Geografia

Description

Cards para fixação do conteúdo
Sophia Aguilar
Flashcards by Sophia Aguilar, updated more than 1 year ago
Sophia Aguilar
Created by Sophia Aguilar about 7 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
A Sociedade e a Natureza Nos estudos geográficos mantém íntima relação, o que significa que devemos estuda-las em conjunto. A relação com a Natureza jamais cessa. Os seres humanos modificam o ambiente a seu favor a mais de 45 mil anos, as descobertas se acumulavam e o trabalho não cessava.Possibilitando melhorias e condições de sobrevivência para o homem.
Período Paleolítico/Idade da Pedra Lascada 3 milhões a 10 milhões A.C O homem fabricava armas e ferramentas lascando pedras. Também coletavam alimentos e caçavam.
Período Neolítico/Idade da Pedra Polida 10 mil a 4 mil anos A.C Nessa fase, os grupos humanos começaram a praticar agricultura e domesticar animais. Chamada Revolução Neolítica
Idade dos Metais 4 mil a 1,2 mil anos A.C Sociedades descobriram que derretendo o cobre e o estanho, surgia o bronze. Começaram a desenvolver também o derretimento do ferro, que era mais resistente e tinha mais abundância na natureza.
Século XVII Surgiu a atividade industrial, as fábricas trouxeram mudanças jamais vistas. As cidades se multiplicaram e a medicina evoluiu. Houve muitas transformações, mas nem todos foram beneficiados por isso. As disputas geraram muitos conflitos na história, levando a degradação da natureza e escravização de seres humanos.
Espaço Geográfico Chamamos de espaço geográfico as sucessivas transformações observadas ao longo da história. Ou seja esse espaço é o espaço transformado pelo homem por meio do trabalho. Como o trabalho nunca cessa, as transformações no espaço geográfico também não.
Território Quando uma determinada sociedade toma posse de determinada porção do espaço geográfico, cria seu próprio território. Os territórios tem limites e fronteiras, o que define o espaço da posse de cada sociedade.
Paisagem Formada por diversos elementos que, em um dado instante, formam uma só imagem. Paisagem é tudo aquilo que vemos, tudo que nossa visão alcança. Por isso é visto de diferentes maneira por cada pessoa.
Lugar
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo