Resumo da Aula 4 Unidade 2 da disciplina Gestão e Políticas da Educação Básica

Description

Gestão e Políticas da Educação Básica Flashcards on Resumo da Aula 4 Unidade 2 da disciplina Gestão e Políticas da Educação Básica, created by Ana Luciano on 23/10/2016.
Ana  Luciano
Flashcards by Ana Luciano, updated more than 1 year ago
Ana  Luciano
Created by Ana Luciano over 7 years ago
13
0

Resource summary

Question Answer
Gestão da Educação e Gestão Escolar: os desafios contemporâneos
Gestão = Ato de administrar ou gerenciar. Eficácia: atingir objetivos Eficiência: fazer mais com menos Efetividade: satisfação de demanda - critério político Gestão da Educação: balizada em princípios políticos, econômicos, históricos e de concepção de Estado. Pode estar direcionada por concepções empresarias, competitivas ou humanísticas.
Gestão Escolar: âmbito da realidade local, especificidades e necessidades pedagógicas. Gestão Escolar: processo de intervenção na realidade do sistema educacional que visa à organização e mobilização de indivíduos para provocar mudanças e desenvolvimento pela lógica do planejamento.
PPP - Projeto Político Pedagógico Documento de construção coletiva que estabelece metas, concepção da educação e projetos de natureza pedagógica e destinação de recursos, se relaciona com outras instâncias.
É político porque se compromete com a formação do cidadão para um tipo de sociedade e é pedagógico porque define ações educativas. Cartão de identidade da escola Aponta caminhos e práticas cotidianas Discute coletivamente dilemas e responsabilidades Dimensões: pedagógica, administrativa, financeira e jurídica
Princípios balizadores para construção do PPP: relação comunidade x escola, democratização de acesso e permanência, autonomia, organização curricular, valorização dos profissionais, qualidade na educação e gestão democrática
CONSTRUÇÃO DO PPP 1o passo: diagnóstico da realidade escolar - que escola temos? Diminui distância real x ideal Considera história da escola, dados da realidade local e experiência dos envolvidos
2o passo: levantamento de concepções do coletivo - que escola queremos? Define de linhas de ação e prioridades Cria espaços para discussões 3o passo: definições de estratégias Define as ações, seus responsáveis e os recursos (Re) avalia periodicamente
Gestão Democrática: desafios e possibilidades. Amparada legalmente Avançar de autonomia delegada para real.
Dimensões para promoção de melhorias de desempenho: Gestão democrática e participativa, de pessoas, pedagógica, administrativa, do clima/cultura escolar e do cotidiano, com ênfase no sucesso de aprendizagem e formação dos alunos Importante: diagnósticos, análises e debates dos resultados, currículo flexível, temas transversais integrados, atuais e de acordo com a realidade do aluno, envolvimento e compromisso.
Autonomia da Escola: O gestor e a comunidade escolar Autonomia: eixo transversal da LDB "Progressivos graus de autonomia pedagógica, de gestão, administrativa e financeira". Autonomia: faculdade de autogovernar por si mesmo, liberdade ou independência moral ou intelectual. Diferente de soberania.
Autonomia é relativa porque a escola se articula/integra em nível federal, estadual e municipal e tem que dar conta de vários condicionantes. Só a lei não garante a efetividade, é conquista diária que depende da participação de todos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Spanish Verbs
Niat Habtemariam
The Rock Cycle
eimearkelly3
THEMES IN KING LEAR
Sarah-Elizabeth
Algebra
Alex Maraio
OCR Biology AS level (f211) flashcards/revision notes
Dariush Zarrabi
A-Level Physics: Course Overview
cian.buckley+1
Flashcards de Inglês - Vocabulário Intermédio
miminoma
History of Psychology
mia.rigby
English Poetry Key Words
Oliviax
Topic
TEL Bath