Lajes

Description

Tecnologia das Construções Flashcards on Lajes, created by itamara alcântara on 27/12/2016.
itamara alcântara
Flashcards by itamara alcântara, updated more than 1 year ago
itamara alcântara
Created by itamara alcântara over 7 years ago
12
2

Resource summary

Question Answer
Quais são os tipos de laje ? Lajes Maciças, pré-moldadas(lajotas, cerâmica, blocos de concreto e EPS), protendidas e nervuradas.
Nas lajes pré-moldadas, as vigotas devem ser apoiadas há menos 5 cm de cada lado da parede. Verdadeiro ou Falso ? Verdadeiro.
Porque utiliza-se Lajes com capitéis ? Para evitar ruína por punção ou cisalhamento, já que nas regiões de apoio desse tipo de laje, têm-se uma concentração de tensões transversais.
Defina capitel. Região maciça em volta do pilar. Quando não é utilizada, usam-se faixas maciças em uma ou duas direções constituindo vigas-faixas.
Defina Laje-cogumelo. Lajes apoiadas diretamente em pilares com capitéis.
Defina laje lisa. São lajes apoiadas nos pilares sem capitéis. Existe uma facilidade de execução da forma e da armação, redução de pé-direito.
Nas lajes lisas, a ausência de vigas torna o sistema mais flexível, comprometendo a estabilidade horizontal. Verdadeiro ou Falso ? verdadeiro. Possibilidade de ruptura por punção e colapso progressivo. Ruína por punção(frágil). Ângulo em torno de 30.
As lajes protendidas Alveolares possuem alvéolos que reduzem o peso da estrutura, cobrindo desta forma grandes vãos. Verdadeiro ou Falso? Verdadeiro. Resiste ao Cisalhamento e ao Momento Fletor.
Quais os tipos de lajes pré-fabricadas ? Existem dois tipos, as lajes com vigotas treliçadas e com vigotas de concreto armado (unidirecionais ou bidirecionais)
AS lajes Nervuradas possuem pequenas vigas regularmente espaçadas, onde os vazios entre as nervuras foram obtidos por moldes de gesso, sendo uma fina camada de concreto executada como plano de piso. Verdadeiro ou Falso ? Verdadeiro.
Deve-se analisar a laje nervurada considerando a capa como laje maciça apoiada em uma grelha de vigas. Verdadeiro ou Falso ? Verdadeiro. As lajes Nervuradas bidirecionais, de acordo com a ABNT NBR 14859-2, podem ser calculadas, para efeito de esforços solicitantes como Lajes maciças.
Lajes nervuradas unidirecionais devem ser calculadas segundo a direção das nervuras, desprezadas a rigidez transversal e a rigidez à torção. Verdadeiro ou Falso ? Verdadeiro.
Para Lajes Nervuradas, a Zona de Tração para momentos positivos está localizada nas nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte. Verdadeiro ou Falso ? Verdadeiro.
Pré-lajes: PLT (pré-laje treliçada) e PLP (pré-laje protendida) são placas com espessura de 3,0 a 5,0 cm e larguras padronizadas.
A PLT e a PLP são constituídas por concreto estrutural, executadas industrialmente fora do local de utilização definitivo da estrutura, ou mesmo em canteiros de obras, sob-rigorosas condições de controle de qualidade. Verdadeiro ou Falso ? Verdadeiro.
A PLT e a PLP englobam totalmente ou parcialmente a armadura inferior de tração, integrando a seção de concreto da nervura. Verdadeiro ou Falso ? Verdadeiro.
A laje seca é preenchida por uso concreto, possui fôrmas e escoramento. A etapa de acabamento ocorre de imediato, na sequência da execução. Verdadeiro ou Falso ? Falso. A laje seca DISPENSA o uso de concreto, fôrmas e escoramento. A etapa de acabamento ocorre de imediato, na sequência da execução.
A laje úmida Utiliza-se de uma chapa metálica ondulada, preenchida em concreto que serve de base para o contrapiso. Verdadeiro ou Falso ? Verdadeiro. Exemplo: a Laje STEEL DECK.
Qual a espessura de uma laje maciça de cobertura que não está em balanço ? 7 cm.
Qual a espessura de uma laje maciça de piso que não está em balanço ? 8 cm.
Qual a espessura de lajes maciças em balanço e lajes que suportem veículos com peso menor ou igual a 30 kN ? 10 cm.
Qual a espessura de lajes que suportem veículos com peso maior que 30 kN ? 12 cm.
Qual a espessura de lajes com protensão apoiada em vigas, com minimo de l/ 42 (biapoiada), l /50 continuas ? 15 cm.
Qual a espessura de lajes lisas ? 16 cm.
Qual a espessura de lajes cogumelos ? 14 cm.
As lajes nervuradas são empregadas para vencer grandes vãos, geralmente superiores a 8m, sendo constituídas por nervuras, onde são colocadas armaduras longitudinais de compressão. Verdadeiro ou Falso ? Falso. As lajes nervuradas são empregadas para vencer grandes vãos, geralmente superiores a 8 m, sendo constituídas por nervuras, onde são colocadas as armaduras longitudinais de tração.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sol
O Sol
Modelagem De Dados
Carlos Eduardo De Barros Souza
estruturas dos açucares
epa fda-se
Trabalho de biologia
Hanna Cunha
Funções Org. Oxigenadas
arthur-cavalcant
NBR 8681 Ações e segurança nas estruturas
Joana Karla da R
Lipídios
Victor Hugo
Engenharia Civil
BRUNO RODRIGUES DE BRITO
Deformação e estruturas geológicas
Bruno Roberto
Fundações
Ezequiel Brito