Diversidade Biológica dos Protostomados

Description

A camada mais interna e espessa é chamada pró-cutícula. A mais externa e fina é denominada espicutícula. A pró-cutícula possui duas camadas: exocitícula e endocutícula. Esta camada ( pro-cutícula), além de ser leve e flexível, fornece proteção ao artrópode, especialmente, contra a desidratação excessiva do corpo. A muda é necessária para o crescimento dos artrópodes .
Ingrid De Carval
Flashcards by Ingrid De Carval, updated more than 1 year ago
Ingrid De Carval
Created by Ingrid De Carval over 7 years ago
168
0

Resource summary

Question Answer
Descreva, brevemente, as diferentes camadas do exoesqueleto dos artrópodes. Por que a muda (ou ecdise) é necessária para o crescimento dos artrópodes? A camada mais interna e espessa é chamada pro-cutícula. A mais externa e fina é denominada epicuticula. A pro-cutícula possui duas camadas: exocuticulas e endocutícula. Esta camada ( pro-cutícula) além de ser leve flexível, fornece proteção ao artrópode, especialmente, contra a desidratação excessiva do corpo. A muda é necessária para o crescimento dos artrópodes, porque o exoesqueleto curtilar impõe sérias restrições ao crescimento dos artrópodes.
O que são tagmas? Mencione dois ou mais exemplos de tagmas encontrados nos artrópodes. As tagmas são uma tendência clara do filo de combinação dos somitos , Resultando em grupos funcionais de segmentos. No caso dos insetos, Por exemplo, o corpo é dividido em três tagmas distintos: cabeça, tórax e abdôme. O primeiro apresenta complexos órgãos sensoriais e peças bucais. No segundo, estão as estruturas locomotoras. No terceiro, localizam-se as estruturas reprodutoras masculinas e femininas.
Question Text Answer Text
Question Text Answer Text
Question Text Answer Text
Question Text Answer Text
Question Text Answer Text
Question Text Answer Text
Question Text Answer Text
Question Text Answer Text
Question Text Answer Text
Question Text Answer Text
Caracterize, resumida mente o corpo de um Pycnogonida. Os Pycnogonida possuem o corpo pequeno, com duas regiões distintas. Na região anterior há uma probóscide, Na qual se abre a boca, Um tubérculo dorsal onde se posicionam quatro olhos simples e os seguintes pares de apêndices segmentados: os quelíforos (quelatos ou não), os palpos,O primeiro par de pernas locomotoras e os ovigeros (pernas modificadas que carregam os ovos embrionários em desenvolvimento). A segunda região do corpo é um tronco que apresenta dois pares de processos laterais dos quais nascem e o segundo e terceiro pares de pernas. O quarto e último par de pernas se localiza na pequena região posterior do corpo, na qual existe um pequeno tubérculo dorsal, Provavelmente representando o opistossoma ou abdôme vestigial, Porém pode haver mais de quatro pares de pernas. Os gonóporos São múltiplos que se localizam em algumas ou em todas as pernas.
Diferencie as duas subclasses de Merostomata. Os Eurypterida apresentavam o corpo dividido em prossoma e opistossoma. O último par de apêndices do prossoma era alargado e achatado na forma de remo. O opistossoma era segmentado, com diferenciação de um mesossoma mais alargado com apêndices em forma de escamas é um metassoma estreito. As quelíceras eram extremamente reduzidas em algumas espécies ou bem desenvolvidas e queladas em outras. Os Xiphosura, por sua vez, apresentam uma carapaça convexa, não-segmentada e em forma de ferradura sobre o prossoma, com quelíceras, pedipalpo e quatro pares de pernas, com dois olhos laterais, dois olhos simples medianos e glândulas coxais para secreção. O opistossoma não é segmentado, nem dividido, sua carapaça apresenta espinhos móveis laterais, e possui seis pares de apêndices lamelares, o primeiro par fusionado ao meio, formando um opérculo genital, e os cinco pares restantes são brânquias-em-livro.
