Divisão Monômio por Polinômio

Description

Flashcards on Divisão Monômio por Polinômio, created by isabella.s.silva on 29/04/2014.
isabella.s.silva
Flashcards by isabella.s.silva, updated more than 1 year ago
isabella.s.silva
Created by isabella.s.silva almost 10 years ago
1475
42

Resource summary

Question Answer
Polinômio é uma expressão algébrica racional e inteira, por exemplo: x2y 3x – 2y x + y5 + ab • Monômio é um tipo de polinômio que possui apenas um termo, ou seja, que possui apenas coeficiente e parte literal. Por exemplo: a2 → 1 é o coeficiente e a2 parte literal. 3x2y → 3 é o coeficiente e x2y parte literal. -5xy6 → -5 é o coeficiente e xy6 parte literal.
Divisão de monômio por monômio Ao resolvermos uma divisão onde o dividendo e o divisor são monômios devemos seguir a regra: dividimos coeficiente com coeficiente e parte literal com parte literal. Exemplos: 6x3 : 3x = 6 . x3 = 2x2 3 x2 Observação: ao dividirmos as partes literais temos que estar atentos à propriedade que diz que base igual na divisão, repete a base e subtrai os expoentes.
(10a3b3 + 8ab2) : (2ab2) O dividendo 10a3b3 + 8ab2 é formado por dois monômios. Dessa forma, o divisor 2ab2, que é um monômio, irá dividir cada um deles, veja: (10a3b3 + 8ab2) : (2ab2)
Assim, transformamos a divisão de polinômio por monômio em duas divisões de monômio por monômio. Portanto, para concluir essa divisão é preciso dividir coeficiente por coeficiente e parte literal por parte literal.
Portanto, (10a3b3 + 8ab2) : (2ab2) = 5a2b + 4 Exemplo: (9x2y3 – 6x3y2 – xy) : (3x2y) O dividendo 9x2y3 – 6x3y2 – xy é formado por três monômios. Dessa forma, o divisor 3x2y, que é um monômio irá dividir cada um deles, veja:
Assim, transformamos a divisão de polinômio por monômio em três divisões de monômio por monômio. Portanto, para concluir essa divisão é preciso dividir coeficiente por coeficiente e parte literal por parte literal.
Show full summary Hide full summary

Similar

Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Geometria Plana Triângulo
Luiz Antonio Lopes
Matemática - Triângulos
Felipe Perreira
Conhecimentos de Estatística e Probabilidade
Sem Parar
Equações estatísticas
Luiz Fernando
Porcentagens e Frações
luciahelenaferre
Conjuntos Numéricos
Laura Louis
Progressão Aritmética (P.A.)
claudiac_
Matemática Financeira - Fórmulas
Bruna Saraiva
Matemática - Probabilidades
stellalorelay