CARBOIDRATOS

Description

Quimica Quimica Flashcards on CARBOIDRATOS, created by Larissa Zatiti on 05/09/2016.
Larissa  Zatiti
Flashcards by Larissa Zatiti, updated more than 1 year ago
Larissa  Zatiti
Created by Larissa Zatiti over 7 years ago
88
1

Resource summary

Question Answer
CARBOIDRATOS O QUE SÃO? Carboidratos( Glicídios, hidratos de carbono e açúcares ) são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos.
FUNÇÕES * Podem ser reservas de energia, como é o caso do amido para os vegetais e o glicogênio para os animais; * Servem como estrutura, como é o caso da celulose, que está presente na parede celular dos vegetais garantindo sustentação; * Podem compor a estrutura de outras moléculas.
MONOSSACARÍDEOS São, geralmente, de sabor adocicado e podem ser trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptose, quando constituídas de três, quatro, cinco, seis ou sete átomos de carbono. * A glicose, monossacarídeo extremamente importante para a nossa vida como fonte de energia, é uma hexose de fórmula C6H12O6. A frutose e a galactose são, também, hexoses.
DISSACARÍDEOS São moléculas solúveis em água, resultantes da união de dois monossacarídeos, por uma ligação denominada glicosídica. Quando ocorre esse evento, há a liberação de uma molécula de água (desidratação). * Sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose) são três exemplos bastante conhecidos.
POLISSACARÍDEOS São formados pela união de diversos monossacarídeos, sendo a celulose, amido e glicogênio os mais conhecidos e os de maior importância biológica. São formados por cadeias longas e podem apresentar moléculas de nitrogênio ou enxofre. Não são solúveis em água.
Show full summary Hide full summary

Similar

PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
Dicionário de Química
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira
Molaridade
Alessandra S.
GEOMETRIA MOLECULAR
Yani