Como você distinguiria uma aranha caranguejeira de uma aranha comum com base nas quelíceras? As aranhas caranguejeiras (Mygolomorphae) possuem quelíceras que se movimentam paralelamente ao eixo do corpo (quelíceras ortognatas), enquanto as aranhas comuns (Araneomorphae) possuem quelíceras que se movimentam transversalmente ao eixo do corpo ( quelíceras labidognatas).
Tanto aranhas como escotpiões possuem glândulas de veneno. Diferencie esses dois grupos de quelicerados quanto à posição dessas glândulas no corpo. Nos escorpiões, ha um telso na extremidade do opistossoma, No interior do qual há Uma glândula temperatura de veneno que se comunica com o poro que se abre na ponta do acúleo ou aguilhão ou acúleo terminal. Nas aranhas, as glândulas de veneno se localizam no interior das quelíceras, Que possuem um dente inoculador (Uma presa).
Caracterize, de uma forma geral, arquitetura corporal dos quelicerados da ordem Acari. Os Acari apresentam corpo reduzido, globoso ou vermiforme, Com o prossoma e o opistossoma não-dividido, nem segmentados,, cobertos por carapaça e largamente unidos um ao outro. Em geral, a fusão do prossoma com o opistossoma É pouco distinta, formando um corpo compacto, Ou há um sulco demarcando essa região de funsão. As quelíceras e pedipalpos São variáveis e os olhos podem estar presentes ou não.
Leia a questão, Responda se ela é falsa ou verdadeira e justifique sua resposta: • Os Chilopodas São extremamente perigosos ao homem, podendo levá-lo à morte. Afirmação falsa. A picada dos Chilopoda não é capaz de levar O homem à morte, mas pode ter uma reação extremamente dolorosa.
Leia a questão a seguir, responda se ela é falsa ou verdadeira e justifique a sua resposta: • os termos forcípula e gnatoquilário estão associados aos Pauropoda. Afirmação falsa. O termo forcípula está associado aos Chilopoda para denominar sua garra de veneno, Uma modificação dos apêndices do primeiro segmento do tronco, enquanto gnatoquilário É o termo referente à estrutura formada pela fusão das maxilas nos Diplodopas.
Leia a questão a seguir, responda se ela é falsa ou verdadeira e justifique a sua resposta: • os insetos possuem apêndices locomotores apenas no tagma tarácico, Enquanto os miriapodes os possuem na maioria dos segmentos do seu tronco. Afirmação verdadeira. Enquanto os miriapodes possuem pernas ao longo de todo o troncoO de insetos as possuem apenas no tórax, Pois seu abdômen é desprovido de apêndices locomotores.
Quais as características distinguiriam os Chilopodas dos demais miriápodes? O Chilopodas se distinguem dos demais miriapodes por apresentarem um tronco achatado dorsalmente, Formado por até 170 somitos, E pela presença de um par de pernas por segmento do tronco, Exceto no primeiro, que possui apêndices modificados em garras de veneno ou forcípula. Apresentam um par de antenas, um par de mandíbulas, um ou dois pares de maxilas e um par de "olhos" ou grupos de ocelos na cabeça.
Quais características distinguiriam oi Diplopoda dos demais miriápodes? O Diplopoda possuem um tegumento endurecido, devido à impregnação de sais de cálcio; apresenta uma cabeça dorsalmente convexa, Com os lados cobertos pelas bases das mandíbulas, com um par de antenas e apenas um par de maxilas, Que são fusionadas formando o gnatoquilário. O primeiro segmento de tronco não possui apêndices eu forma o colo E os três segmentos seguintes tem apenas um par de pernas casa, enquanto os demais apresentam dos pais, pois constituem diplossegmentos (dois segmentos sucessivos fusionados).
Descreva a hipótese mais aceita entre os especialistas sobre o relacionamento filogenético entre os miriápodes. A hipótese que tem sido mais aceita até o momento sugere que Diplopoda e Pauropoda formam um grupo-irmão dos Chilopoda e Symphyla. O grupo Diplopoda + Pauropoda se forma com base nas seguintes sinapomorfias: presença de gnatoquilário, tendência a diplossegmentos, segunda maxila perdida e primeiro segmento do tronco formando um colo. O segundo grupo (Chilopoda + Symphyla) baseia-se na presença de garra de veneno e tendência à coalescência (fusão) mediana das maxilas.
Quais caracteres morfológico dois insetos os distinguem de todos os outros Artrópodes? Os insetos ou Hexapodas São único grupo de artrópodes com o corpo dividido em três tagmas: Cabeça, tórax e abdômen. A cabeça apresenta, como estrutura sensoriais, um par de antenas e um par de olhos compostos (raramente ausentes), E com as principais peças do aparelho bucal, um par de mandíbulas, um par de maxilas e labios. O tora possuem três pares de perna (daí o nome Hexapodas), Um em cada segmento torácico, e o app dome não possui apêndices locomotores. O desenvolvimento pode ser direto, envolvendo poucas mudanças na forma do corpo dos jovens hexápodes (ametábolos) ou pode ser indireta, com mudanças graduais (hemimetábolos) ou marcantes (holometábolos).
Descreva três diferentes tipos de asas dos insetos. •Elitros: asas anteriores bem endurecidas formando um estojo protetor para parte do corpo e para as asas posteriores, que são funcionais e membranosas (em besouros, ordem Coleoptero); •Hemiélitros: asas anteriores endurecidas apenas parcialmente, com a porção distal membranosa e com veias aparentes (em percevejos, ordem Hemiptera); •Tégminas:asas anteriores mais ou menos coriáceas, Fornecendo proteção ao par posterior (em gafanhotos, ordem Orthopter, em baratas, ordem Blattaria, etc.).
Na classificação atual, os Ellipura ou Parainsecta (Collembola + Protura) e os Diplura estão inseridos em grupos separados dos insetos verdadeiros. Justifique essa hipótese com base em, pelo menos, três carácteres morfológicos. Os Collembola, Protura e Diplura são insetos com mandíbulas entornaras (mandíbulas que crescem em "bolas gnatais" internas), apresentam os tubuladura de Malpighi reduzidos e os olhos compostos são degenerados em Collembola é totalmente ausentes nos Protura e Diplura.
O sucesso evolutivo dos insetos está relacionado, principalmente, á aquisição de asas e a capacidade de voar. Justifique tal afirmativa. O desenvolvimento de artes e a capacidade de voar foram imprescindíveis para dispersão dos insetos e, consequentemente, para conquista de novos habitats; além disso, promoveram uma eficiente maneira de escapar de seus predadores, o que garantiu sua maior sobrevivência. Por isso, os pterigotos apresentou uma grande radiação adaptativa, evidenciada pela ampla distribuição e enorme diversidade da espécie.
Explique porque o controle assincrônico dos músculos do voo pode fazer as assas dois insetos baterem mais rápido que o controle sincrônico. O controle assincrônico faz as asas baterem mais rapidamente por ser um sistema mais eficiente que o sincronico, Pois nele não é necessário que haja um impulso nervoso para estimular cada contração muscular, sendo necessário apenas impulsos ocasionais para manutenção do mecanismo. Nesse controle, a contração de um grupo de músculos causa a distensão do grupo antagônico, que por sua vez inverterá a ação do primeiro grupo, e assim sucessivamente.
Descreva três diferentes tipos de aparelho bucal encontrados nos insetos e o como estão adaptados a diferentes formas de nutrição. O aparelho bucal mastigador é o tipo em que há fortes mandíbulas dentadas que servem para cortar E triturar o alimento, presente nos insetos herbívoros e predadores. O aparelho bucal sugador possui todas ou algumas de suas peças (mandíbulas, maxilas, Lábios e hipofaringe) em forma de estilete próprio para perfurar E sugar, presente nos fitófagos, predadores e hematófagos. No aparelho bucal lambedor, o lábio forma um estojo que abriga as demais peças, e no seu ápice ha um par de lóbulos com muitos canaliculos, Formando uma estrutura de absorção, o labelo. Está presente nos caprófagos, polínifagos, saprófagos e em alguns hematófagos.
Explique a diferença entre insetos hemimetábolos e holometábolos, Incluindo os estágios de cada um. Nos insetos hemimetábolos, Os imaturos se assemelham aos adultos, exceto pela falta de asas e genitália externa desenvolvida. Durante o seu desenvolvimento, As asas se formam externamente, iniciando como pequenas tecas alares que crescem progressivamente a cada ínstar. Os hemimetábolos apresentam estágio de ovo, ninfa (ou náiade, se aquático) E adulto. Os holometábolos apresentam imaturos muito diferentes dos adultos, Passando por uma fase intermediária entre a de imaturo e a de adulto, onde ocorre a metamorfose completa. As asas se desenvolvem internamente durante a metamorfose. Os estágios de seu desenvolvimento são: ovo, larva,pupa e adulto.
Quais as castas encontradas em cupins? a) Que produtores primários - Machos e fêmeas fértil, Com o corpo esclerosado, que são indivíduos derivados dos alados,cujas asas se quebram após a revoada e permanecem sob a forma de pequenas escamas triangulares. b) reprodutores suplementares - machos e fêmeas férteis, com corpo pouco esclerosado, sem vestígio de asa ou com pequenas tecas alares arredondadas; São indivíduos neotênicos, oriundos de ninfas ou operárias. c) soldados - machos e fêmeas estéreis, com corpo muito esclerosado e com cabeça altamente modificada e desenvolvida. d) operários - machos e fêmeas estéreis, com corpo pouco esclerosado, sem modificações especiais.
Qual o mecanismo de determinação de castas dos cupins? O controle da diferenciação dessa castas tem sido alvo de muita investigação e está longe de se totalmente elucidado, Mas há fortes evidências de que existem interações complexas de feromônios envolvidas, mas que também controles nutricional e sensorial devam atuar nessa diferenciação.
Quais as castas encontradas em abelhas? a) operárias - Fêmeas estéreis; mandíbulas com dentes para manipulação da cera; exercem diversas funções na colônia (limpeza, alimentação, construção de favos, arejamento, coleta externa). Possuem glândulas hipofaringeanas e mandíbulares que secretam substâncias para alimentar as larvas e glândulas serigenas abdominais que produzem cera para Construção de favos. b) rainha - Única fêmea fértil da colônia; controla a população de operárias e de zangões da colônia de acordo com o tipo de ovo produzido. c) zangões - machos férteis, não apresentam estruturas especializadas para o trabalho e sua alimentação depende das operárias.
Qual o mecanismo de determinação de castas das abelhas? A diferenciação das castas é determinada, principalmente, através da nutrição. As glândulas hipofaringeanas secretam a substância amarela, enquanto as glândulas de mandíbulares secretam substâncias brancas e a mistura das duas resulta na geleia real. As larvas destinadas a serem rainhas são alimentadas durante todo o desenvolvimento com geleia real, enquanto as de outras castas (operária e zangões) recebem geleia real apenas nos três primeiros dias e a seguir somente substância amarela hipofaringeanas . A diferenciação dessas castas por sexo é determinada por haploidia e diploidia, Isto é, a rainha faz postura de ovos fecundados femininos (diploides) que darão origem a operárias/rainha e de ovos não fecundados masculinos (haploides) que darão origem ao zangões.
Liste os grupos de Hexapodas O que apresentam desenvolvimento ametabólico E discuta, brevemente, as relações entre eles e com os Pterugota. Os grupos de Hexapodas que apresentam desenvolvimento ametabólicos são: Collembola, Protura, Diplura, Archaeognatha e Thysanura s. str. Collembola, Protura e Diplura são Hexapodas entornaria, mantidos como ordens distintas, embora Collembola e Protura possam estar reunidos na classe Parainsecta ou Ellipura. Em contrapartida, os Archaeognatha e Thysanura s. str. são mais relacionados aos Pterygota pois são insetos ectognatos, reunidos na classe Insecta propriamente dita.
Caracterize os Palacoptera e diferencie morfologicamente suas duas ordens, Ephemeroptera e Odonata. Os Palacoptera são insetos alados mais primitivos, apresentando ninfas aquáticas (náiades) e adultos com asas articuladas com o tórax de tal forma que são incapazes de se dobrar sobre o corpo, ou seja, as asas se movimentam apenas para cima e para baixo. As efeméridas (Ephemeroptera) são insetos que apresentam peças bucais madrugadoras nas náiades e vestigiais nos adultos, dois pares de asas membranosas com muitas nervuras, asa anterior bem maior que a posterior e abdome terminado em dois ou três apêndices caudais, enquanto as libélulas (Odonata) apresentam peças bucais mastigadoras nos adultos, e náiade em lábio preênsil ( máscara) para agarrar a presa, dois pares de asas membranosas semelhantes em muitas nervuras, abdome com cercos pequenos é macho com um complexo genitália acessória no esternito abdominal 2.
Liste as ordens de insetos 'ortopteróides' é destaque aquelas em que há alguma importância médico-sanitária, explicando o porquê. As ordens de insetos considerados como 'ortopteróides' são: Plecoptera, Orthoptera, Phasmatodea, Dermaptera, Blattaria, Isoptera, Mantodea, Grylloblattodea, Embioptera e Zoraptera. Dentre elas, podemos destacar a ordem Blattaria como a única que apresenta importância médico-sanitária, porque muitas de suas espécies têm habitos domiciliares, mas como vivem em ambientes sujos e contaminados, como os esgotos, podem ser portadores de organismos patogênicos e contaminar o alimento humano,nas residências e em hospitais.
Caracterize o grupamento Endopterygota e explique o provável motivo do sucesso evolutivo desses insetos. Os insetos endopterigotos se caracterizam por apresentarem metamorfose holometabólica, com a fase imatura (larva) de formas e hábitos diferentes dos adultos, sofrendo metamorfose durante o ínstar pupal, no qual os rudimentos de asas, primitivamente internas, se evertem para a superfície do corpo. A evolução de um estágio pipas permitiu que larvas e adultos se diversificassem independentemente, e essa foi a principal característica que contribuiu para o sucesso do grupo, tanto que mais de 80% dos hexápodes são endopterigotos.
Como você pode identificar os limites de três partes do tórax de um gafanhoto? Observando atentamente o animal, é fácil notar que cada parte do tórax possui um par de pernas. Assim, os limites de cada parte do tórax correspondem àqueles do segmento que contém o seu par de pernas.
Que órgãos sensoriais importantes encontram-se no abdome do gafanhoto, ao contrário dos outros que estão na região cefálica? No abdome do gafanhoto localizam-se os tímpanos, órgãos responsáveis pela audição.
Qual a função dos espiráculos? Os espiráculos são aberturas dos canais traqueias (órgãos respiratórios), que se ramificam no interior do corpo do inseto, conduzindo o ar atmosférico. Os espiráculos têm a função de fazer a comunicação entre o interior dos canais traqueias é o abdome.
Que características morfológicas indicam que o aparelho bucal do gafanhoto é, essencialmente, mastigador? Justifique. O aparelho bucal do gafanhoto é tipicamente mastigador, pois possui mandíbulas muito desenvolvidas, com dentes em suas bordas. As mandíbulas são movidas por poderosos músculos, que realizam sua movimentação lateral, o que permite a trituração de alimentos sólidos.
Que peças do terceiro par de pernas do gafanhoto são marcadamente diferentes? Em que aspecto diferem das suas correspondentes? O fêmur e a tíbia do terceiro par de pernas (metatorácicas) dos gafanhotos são bem maiores do que aqueles do primeiro e segundo pares de pernas.
Classifique os pares de pernas do gafanhoto como machadores ou saltadores. Justifique sua resposta com base na morfologia das pernas. As partes das pernas do protórax é o mesotórax possuem dimensões equivalentes e são incapazes de promover o lançamento do corpo para o alto. Elas são eficientes para os movimentos sincronizamos de ancoramento e deslocamento do corpo para uma direção.
Show full summary Hide full summary

Similar

AQA GCSE Biology genetic variation
Olivia Phillips
A2 Level OCR: Communication & Homeostasis
Ollie O'Keeffe
Cultural Studies
Emily Fenton
Key Biology Definitions/Terms
courtneypitt4119
Input, output and storage devices
Mr A Esch
AP Psychology Practice Exam
Jacob Simmons
Study Plan
Kundai Gee Ganjani
CHEMISTRY TEST
kingi kigongo
Specific topic 7.6 Timber (processes)
T Andrews