Description

Ciências Naturais Flashcards on Untitled, created by Lídi@ Robby Ma on 21/03/2014.
Lídi@ Robby Ma
Flashcards by Lídi@ Robby Ma, updated more than 1 year ago
Lídi@ Robby Ma
Created by Lídi@ Robby Ma about 10 years ago
297
0

Resource summary

Question Answer
As ondas Primárias são as mais rápidas das ondas sísmicas, podendo propagar-se tanto nos continentes como nos mares. A velocidade de propagação em granitos, por exemplo, é de cerca de 5,5km/s. Em meios líquidos a velocidade de propagação reduz-se bastante. Por exemplo, na água, a velocidade das ondas Primárias é de apenas cerca de 1,5km/s.
Os sismógrafos produzem sismogramas onde se registam os tempos de chegada e as amplitudes dos vários tipos de ondas sísmicas. A amplitude das ondas no sismograma é proporcional à magnitude do sismo, que é uma medida da energia libertada, sendo que há várias magnitudes, das quais a mais conhecida é a de Richter. As escalas de magnitude são abertas (não têm limites superior nem inferior). A magnitude de um sismo é a mesma, qualquer que seja o ponto da Terra em que se mede. A intensidade sísmica é uma medida dos efeitos (estragos) produzidos pelo sismo e mede-se geralmente na escala de Mercalli, que vai de 1 (não sentido) até 12 (destruição total). A intensidade de um sismo diminui à medida que nos afastamos do seu epicentro. Com o estudo dos sismos, é possível conhecer a estrutura interior da Terra, e auxiliar a planejar a segurança.
Sismograma é o registo em papel feito pelos sismógrafos dos movimentos do solo, ou seja, os terremotos. Serve para determinar a magnitude de um sismo, que é dada pela Escala de Richter. Um sismograma é o gráfico feito por um sismógrafo. É o registo do movimento do solo numa estação sismológica. A energia medida num sismograma pode resultar de um sismo ou de outra fonte.Uma vez que as ondas Primárias se propagam mais depressa que os outros tipos de onda, estas são as primeiras a chegar. Depois chegam as ondas Secundárias e por fim as ondas de superfície (ondas Rayleigh e ondas Love).
O hipocentro ou foco sísmico de um sismo é o local no interior da Terra onde se inicia a ruptura do material rochoso ocorrendo a libertação de energia sob a forma de ondas sísmicas. Este ponto pode ser localizado quase na superfície, nos casos onde a atividade sísmica é resultante de vulcanismo. Os hipocentros mais profundos foram registados a cerca de 700 km de profundidade, associados à zona de subducção do oeste da América do Sul.
A parte interna da litosfera em que se origina um terremoto é chamada de hipocentro, e a parte externa da litosfera que recebe a energia originada no hipocentro é chamada de epicentro (Epicentro). Termo que designa, em geologia, o ponto da superfície terrestre onde se registra a intensidade máxima de um movimento sísmico. Em geral situado sobre o hipocentro, ponto subterrâneo em que se origina o foco do sismo. Ponto do interior da crosta terrestre de onde se origina o terremoto.
Show full summary Hide full summary

Similar

Teoria de Tectónicas de Placas
Bruna Margarida
Perturbações do equilíbrio dos ecossistemas
profleonardo
Ciências Naturais 7
Leonardo Alves
Ciências Naturais 9
Leonardo Alves
Atividade sismica
Pedro Miguel9615
Atividade sísmica
maryajoao25
Teste2_8ºA_2015/16
Leonardo Alves
Trabalho prático digital 1
Leonardo Alves
Quiz sobre sismologia
João Pedro Pereira
Sistema Reprodutor
jmiguelsousa2000
Placas Téctónicas
Mariana Castro