Aula 2 - Mar territorial

Description

Geografia (1 - Território Brasileiro) Flashcards on Aula 2 - Mar territorial, created by Daniele Braga on 06/03/2017.
Daniele Braga
Flashcards by Daniele Braga, updated more than 1 year ago
Daniele Braga
Created by Daniele Braga about 7 years ago
35
4

Resource summary

Question Answer
Extensão e Localização Brasil > Seu território é imenso, se posicionando em 5º LUGAR entre os maiores países do mundo, com uma área de 8.515.767 Km2. > O Brasil é o 5 º país no mundo em território e em população.
Extensão e Localização Brasil No critério de terras contínuas, o Brasil tem a 4ª MAIOR EXTENSÃO, à frente dos Estados Unidos.
Extensão e Localização Brasil > Vantagens > Existência de recursos naturais: minerais metálicos, combustíveis fósseis, recursos hídricos, terras abundantes. > Diversidade climática, o que possibilita grande potencial e diversidade agrícola, com cultivos variados: desde produtos tropicais (laranja, cacau, cana e café) até produtos de clima temperado (trigo, soja, uva).
Extensão e Localização Brasil > Vantagens > Uma extensa rede hidrográfica, dotada de grande potencial energético e de navegação fluvial. > Um enorme litoral, com potencialidades de turismo, comércio, navegação, instalação de portos.
Extensão e Localização Brasil > Desvantagens > Enormes distâncias a serem vencidas, o que encarece o custo dos transportes e comunicações. > A existência de desigualdades regionais (regiões mais desenvolvidas e regiões mais pobres).
Extensão e Localização Brasil > Desvantagens > Dificuldades de se administrar e promover uma integração nacional. > Porosidade das enormes fronteiras terrestres, pouco habitadas e difíceis de vigiar, apesar dos esforços do governo (Programa Calha Norte, SIPAM/SIVAM, Sisfron).
Faixa de Fronteira - Conceito Brasil A Constituição de 1988 considera Faixa de Fronteira uma largura de 150 km ao longo dos 15.719 Km das fronteiras terrestres, sendo uma área fundamental para defesa do território nacional. Essa área está sujeita a regras especiais de uso do solo, de propriedade e de exploração econômica.
Faixa de Fronteira - Utilização do território Brasil Nela, a realização de obras de infraestrutura, tais como transporte, e a exploração de recursos minerais dependem de autorização especial do governo federal. Por motivos de soberania e segurança nacional, somente empresas controladas por brasileiros podem atuar na faixa de fronteira.
Faixa de Fronteira -ARCO NORTE Brasil Compreende a Faixa de Fronteira dos Estados do Amapá, Pará, Amazonas e os Estados de Roraima e Acre. A faixa de fronteira amazônica é um vazio demográfico, situada, em sua maior parte, em áreas florestais de difícil acesso, com poucas rodovias.
Faixa de Fronteira -ARCO CENTRAL Brasil Compreende a Faixa de Fronteira dos Estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Faixa de Fronteira -ARCO SUL Brasil Inclui a fronteira dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Faixa de Fronteira MUNICÍPIOS LINDEIROS Brasil Aqueles em que o território do município faz limite com o país vizinho.
Faixa de Fronteira MUNICÍPIOS NÃO-LINDEIROS Brasil Grupo dos municípios situados à retaguarda da faixa, tendo uma parte de seu território na faixa de fronteira mas não chega ao limite internacional.
Faixa de Fronteira CIDADES GÊMEAS - Conceito Brasil “os municípios cortados pela linha de fronteira, seja essa seca ou fluvial, integrada ou não por obra de infraestrutura, que apresentem grande potencial de integração econômica e cultural, podendo ou não apresentar a unificação da malha urbana com cidade do país vizinho. Não serão consideradas cidades gêmeas aquelas com população inferior a 2 mil habitantes”.
Faixa de Fronteira MUNICÍPIOS LINDEIROS - Exemplos Brasil Podemos citar as cidades gêmeas. Há diversas cidades brasileiras estabelecidas no limite internacional, que se caracterizam pela integração urbana com cidades de países vizinhos (CONURBAÇÃO). Muitas vezes não há um rio ou outro elemento natural que separe a cidade brasileira de sua “irmã gêmea” de outro país. Geralmente, a divisão é feita por uma avenida ou rua.
Faixa de Fronteira EVENTOS CRIMINOSOS Brasil Dentre esses podemos citar: abigeato (roubo de gado), contrabando e descaminho, crimes ambientais, roubo de cargas e veículos, tráfico de armas e munições, tráfico de drogas, tráfico de pessoas. No entanto, essas ações ilegais se restringem ao âmbito policial e não ameaçam a soberania nacional.
Pontos Extremos Extremo Norte: Brasil > Nascente do rio Uailã, no Monte Caburaí, RR, fronteira com a Guiana. > Anteriormente tinham o rio Oiapoque (no Amapá) como o ponto mais setentrional do País. Agora, não se diz mais: "do Oiapoque ao Chuí", mas sim: "do Caburaí ao Chuí".
Pontos Extremos Extremo Sul: Brasil Arroio Chuí, RS, fronteira com o Uruguai.
Pontos Extremos Extremo Leste: Brasil Ponta Seixas, no Cabo Branco, PB.
Pontos Extremos Extremo Oeste: Brasil Nascente do rio Moa, Serra da Contamana ou do Divisor, AC, fronteira com o Peru.
Território eqüidistante Brasil O Brasil apresenta um território eqüidistante, isto é, o alinhamento norte-sul e o alinhamento leste-oeste de seus pontos extremos apresentam quase as mesmas distâncias, bem equivalentes, aproximadamente um pouco mais de 4300 km.
Não apresenta fronteira com o Brasil Como o Brasil ocupa quase a metade da área da América do Sul, possui limites fronteiriços com quase todos os seus países, exceto CHILE e EQUADOR.
Maior extensão de fronteira com o Brasil BOLÍVIA
Menor extensão de fronteira com o Brasil SURINAME
O Brasil também compartilha limites com a União Européia. Através da Guiana Francesa, que é um departamento de ultramar da França.
Fusos Horários - Cálculo No movimento de rotação, a Terra gira 360° e demora 1 dia ou aproximadamente 24 horas para realizá-lo. Então, se dividirmos 360° por 24 h, temos a velocidade do giro de rotação que é 15°/hora. Deste modo, a cada 15˚ de distância longitudinal temos um fuso horário.
Fusos Horários - Conceito Os fusos horários são, portanto, faixas verticais com espaçamentos horizontais (distância longitudinal, ou seja, entre um meridiano e outro) de 15˚ de distância e se estendem de um pólo a outro. As localidades situadas a leste possuem horário adiantado (+) e as localidades situadas a oeste (-) possuem horário atrasado, pois a Terra gira de oeste para leste em torno de seu eixo imaginário.
LATITUDE > Linhas horizontais > Paralelo de grau 0 º é o equador.
LONGITUDE > Linhas verticais > O meridiano grau 0 º é o de Greenwich
LESTE > ORIENTE > NASCENTE
NORTE > SETENTRIONAL >BOREAL
OESTE > OCIDENTE > POENTE
SUL > AUSTRAL > MERIDIONAL
Mar Territorial Ao mar territorial, aplica-se a soberania do Estado costeiro, limitada apenas pelo direito de passagem inofensiva de navios de qualquer nacionalidade. > 12 milhas; 22km
Zona Econômica Exclusiva (ZEE) Extenção Muito mais larga que o mar territorial, uma faixa de 200 milhas (370,4 quilômetros) a partir da linha de base forma a Zona Econômica Exclusiva (ZEE).
Zona Econômica Exclusiva (ZEE) Poderes Nessa faixa, há total liberdade de navegação, sobrevôo, construção de dutos e lançamento de cabos submarinos. Contudo, o Estado costeiro tem o monopólio dos direitos de exploração dos recursos biológicos e das riquezas do subsolo marinho, devendo zelar pela defesa do meio ambiente sob pena de perder esse monopólio.
Zona Contígua Compreende uma faixa que se estende das 12 às 24 milhas marítimas, contadas a partir das linhas de base que servem para medir a largura do mar territorial, portanto, já dentro da ZEE. Na zona contígua, o Brasil poderá tomar as medidas de fiscalização necessárias para evitar ou reprimir as infrações às leis e aos regulamentos aduaneiros, fiscais, de imigração ou sanitários, no seu território, ou no seu mar territorial.
Plataforma Continental Quando o prolongamento natural da massa terrestre de um Estado costeiro, ultrapassa a distância de 200 milhas, é possível estender a propriedade econômica do Estado, de acordo com a aplicação de critérios específicos a até 350 milhas náuticas. Os militares da Marinha do Brasil costumam chamar essa imensidão marítima de Amazônia Azul.
Amazônia Azul Trata-se de uma extensa área oceânica, adjacente ao continente brasileiro, que corresponde a, aproximadamente, 52% da nossa área continental e que, devido à importância estratégica, às riquezas nela contidas e à imperiosa necessidade de garantir sua proteção, a Marinha do Brasil (MB), buscando alertar a sociedade sobre os seus incalculáveis bens naturais, sua biodiversidade e sua vulnerabilidade, passou a denominá-la “Amazônia Azul”, cuja área é um pouco menor, porém em tudo comparável à “Amazônia Verde”.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo