento demográfico e o desenvolvimento de forças de produção capitalistas representaram o colapso de uma estrutura ainda baseada, na prática, em ditames feudais. As intempéries pioravam vigorosamente a vida dos mais pobres na França, uma vez que com más colheitas ocorria uma grande elevação dos preços dos gêneros alimentícios e, consequentemente, acarretavam a subalimentação e a miséria das camadas populares da população francesa.
Estrutura social da França Divisão de Três Estados 1-estado Clero 2-estado Nobreza 3- estado Povo.
Direitos do Homem Foi dentro do contexto da Assembleia Nacional Constituinte que lançaram-se as bases do novo regime, através da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento que representa um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios dos nobres.
Em 17 de junho de 1789. O Terceiro Estado (povo) se separou dos demais e declarou-se em Assembleia Nacional, jurando dissolver-se apenas após a elaboração de uma Constituição.
Girondinos Girondinos ou girondinismo era a denominação de um grupo político moderado, chefiado por Jacques-Pierre Brissott (1754-1793) durante a Revolução Francesa.
Jacobinos Os jacobinos eram membros do clube radical francês, fundado em 1789, que dirigiu a vida política do país durante a Revolução Francesa. Seu nome provém do lugar de reunião do clube, um antigo monastério dominicano (ordem que recebeu a designação popular de jacobina) de Paris.
Segunda fase da Revolução Francesa, a "Era das Antecipações". Com o Rei preso e Monarquia Constitucional suspensa, as massas populares urbanas agiram no sentido de aprofundar a Revolução. Assim, sob a liderança dos sans-culottes, apoiaram os jacobinos em suas políticas radicais. Fora da França, a fim de combater a Revolução, que representava grande ameaça aos seus interesses internos, e vingar a decapitação do Rei Luís XVI, Inglaterra, Áustria, Prússia, Holanda, Rússia, Sardenha e Espanha formaram a Primeira Coligação Europeia.
Durante o governo revolucionário jacobino da Convenção, instituiu-se um governo centralizado e se adotaram medidas extremas, ficando tal período conhecido como. O Terro.
Nove Termidor O Golpe do Nove Termidor ocorrido em julho de 1794, estabeleceu o período conhecido como Direito, a partir da deposição e execução do líder jacobino Robespierre e seus seguidores. Era a alta burguesia (girondinos) retomando as rédeas do poder.
O período napoleônico costuma ser dividido em duas etapas distintas. a primeira, a do(a) Consulado, em que Napoleão Bonaparte tinha o cargo decenal e de reeleição indefinida de primeiro-cônsul, e a do(a) Imperio, período em que se deu a consolidação das instituições burguesas.
Elaborado durante o Consulado napolônico, é considerada, depois do Direito Romano, a maior fonte do Direito Ocidental. Estamos falando: Do Código Civil Napoleônico.
Revolução Americana A França participou do processo de independência das Treze Colônias ao lado dos norte-americanos, fornecendo a esses armamentos, dinheiro, homens e navios. A luta desenvolvida pelas Treze Colônias contra a Inglaterra está diretamente vinculada à introdução de novas práticas políticas e econômicas resultantes da Revolução Industrial. Os ideiais iluministas influenciaram enormemente os revolucionários das Treze Colônias, gerando ideais libertários contra a opressão e tirania inglesa.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes