Questões Cap. 1 -Bombas - Livro: Sérgio Lopes dos Santos.

Description

Bombas e instalações Hidráulicas.
Jenifer Freitas Santos
Flashcards by Jenifer Freitas Santos, updated more than 1 year ago
Jenifer Freitas Santos
Created by Jenifer Freitas Santos about 7 years ago
160
0

Resource summary

Question Answer
Por que a tubulação na entrada de uma bomba recebe o nome de sucção? Pelas características de pressão na entrada da bomba. Como o fluído não pode ser puxado a bomba tem que criar uma pressão menor do que a aplicada no nível do manancial, fazendo com que na maioria dos casos ocorra uma pressão (-) na entrada da bomba.
O que deve ser considerado na escolha do material dos tubos? Tipo de Fluído Pressão Temperatura Agressividade Contaminação Custos
Qual é a vantagem apresentada pelo tubos de aço-carbono? Menor relação custo/Resistência Mecânica.
O que é a galvanização e o que não pode acontecer com um tubo galvanizado? Tubo galvanizado recebe uma camada de zinco, depositada a quente, para proteger contra corrosão. Não podem ser soldados, pois queima a galvanização.
O que acontece com os custos fo conjunto motobomba (Cb) e da linha (Cl) á medida que vamos aumentando o diâmetro, fixando a vazão? O custo motobomba vai diminuindo, já que com o aumento do diâmetro a velocidade diminui e as perdas diminuem, diminuindo a carga exigida pela bomba. Já o custo da linha aumenta, pois o aumento do diâmetro gera tubos, conexões e válvulas maiores e mais caras.
Como pode ser definido um Dótimo em relação a uma vazão? Com o diâmetro equivalente ao menor custo total, representado pela soma dos custos parciais da bomba e da linha.
Qual a desvantagem da fórmula de Bresse? Traz no "K" uma incerteza muito grande. Além da dificuldade de obtenção, é calculada com grandezas que dependem do próprio diâmetro.
Qual a sequência da determinação de um diâmetro comercial para uma instalação, utilizando a fórmula de vazão? Utilizando valores de velocidades recomendadas de acordo com o tipo de serviço, determina-se um diâmetro interno D', isolando-se o diâmetro da fórmula da vazão Q = v*A. Com este diâmetro deve-se entrar nas normas dimensionais de acordo com o tipo de material utilizado e selecionar um diâmetro nominal, comercial, que tenha um valor de diâmetro interno maior ou menor do que o determinado. Com este novo diâmetro interno, recalcula-se a velocidade, verificando se está dentro da faixa recomendada.
Quanto maior a numeração SCH, o que acontece com o diâmetro interno? Por quê? Dado um diâmetro nominal, quanto maior s numeração SCH, menor o diâmetro interno dos tubos, já que com o aumento da numeração SCH, aumenta a espessura da parede e todos têm o mesmo diâmetro externo.
As junções por rosca são recomendadas para que faixa de diâmetros? Até um diâmetro nominal de 2'', no entanto podemos encontrar aplicações até 4''.
Como são classificadas as válvulas? Bloqueio Regulagem Controle Unidirecional Controle de Pressão
Gaveta, esfera e macho são válvulas de que tipo? Bloqueio
Qual é a função da válvula de regulagem? Controlar fluxo ou vazão.
Borboleta e diafragma, dependendo da construção, são utilizadas como válvulas de que tipo? Regulagem ou Bloqueio.
Qual a diferença da válvula globo reta sem guia e reta com guia? As duas são retas, pois o fluído escoa em um único sentido. A reta sem guia tem um elemento que assenta numa sede controlando a passagem de fluído, já a válvula com guia tem espécie de tripé que penetra no orifício e controla vazão, provocando mais perda de carga, mas melhorando a qualidade da regulagem da vazão.
Qual a diferença entre uma válvula de retenção vertical de levantamento e uma válvula de pé com ralo (ou crivo)? Quase nenhuma. O funcionamento é idêntico, porém a de retenção é colocada ao longo da instalação e a válvula de pé é colocada na ponta da tubulação de sucção, por isso tem uma espécie de ralo por onde o fluído é admitido.
Livro: Sérgio Lopes dos Santos Cap.1 "Bombas e instalações Hidráulicas".
Show full summary Hide full summary

Similar

Kwasi Enin - College Application Essay
philip.ellis
English Language Techniques
Zakiya Tabassum
Biology AQA 3.1.3 Osmosis and Diffusion
evie.daines
EBW: Onderwerp 1, Gr7 (KABV)
mvloch
Main People in Medicine Through Time
Holly Bamford
Camera Angles
saradevine97
OCR Physics P4 Revision
Dan Allibone
Guia rápido: Bem-vindo a GoConqr
miminoma
Teaching students to be digitally literate
Micheal Heffernan
Derecho Aéreo
Adriana Forero
Forces and motion
Catarina Borges