aula de Quimica : Biomoléculas

Description

Trabalho de quimica Profº Caio
Daniela Mendes
Flashcards by Daniela Mendes, updated more than 1 year ago
Daniela Mendes
Created by Daniela Mendes over 7 years ago
63
0

Resource summary

Question Answer
o que é Carboidratos? São substancias biorganicas encontradas em sistemas biológicos ,trata-se da classe de substancias mais abundante no mundo biológico a qual perfaz mais de 50% do peso seco da biomassas. Nomeclatura do Carboidrato :
o que é Proteinas? As proteínas foram descobertas no século XIX através de estudos realizados principalmente com sangue e ovos. Na época, um dos materiais orgânicos mais estudados eram as claras de ovo de aves, que são chamadas de albume. O fato da clara do ovo se solidificar quando exposta ao aquecimento deixava os cientistas muito intrigados, assim como também acontecia com outras substâncias encontradas no leite e no sangue. Essas substâncias foram chamadas de albuminóides por terem características muito parecidas com o albúmen. nomeclatura da proteina :H2N - CH2 - COOH
Classificação:Aminoácidos (essencial) e Peptidas Aminoácidos (essenciais) A palavra aminoácido já mostra a constituição deste grupo de compostos: Um aminoácido contém um grupo amino (-NH2) e um grupo carboxílico (-COOH), sendo glicina o aminoácido mais simples: Peptidas Aminoácidos podem formar ligações peptidas: Quando mais aminoácidos participam, é possível chegar a uma cadeia de aminoácidos, todos ligados através de peptidas polipeptidas.
Nomeclatura do Aminoácido: o que é lipídeos:Falando dos lipídeos, é de sublinhar que normalmente se limita a óleos (vegetais) e gorduras (animais), que todos têm uma estrutura semelhante: tri-esters de glicerol (1,2,3-trihidroxipropano) e ácidos gordos;
Nomeclatura dos Lipídios: o que é Aminoácidos: Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N). Alguns podem conter enxofre em sua composição. Esses compostos se ligam, formando a molécula de aminoácido da seguinte forma:
Todas as moléculas de aminoácidos contêm um grupo carboxílico (COOH ), um grupo amina (NH2) e uma molécula de hidrogênio (H), ligados a um átomo de carbono, chamado de carbono alfa. A esse mesmo carbono também é ligado um radical, genericamente chamado de R. esse radical varia de acordo com o aminoácido, ou seja, cada um dos 20 aminoácidos existentes contém seu próprio radical, que pode variar de um simples átomo de hidrogênio (H), como é o caso da glicina, para grupos bem mais complexos. Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando as proteínas. Para que as células possam produzir sua proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.
o que é Ácidos Nucleicos? Os ácidos nucleicos são moléculas gigantes (macromoléculas), formadas por unidades monoméricas menores conhecidas como nucleotídeos. Cada nucleotídeo, por sua vez, é formado por três partes: um açúcar do grupo das pentoses (monossacarídeos com cinco átomos de carbono); um radical “fosfato”, derivado da molécula do ácido ortofosfórico (H3PO4). uma base orgânica nitrogenada. Nomeclatura dos Ácidos Nucleicos:
Show full summary Hide full summary

Similar

PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
Dicionário de Química
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Molaridade
Alessandra S.
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira
GEOMETRIA MOLECULAR
Yani