Estudos Amazônicos

Description

FlashCards de conteúdos para Estudos Amazônicos.
Alessandra Azevedo
Flashcards by Alessandra Azevedo, updated more than 1 year ago
Alessandra Azevedo
Created by Alessandra Azevedo about 7 years ago
7
0

Resource summary

Question Answer
O que eram colônia de exploração? Eram o principal interesse da Metrópole (nações conquistadoras), onde exploravam os recursos naturais da colônia, para enriquecer e levar todo lucro a seu país de origem.
O que eram colônias de povoamento? Eram terras utilizadas para moradia e subsistência dos colonizadores, eram terras descobertas e desenvolvidas com o povoamento e o aprimoramento de suas estruturas básicas.
O que eram GRANDES NAVEGAÇÕES? Eram as expedições marítimas que aconteceram nos séculos XV e XVI e tiveram como pioneiras a coroa portuguesa e espanhola.
Quais eram os objetivos das Grandes Navegações? Eram: Encontrar nova rota marítima para as Índias, suprir a coroa de metais preciosos, expansão territorial e exploração do mesmo e expansão da fé católica.
Quais instrumentos ajudavam os navegadores na expedição? Os instrumentos: BÚSSOLA, ASTROLÁBIO e BALESTILHA.
O que era escambo? Escambo foi praticado pelos portugueses e consistia em troca de derrubada e transporte dos troncos até o litoral, os indígenas recebiam quinquilharias -objeto sem valor-.
Quais os exemplos de Quinquilharias? Algumas quinquilharias eram: facas, espelhos, miçangas, tesouras, foices, machados de ferro e entre outros.
O que eram as feitorias? Feitorias eram entrepostos comerciais geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras e administrativas por um feitor.
Fale um pouco sobre a primeira feitoria do Brasil. A primeira feitoria do Brasil, foi em 1504 e localizava-se na cidade litorânea de Cabo Frio, atualmente localizada no RJ. Foi fundada por Américo Vespúcio.
Cite exemplos de Drogas do sertão. Algumas Drogas do Sertão eram: cacau, cravo, guaraná, urucum, salsa, gergelim, castanha-do-Pará, canela, baunilha e pimenta.
Quais foram algumas das mudanças feitas por Martin Afonso de Souza? As mudanças foram: combater e expulsar invasores, explorar o litoral, realizar expedições para o interior, iniciou a distribuição de sesmarias e introdução da cana-de-açúcar.
Qual foi a vila fundada por Martin Afonso de Souza? A vila fundada por Martin Afonso foi a vila de São Vicente, em 1532, foi a primeira vila do Brasil.
O que fez Dom João III no ano de 1530? Em 1530, Dom João III organizou a primeira expedição com objetos de colonização.
Quais nações estavam invadindo o território brasileiro? O território brasileiro estava sendo invadidos por espanhóis, franceses e holandeses.
Show full summary Hide full summary

Similar

Chemistry Edexcel C2 topic 1+topic 2 notes
isabellaoliver
FCE Opposites Practice
miminoma
English Poetry Key Words
Oliviax
GCSE AQA Biology - Unit 2
James Jolliffe
Of Mice and Men Characters - Key essay points
Lilac Potato
Crime and Punishment Flashcards - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 8
nicolalennon12
Truman Doctrine, Marshall Plan, Cominform and Comecon
Alina A
Pathos in Battle
mouldybiscuit
Highway Code Road Signs for Driving Test
Sarah Egan
Factores Humanos en la Aviación
Adriana Forero
The GoConqr Guide to End of Term Exams
Sarah Egan