FITOPATOLOGIA

Description

EDUARDO SEITI GOMIDE MIZUBUTI LUIZ ANTONIO MAFFIA
MFH FH
Flashcards by MFH FH, updated more than 1 year ago
MFH FH
Created by MFH FH about 7 years ago
298
0

Resource summary

Question Answer
O que significa o Triângulo de doença (Patógeno x Hospedeiro X ambiente)? Para haver doença no campo, é indispensável que o ambiente esteja favorável ao patógeno, que a planta (Hospedeiro) seja suscetível ao patógeno e que este esteja presente e seja capaz de causar doença.
Quais fatores abióticos podem causar doença? Baixa temperatura, poluição, excesso de água, altas concentrações de CO2, pH inadequado e outros.
Porque doenças causadas por fatores abióticos são consideradas como não-infecciosa? Pois não são transmitidas de plantas doentes para sadias.
Quem são os principais patógenos de plantas (fitopatógenos)? Fungos, bactérias, fitoplasmas, nematóides, vírus, viróides, oomicetos, protozoários e plantas superiores.
Como são denominadas as doenças causadas por organismos vivos? E porque elas são consideradas como infecciosas? Bióticas. O patógeno cresce em plantas doentes, multiplica nelas, de onde é disperso para plantas sadias.
O que são fungos? organismos eucariota, aclorofilado, filamentoso, multicelular e que normalmente se reproduz por esporos.
O que são bactérias? Organismo procariota, aclorofilado, unicelular e que normalmente se reproduz por fissão binária ou cissiparidade.
O que é fitoplasma? Organismo de classe Mollicutes, (procariota) desprovido de parede celular rígida e, portanto, pleomórfico (pode assumir várias formas).
O que são nematóide? Animal vermiforme, que pode ser de vida livre ou parasita. Os nematóides fitipatogênicos são parasitas obrigatórios e, para se nutrirem dos hospedeiros, produzem estilete por sucção.
O que são vírus? Parasita obrigatório, intracelular, constituído de uma, ou mais, molécula de ácido nucléico (DNA ou RNA), geralmente envolto por uma capa protéica (capsídeo)
O que são viróide? Parasita obrigatório, intracelular, constituído por uma partícula circular de RNA de fita simples.
O que são oomicetos? Organismo do reino Chromista, filogeneitcamente relacionado às algas. Os esporos assexuais possuem flagelos (móveis), e o principal composto da parede celular das hifas é celulose.
O que são protozoário? Animal unicelular, fusiforme e normalmente dotato de flagelo.
O que é parasitismo? O patógeno é parasita que depende total ou parcialmente do hospedeiro para sua existência.
Como são classificados os parasitas? Parasitas obrigatórios e não-obrigatório.
O que são Parasitas obrigatórios? São aqueles que, na natureza, crescem e se multiplicam somente em tecidos vivo.
Quem são os principais parasitas obrigatórios? São vírus, nematóides e alguns fungos (por exemplo, os causadores de ferrugens e óidios).
Quando os parasitas obrigatórios atacam o hospedeiro? Por necessitarem de tecidos vivos, eles não matam o hospedeiro rapidamente.
Como os parasitas obrigatórios atacam? Para crescer e multiplicar, retiram os nutrientes de modo a não exaurir o hospedeiro de imediato.
O que são parasitas obrigatórios? São aqueles que podem crescer e se multiplicar na ausência do hospedeiro vivo.
Quem são os parasítas não-obrigatórios? Bactérias fitopatogênicas e a maioria dos fungos.
Como é dividido o ciclo de vida dos parasitas não obrigatórios? Patogênese e saprogênese.
O que é a fase patogênese? É a fase em que o organismo está causando doença no suscetível vivo.
O que é a fase saprogênese? Compreende o período em que o organismo não está causando doença, pode estar desenvolvendo-se em restos de cultura.
Quando um parasita não obrigatório permanece a maior parte do tempo como saprófita e, facultativamente são parasita ele é denominado de? Facultativo.
Quando um parasita não-obrigatório permanece a maior parte do ciclo de vida parasitando e, facultativamente, são saprofita ele é denominado de? Saprófita facultativo.
O que é Patogenicidade? É a capacidade que o organismo, associado ao hospedeiro, tem de causar doença.
Como se comprova a patogenicidade de determinados organismos? É necessário seguir certos procedimentos, que foram propostos inicialmente por Robert Koch.
Quais são os Postulados de Koch? 1)Associação constante do organismo com a doença 2)Isolamento do organismo dos tecidos afetados e seu estudo em cultura pura. 3)Inoculação do organismo obtido em cultura pura em hospedeiro suscetível sadio. Observação das características de sintomas e sinais, e comparação com os hospedeiro doente original. Os sintomas, sinais e organismo devem corresponder às condições anteriormente determinada. 4)Reisolamento do organismo do hospedeiro suscetível doente inoculado e comparação da cultura pura obtida com a cultura pura original.
Quais são as fases que compõem o ciclo de vida dos fitopatógenos? Dispersão, inoculação, germinação (apenas para fungos), penetração, infecção, colonização, reprodução e sobrevivência.
Quais são os principais agentes de dispersão? Homem, sementes e mudas, vento, água (chuva, irrigação, enxurrada), insetos e animais.
Quem é o principal agente de dispersão dos fitopatógenos? O homem é o principal gentes de dispersão dos fitopatógenos.
Como ocorre a dispersão de fitopatógeno pelo homem? O transporte inadivertido de mudas, sementes, máquinas, implementos e utensílios agrícolas contaminados pode dispersar muitos patógenos.
O que é inoculação? É o processo pela qual o inóculo de fitopatógenos é transferido do local onde é produzido para o local no hospedeiro onde vai infectar.
O que é inóculo? Qualquer porção de patógenos potencialmente capaz de iniciar uma doença é conhecida como inóculo.
Quem são os inóculos dos patógenos mais importantes? Fungos (esporos, micélio, estruturas de resistência). Bactérias (células bacterianas) Vírus (partículas virais (vírions) Nematóides (ovos, larvas e adultos).
Como é conhecido o local onde o inóculo é produzido? Conhecido como fonte de inóculo
Quais são os exemplos de fontes de inóculos? Plantas vivas, sementes e restos de culturas
Como é o transporte do inóculo até atingir o campo de infecção? É transportado por agentes de dispersão e pode atingir um campo infecção.
O que é campo de infecção? É o local no hospedeiro onde ocorre a infecção.
Dependendo do fitopatógeno, onde podemos localizar os campo de infecção? Sementes, raizes, caules, folhas, flores e, ou, frutos.
Onde encontramos a etapa de Germinação? Somente no ciclo de vida dos fungos.
Porque só encontramos essa etapa nos ciclo de vida dos fungos? Estes organismos se multiplicam-se por meio de esporos ou de estruturas de sobrevivência, como escloródios.
Que fatores influenciam na germinação? Ambiente, principalmente umidade e temperatura.
Porque a germinação de esporos é considerada uma das fases mais delicadas do ciclo de vida dos fungos patogênicos? O patógeno está muito vulnerável aos fatores de ambiente (temperatura fora da faixa adequada, falta ou excesso de umidade), fungicidas, microrganismos antagonistas. Além disso, o propágulo depende única e exclusivamente de suas próprias reservas nutricionais, pois ainda não estabeleceu a relação parasitária com o hospedeiro.
O que ocorre durante a germinação? Ocorrem a absorção de água e ativação de enzimas hidrolíticas, para quebrar reservas de alimentos, e desenvolvimento do tubo germinativo.
Qual a finalidade da dilatação no tubo germinativo? Aderir o tubo germinativo e auxiliar na penetração.
Como é conhecida a dilatação? E qual a sua função? Apressório. tem a função de penetrar no hospedeiro.
Como pode ocorrer a fase de penetração? Penetração direta e Penetração Indireta.
O que é penetração indireta? É aquela que resulta de mecanismo próprios do patógeno, como pressão mecânica ou produção de enzimas sobre a superfície do hospedeiro.
Como ocorre a penetração por ferimentos? Bactérias, muitos fungos, vírus e viróides penetram no hospedeiro através de diferentes ferimentos.
Como que originam os ferimentos: Causas naturais como abrasão causada por vento e areia, alimentação de animais, insetos, nematóides, abscisão natural de órgãos, emissão de raízes e outros.
Como o homem pode causar ferimento? Ao executar práticas de podas, desbrotas, colheita, capina e transplantio.
Quais exemplos de patógenos que penetram os ferimentos? Fungos, bactérias, vírus.
Como ocorre a penetração por aberturas naturais? Alguns fungos e bactérias penetram através de aberturas naturais, como estômatos, lenticelas, hidatódios e nectários existentes em diferentes órgãos das plantas.
O que é infecção? É o processo pelo qual o patógeno estabelece contato com as células do hospedeiro e delas obtém nutrientes, isto é, estabelece relação parasita.
O que é sintomas? Conjunto de varias alterações fisiológicas e morfológicas que ocorre no hospedeiro como resultado de infecção bem sucedida é denominado sintoma.
Como é denominado o intervalo de tempo que decorre entre a inoculação e o aparecimento de sintomas? É denominado período de incubação.
A duração do período de incubação depende de quais fatores? do Patógeno, estádio de desenvolvimento e da resistência do hospedeiro e das condições de ambiente.
O que são sinais? Sinais são estruturas ou produtos do patógeno, geralmente associado à lesão.
O que pode ser considerado sinais? Além da estrutura patogênica (célula bacterianas, micélio, esporos e corpos de frutificação fúngicos, ovos de nematóides, exsudações ou cheiros provenientes das lesões podem ser considerados sinais.
Quando que ocorrem os sinais? Ocorrem nos estádios mais avançados do processo infecciosos da planta.
Porque é importante conhecer o período de incubação e o período latente de doenças? Para definir intervalos de pulverizações de fungicidas.
O que é colonização? É a ocupação de tecidos do hospedeiro pelo patógeno.
Como que ocorre a colonização dos hospedeiros? Podem crescer superficialmente nas folhas, dentro ou entre células do hospedeiro, dentro do sistema vascular ou em tecidos macerado a distância.
Qual a diferença entre doença sistêmicas e doenças localizadas? Para os orgânismos que crescem dentro do sistema vascular, constatam-se sintomas e sinais distantes do ponto onde houve inoculação recebem a denominação de doenças sistemica. Doenças localizadas os sintomas e sinais formam-se no local onde o patógeno foram inoculados.
Como ocorre a reprodução dos fitopatógenos? Vírus e viróides multiplicam-se poor replicação. Fungos reproduzem-se principalmente por esporos de origem assexuada ou sexuada. Bactérias reproduzem-se por fissão binária. Nematóides têm reprodução sexuada e, em algumas espécies, ocorre a partenogênese.
Como os fungos podem sobreviver? Podem sobreviver na forma de micélio em restos culturais, solo, sementes, no próprio hospedeiro (planta perenes ou plantas anuais, "voluntárias" na lavoura", em hospedeiro alternativos (plantas invasoras) e, ou, pela formação de estruturas de sobrevivência (escleródios) ou de espóros de resistência (clamidósporos, teliósporos e outros)
Como as bactérias sobrevivem? Bactérias fitopatogênicas não produzem esporos. elas podem sobreviver em plantas doentes (hospedeiros principais ou alternativos), sementes, em restos de culturas e, algumas, no solo.
Como os vírus, viróides e micoplasmas sobrevivem? Principalmente em tecidos vivos dos hospedeiros principais ou de plantas invasoras, bem como em sementes ou outros órgãos propagativos de plantas. Algumas podem sobreviver nos insetos-vetor.
Como os nematóides sobrevivem? Como ovos ou massas de ovos no solo ou nos restos de cultura.
Como ocorre a dispersão dos fungos? Homem, mudas, sementes, insetos, implementos, vento, água + vento
Como ocorre a dispersão das bactérias? Homem, mudas, sementes, insetos, implementos, água + vento
Como ocorre a dispersão do Vírus? Homem, Mudas, Sementes, Insetos, Ventos (vetores).
Como ocorre a dispersão dos Nematóides? Homem, mudas, sementes, implementos, água (enxurrada).
Como ocorre a germinação dos fungos? Através do Tubo Germinativo
Como ocorre a penetração dos fungos? Direta, abertura naturais, ferimentos
Como ocorre a penetração das bactérias? Aberturas naturais, ferimentos
Como ocorre a penetração do Vírus? Ferimentos
Como ocorre a penetração dos Nematóides? Direta
Onde ocorre a infecção + colonização dos fungos? Superfície foliar, intercelular, intracelular, sistema vascular.
Onde ocorre a infecção + colonização das Bactérias? Intercelular, Sistema Vascular
Onde ocorre a infecção + colonização dos vírus? Intercelular, Intracelular
Onde ocorre a multiplicação dos fungos? Esporos, estruturas de sobrevivência
Onde ocorre a multiplicação das bactérias? Células bacterianas
Onde ocorre a multiplicação dos vírus: Partículas virais
Onde ocorre a multiplicação dos nematóides? Ovos.
Como ocorre a sobrevivência dos fungos? Hospedeiros, sementes, solo, restos culturais, esporos, estruturas de sobrevivência.
Como ocorre a sobrevivência das bactérias? Hospedeiros, sementes, solo, restos de culturas.
Como ocorre a sobrevivência dos vírus? Hospedeiros, sementes, vetores.
Como ocorre a sobrevivências dos nematóides? Hospedeiros, sementes, solo, restos culturais, ovos, cistos.
O que ocorre durante a vida do patógeno? Os patógenos podem apresentar ciclos primários e secundários.
Como são definidos os ciclos primários e secundários? Em função de dois tipos de inóculo, o primário e o secundário.
O que o inóculo primário causará na planta? As infecções primárias, consequentemente o ciclo primário.
O que ocorre nas sementes infectadas? Há produção de grande quantidade de ustilósporo, os quais são dispersos e atingem a superfície externa de sementes sadias. O fungo infecta as plantas jovens e a coloniza sistematicamente até atingir as espigas. Nas sementes infectadas novos ustilósporos serão produzidos.
Para outras doenças, o que ocorre após a infecção primária? Novo inóculo será produzido, o qual vai infectar novas plantas, que vão produzir mais inóculo, que também vai infectar, e assim sucessivamente. Esse inóculo produzido a partir da infecção primária é que contribui para aumentar a intensidade da doença no campo é denominado inóculo secundário.
Que fatores afetam o progresso e a disseminação de doenças? Que haja acúmulo de população de hospedeiro suscetíveis. Que haja a presença de inóculo de patógeno virulento Que o ambiente seja favorável à integração patógeno-hospedeiro suscetível.
Qual a principal dificuldade no estabelecimento de epidemias? Está na sincronização das condições satisfatórias de patógeno-hospedeiro-ambiente.
Quais fatores do ambiente que afetarão o desenvolvimento de doenças, principalmente nos seguintes aspectos? Sobrevivência do inóculo Germinação Penetração Infecção Produção de inóculo nas plantas doentes Dispersão de inóculo Predisposição de microrganismos no solo ou em partes de plantas
Quais os fatores que mais afetam a ocorrência e desenvolvimento de doenças? Temperatura e umidade
Como a temperatura é um fator determinante no desenvolvimento de doenças? O efeito da temperatura em doenças resulta dos efeitos no patógeno, no hospedeiro, ou na interação patógeno-hospedeiro.
Qual o efeito marcante nos diferentes tipos de ciclo? Sobrevivência: a sobrevivência de patógenos pode ser afetada por temperaturas altas ou baixas. Em pré-inoculação: em algumas doenças, a exposição de plantas a altas e baixas temperatura antes da inoculação pode aumentar ou reduzir a sucetibilidade à doença. Germinação de esporos e infecção: são fases do ciclo bastante influenciada pela temperatura. Sintomas: Período latente: Temperaturas desfavoráveis podem ampliam o período latente. Produção de esporos: A esporulação da maioria dos fungos que afetam a parte aérea das plantas é largamente influenciada para esporulação
Como ocorre a espurolação? A esporulação, é largamente unfluenciada pela temperatura.
Como os Nutrientes e o pH têm papel importante em algumas doenças? É no crescimento e suscetibilidade do hospedeiro, na multiplicação e atividade de patógenos ou na interação do hospedeiro e patógeno.
O que a luz e a duração de períodos de luz e escuro afetam? Esporulação, germinação, liberação e viabilidade de esporos.
O que é "efeito de compensão"? Algumas vezes ocorre a doença mesmo se um fator importante não estiver em níveis adequados, pois outros fatores importantes podem se encontrar em níveis ótimos e compensarem a deficiência daquele limitante.
O que é incidência? E como quantificamos? É a proporção (ou porcentagem) de plantas, folhas, grãos que estão doentes. É fácil de ser quantificada, basta calcular a proporção (ou porcentagem) do número de plantas ou de órgãos doentes em uma população.
Quando quantificamos a incidência? 1)Determinar a intensidade de transmissão de um patógeno por sementes. 2)Avaliar a intensidade de murcha de Fusarium no campo. 3)Avaliar a intensidade de antracnose em frutos de mamão produzidos para um mercado exigente, pois uma mancha deprecia o produto.
O que é severidade? É a proporção (ou porcentagem) de área ou de volume do tecido doente.
Quando quantificar a severidade? Em geral quantifica-se a intensidade de manchas foliares por meio da severidade, pois esperam-se perdas maiores nas folhas com maior área doente.
O que é mais difícil de quantificar: incidência ou severidade? Quantificar a severidade é bem mais difícil do que a incidência. Para a incidência, basta conhecer a doença e saber contar. Porém, para a severidade (diga-se de manchas foliares), tem-se que estimar a área foliar com sintomas da doença, pois o cérebro humano engana-se muito.
Quais métodos são empregados para quantificação da severidade? Classes de severidade (escala de doenças), chaves de campo (diagrama de doenças, chaves diagramáticas), medições eletrônicas, análise de imagens, sensoriamento remoto, relação incidência-severidade.
Quais os métodos mais utilizados para quantificação da severidade? Classe de severidade e as chaves de campo.
O que é prevalência? É a proporção ou, mais comumente, porcentagem de áreas geográficas (glebas, campos, propriedades, municípios) de ocorrência de determinada doença.
Como determinar se uma doença é mono ou policíclica? Período latente + Maior ou igual à metade do período da safra então doença monocíclica. Período latente + significativamente menor que o período de safra + inóculo produzido contribui para gerar novas infecções na mesma safra + sim = doença POLICÍCLICA.
Quais os fatores que diretamente e indiretamente afetam as epidemias? Biologia da doença (o patógeno e o hospedeiro), aspectos físicos (o ambiente) e aspectos técnicos e logísticos relativos à execução das operações necessárias.
O que é custo direto? São aqueles inerentes ao custo de sementes certificadas, variedades resisitentes, fungicidas, antibióticos, combustível para aplicação motorizada, mão-de-obra para execução das práticas de controle.
O que é custo indireto? Está relacionado à depreciação de máquinas, riscos de intoxicação de operadores, gastos com receituário e assistência técnica. Além deste os danos ao meio ambiente são de grande importância.
Quais os princípais métodos de controle de doenças? Controle cultural, controle por métodos físicos, controle biológico, uso de variedades resistentes e controle químico.
O que deve considerar como fatores que afetam as epidemias? Aspectos da biologia da doença (o patógeno e o hospedeiro), aspectos físicos (o ambiente) e aspectos técnicos e logísticos relativos à execução das operações necessárias.
Como pode ser dividido os custo das medidas de controle? Custo direto e indireto
O que são custos diretos? São aqueles inerentes ao custo de sementes certificadas, variedades resistentes, fungicidas, antibióticos, combustível para aplicação motorizada, mão-de-obra para execução das práticas de controle, dentre outros.
O que são custos indiretos? São relacionados à depreciação de maquinas, riscos de intoxicação de operadores, gasto com receituário e assistência técnica, dentre outros.
Quais os principais métodos de controle de doenças de plantas? Controle cultural, controle de método físicos, controle biológico, uso de variedades resistentes e controle químico.
Como funciona o controle cultural? Consiste basicamente em manipular as condições na lavoura antes, durante ou após o plantio, de modo a desfavorecer patógenos e, consequentemente, o desenvolvimento de epidemias.
Quais os fatores que reduzem o interesse na implementação de medidas de controle cultural? Fatores econômicos, psicológicos, profissionais e educacionais
O que ocorrerá se o produtor aplicar um fungicida corretamente ou plantar uma variedade resistente a uma doença? Os resultados aparecerão rápida e eficientemente, isto é, o produtor não terá problemas com a doença em questão.
Quais as características do controle cultural? Variáveis, graduais e nem sempre espetaculares, aplicabilidade local e específica, requer considerável conhecimento, investimento em geral, baixo e de uma vez só, experimentação de campo complexa, longo tempo, financiamento difíceis.
Quais características do controle químico? Resultados mais constantes e previsíveis, rápidos, em geral espetaculares, aplicabilidade muito mais geral, conhecimento quase todos podem pulverizar, investimento despesas altas e recorrentes, experimentação de campo simples, mais rápida, apoiada pela indústria.
Que fatores afetam a adoção do controle cultural? Patógenos, do hospedeiro e do ambiente.
O que ocorre com a rotação de cultura? reduz-se a sobrevivência de fitopatógenos pela eliminação das plantas hospedeiras ou pela decomposição dos restos culturais. A rotação não é efetiva para controle de todos os fitopatógenos.
Quais características dos patógenos a rotação de cultura é mais eficiente? Sobrevivem pela colonização dos restos culturais e têm baixa habilidade de competição saprofítica, não tem estruturas de resistência (clamidósporos, escleródios, oósporos), possuem esporos pesados, transportáveis pelo vento a distância curtas, ou esporos leves transportáveis por respingos de água a distância curtas, não tem ou têm poucos hospedeiros.
Show full summary Hide full summary

Similar

Eng. Agronômica
André Dias
Eng. Agronômica
Adelmar Rodrigues De Andrade
Forces and Acceleration
Adam Collinge
Religious Studies - Keywords.
Ready2learn
Revision Time Table
jessica3008
Maths
xcathyx99
Biology 1 ocr 21st century
Aisha_
organic chemistry
osgoconqr
Chapter 5: Short-term and Working Memory
krupa8711
Mapa Mental Periodo Entre Guerras
Ian Fuentes
AAHI_Card set 10 (Suffixes)
Tafe Teachers SB