HISTÓRIA DA MEDICINA LEGAL - PERÍCIAS E PERITOS

Description

Medicina Legal Flashcards on HISTÓRIA DA MEDICINA LEGAL - PERÍCIAS E PERITOS, created by Matheus Leandro on 04/03/2017.
Matheus Leandro
Flashcards by Matheus Leandro, updated more than 1 year ago
Matheus Leandro
Created by Matheus Leandro about 7 years ago
24
1

Resource summary

Question Answer
PAI DA MEDICINA LEGAL (INTERNACIONAL) FRANÇA - Ambroisé Parré – 1° livro, publicado em 1575.
Paulus Zacchias ITÁLIA - Publicou o primeiro tratado de medicina legal em 1621 com dez livros.
Raymundo Nina Rodrigues BRASIL Pai da Medicina legal em nosso país. Fundador, em Salvador, da primeira escola de medicina legal do país.
Oscar Freire de Carvalho Principal expoente da medicina legal em São Paulo. Discípulo de Nina Rodrigues, de quem herdou o interesse pela Medicina Legal.
EXAME DE CORPO DE DELITO Corpo é o conjunto de vestígios. Pode abranger o corpo humano, mas não se limita a este.
PERÍCIA DIRETA E INDIRETA DIRETA: No corpo humano. INDIRETA: Baseada na análise de documentos como atestado e relatórios.
CPP - Art. 159. O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior. Art. 178. No caso do art. 159, o exame será requisitado pela autoridade ao diretor da repartição, juntando-se ao processo o laudo assinado pelos peritos. QUEM É AUTORIDADE PARA REQUISITAR? É considerado autoridade a Juiz, Delegado de Polícia e o Ministério Público (art. 129 da CF e do art. 26 da Lei n° 8.625/93). Exceção: Inquérito penal militar – aquele que preside o inquérito militar é também a autoridade competente para pedir o exame de corpo de delito.
DIFERENÇA ENTRE LAUDO E AUTO AUTO: é feito na hora, geralmente lavrado pelo escrivão (art. 179 do CPP), assinado pelos peritos. LAUDO: pode ser entregue posteriormente.
EXCEÇÕES AO ART. 158 DO CPP Art. 158. Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado. A) Lesão é de menor potencial ofensivo = Pode ser dispensado o exame de corpo de delito desde que as lesões estejam em relatório médico. B) Crime de estupro - Palavra da vítima em crimes sexuais que se reveste de relevante valor probatório quando corroborada por outros elementos de prova. Prescindibilidade do exame.
PRAZO PARA CONCLUSÃO DO LAUDO PERICIAL - ART. 160, PAR. ÚNICO, DO CPP O laudo pericial será elaborado no prazo máximo de 10 dias, podendo este prazo ser prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos.
CASOS EM QUE SE FAZ A NECROPSIA MORTE VIOLENTA MORTE SUSPEITA INDIVÍDUO SOB A CUSTÓDIA DO ESTADO
ONDE SE FAZ O EXAME DE CORPO DE DELITO (DIRETO)? Normalmente em repartição própria, no vivo e no morto, podendo ser feita excepcionalmente em outro local (ex: hospital, residência, etc...) Atenção: É vedado a realização de exame de corpo de delito em presídio e em delegacias (Resolução do Conselho Nacional de Medicina).
QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS MÉDICOS LEGAIS? ATESTADO MÉDICO NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA PARECER MÉDICO RELATÓRIO *PRONTUÁRIO HOSPITALAR (Segundo o Prof. Genival Veloso de França) NÃO HÁ HIERARQUIA ENTRE OS DOCUMENTOS, POIS NÃO HÁ TARIFAÇÃO DE PROVAS NO SISTEMA PROCESSUAL
Show full summary Hide full summary

Similar

Medicina Legal, aula 07
Fabio Lima
Medicina Legal
Agnus Delta
1iob-MEDICINA LEGAL INTRODUÇÃO
marbiocarvalho
Traumatologia
Sayuri Nitta
PERÍCIAS CONTRADITÓRIAS - JUIZ
Nelson Virgilio Carvalho Filho
Medicina Legal - Perícia
Arnaldo Neto
Medicina Legal - Morte, armas e lesões
Yohanna Carneiro
4iob-DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL DA CRIANÇA
marbiocarvalho
6iob-OLIGOFRENIA - ASPECTOS CLÍNICOS
marbiocarvalho
7iob-ESQUIZOFRENIA
marbiocarvalho
Direito Penal - Medicina Legal - Traumatologia Forense
Felipe Reinaldo