Acentuação

Description

1º ano Língua Portuguesa (Acentuação) Flashcards on Acentuação, created by Vitoria Farias on 06/09/2016.
Vitoria Farias
Flashcards by Vitoria Farias, updated more than 1 year ago
Vitoria Farias
Created by Vitoria Farias over 7 years ago
7
0

Resource summary

Question Answer
Acentuação - Trema Não existirá mais o trema. Exceto em caso de nomes estrangeiros e suas derivações. Exemplo: Müller, mülleriano
Acentuação - Ditongos Ditongos abertos ''ei'',''oi''não serão mais acentuados em paroxítonas. Exemplo: Assembleia,plateia,ideia, colmeia. Exceto ditongos abertos em oxítonas terminadas em ''éi'', ''éu'' e ''ói'' e monossílabas. Exemplo: herói,chapéu,dói, céu.
Acentuação - ''i'' e ''u'' formando hiato Não se acentua ''i'' e ''u'' tônicos quando formarem o hiato e vierem depois do ditongo. Exemplo: baiuca, bocaiuva,feiume. Exceto se a palavra for oxítona e o ''i'' e ''u'' estiverem no final. Exemplo: Piauí, tuiuiú. Nos demais, ''i'' e ''u'' tônicos formando o hiato o acento continua. Exemplo: gaúcho,saída,saúde.
Acentuação - Hiato (''oo'' e ''ee'') Os hiatos com ''oo'' e ''ee'' não serão mais acentuados. Exemplo: enjoo, abençoo, povoo, creem,leem.
Acentuação - Palavras Homônimas Grafia igual, som e sentido diferente. Antes: Pára/para, Péla/pela,pêlo/pelo,pêra/pera,pólo/polo Agora: para,pela,pelo,pera,polo. Exceto no verbo poder no passado (pôde) e no verbo pôr para diferenciar da preposição (por).
Acentuação - Palavra Homônimas Observação: É facultativo o uso do acento circunflexo (^) para diferenciar palavras forma/fôrma. Exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?
Hífen - ''r'' e ''s'' Não será mais usado em prefixos terminados em vogal seguida de palavras iniciadas com ''r'' e ''s''. As letras serão duplicadas. Exemplo: ultrassonografia, contrarregra, semirreal, suprarrenal,autorretrato.
Hífen - mesma vogal O hífen será usado quando o prefixo terminar com uma vogal e a segunda palavra começar com a mesma vogal. Exemplo: micro-ondas, micro-ônibus,anti-imperialista, arqui-inimigo, anti-ibérico.
Hífen - Vogais diferentes O hífen não será usado quando o prefixo terminar em vogal diferente da que inicia a segunda palavra. Exemplo: autoajuda, autoafirmação, semiárido, neoexpressionista. Exceto quando a segunda palavra começar com ''h''. Exemplo: anti-herói, extra-humano, semi-herbáceo.
Show full summary Hide full summary

Similar

ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
Acentuação gráfica
Lúcia Amaral
Regras de acentuação das palavras
Vitor Coelho de
FIGURAS DE LINGUAGEM
Gabriela Vianna
Novo Acordo Ortográfico - Uso do Hífen
Alessandra S.
Glossário de Português
Alessandra S.
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza