Terraplenagem

Description

Tecnologia das Construções Flashcards on Terraplenagem, created by itamara alcântara on 07/12/2016.
itamara alcântara
Flashcards by itamara alcântara, updated more than 1 year ago
itamara alcântara
Created by itamara alcântara over 7 years ago
15
1

Resource summary

Question Answer
O que é Terraplenagem? É um conjunto de operações, a saber, escavação, carga, transporte, descarga, espalhamento, compactação e acabamento.
O que é compactação? Processo mecânico que visa reduzir o índice de vazios, resultando em uma sensível melhora do seu comportamento no que diz respeito a capacidade de suporte e a variação volumétrica do solo.
Qual o efeito da compactação? Melhoria das qualidades mecânicas e hidráulicas do solo como: a resistência, compressibilidade e permeabilidade.
Para que serve o rolo liso? Para compactar solos arenosos (granulares) por vibração.
Para que serve rolos "pés de carneiro" Para compactar solos coesivos (argila, silte) por amassamento.
Para que serve os rolos pneumáticos? Serviços de acabamento e compactação de maciços terrosos.
O que se deve fazer para a obtenção de maiores graus de compactação em campo? Deve-se tentar aumentar o peso (P) do rolo, aumentar o número de passadas (N), diminuir a velocidade (v) do equipamento de compactação, reduzir a espessura da camada (e).
O que é empolamento? Fenômeno característico dos solos em que há expansão do material após sua escavação.
O que é o fator de empolamento? P = peso específico do solo natural x volume natural = peso especifico solto x volume solto = peso especifico no aterro x volume no aterro.
O que é ciclo? Conjunto de operações que um equipamento executa num certo lapso de tempo, voltando em seguida, à posição inicial para recomeçá-las.
O que é Tempo de ciclo? Intervalo de tempo decorrido entre duas passagens consecutivas da máquina por qualquer ponto do ciclo.
Tempo de ciclo efetivo? Tempo gasto pelo equipamento para executar o ciclo de operação, incluindo os tempos de parada.
Qual a energia de compactação utilizada na Terraplenagem? Proctor Normal
Qual a energia de compactação utilizada em pavimentos A Proctor Intermediário ou Modificado.
Defina solos colapsíveis. Solos que apresentam brusca redução de volume quando submetidos a acréscimos de umidade, sob a ação de carga externa.
Defina solos expansivos. Solos que, por sua composição mineralógica, aumentam de volume quando há acréscimo do teor de umidade
Defina solos compressíveis ou argilosos moles. Solos que apresentam deformações elevadas quando solicitados por sobrecargas pouco significativas ou mesmo por efeito de carregamento devido ao seu peso próprio.
O que deve ser feito antes de iniciar o trabalho de um corte ? Deve-se executar eventuais limpezas complementares, verificar se o material de cima do corte tem qualidade para ser colocado no aterro e também se o corte requer algum cuidado especial.
Como se comporta a densidade do solo de um aterro compactado, desse mesmo solo no natural e ele solto ? A densidade do solo compactado é maior que em seu estado natural que é maior que em seu estado solto.
O que se faz quando os volumes de corte não são suficientes para a realização dos aterros ? Como os volumes do solo não são compensadores, torna-se necessário o uso de materiais de empréstimo.
Qual a melhor solução a ser adotada quando a base do aterro for mole e a espessura da camada pequena ? Fazer a retirada desta camada para dar inicio ao aterro.
Como é denominado o esforço vertical de empuxo hidrostático atuante sobre estruturas enterradas? Subpressão hidrostática ou simplesmente subpressão.
Quais ensaios pode ser utilizados para o controle da compactação em campo ? Determinação da umidade do solo- método da frigideira e o método speedy. Determinação do grau de compactação- método do frasco de areia e do amostrador (cilindro cortante).
Explique o ensaio speedy. reação química da água existente em uma amostra com carbureto de cálcio, formando o gás acetileno que ao expandir gera pressão proporcional a quantidade de água (manômetro).
Show full summary Hide full summary

Similar

Alvenaria
Jéssica Oliveira
Digite seu texto aqui
Michelle Gomes Macedo
Romeo and Juliet essay
Tambo234
Cell Transport
Elena Cade
GCSE Biology - Homeostasis and Classification Flashcards
Beth Coiley
Why did the Cold War end?
E A
Chemistry 1
Peter Hoskins
PSBD TEST # 3_1
yog thapa
el centro comercial
Pamela Dentler
Weimar Republic - Problems facing it from 1918 - 1923
Kiya Bhayani
2PR101 1.test - 4. část
Nikola Truong