Conceitos Jurídicos

Description

Diploma Básico IED 1 Flashcards on Conceitos Jurídicos, created by Natálya Magalhães on 19/03/2017.
Natálya Magalhães
Flashcards by Natálya Magalhães, updated more than 1 year ago
Natálya Magalhães
Created by Natálya Magalhães about 7 years ago
8
0

Resource summary

Question Answer
Conceitos Jurídicos <3
LEI Prescreve regra emanada do Poder Legislativo e promulgada pelo chefe do Poder Executivo. São normas de Direito ou de Conduta que criam, modificam ou extinguem regras jurídicas Disciplinam a vida em comunidade.
COSTUMES Repetição constante e uniforme de determinado ato social. É uma prática fundamental para a sociedade, daí surge sua obrigatoriedade.
JURISPRUDÊNCIA 1- É a decisão reiterada (repetida, renovada) dos Tribunais. 2- Orientação uniforme dos tribunais na decisão de casos semelhantes
DIREITO SUBJETIVO O poder de exigir do Sujeito Obrigado, o cumprimento do Dever Jurídico.
NORMA JURÍDICA É a expressão formal do próprio Direito. É a Lei e os Imperativos que o constituem. Nasce dos fatos sociais e dos atos Estado.
ORDENAMENTO JURÍDICO É composto por um conjunto de normas jurídicas e assim rege a vida social, gerando Direitos e Obrigações.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL Norma Fundamental (Grund Norm) que organiza o Estado e determina a divisão dos poderes políticos, os direitos e garantias fundamentais, a ordem social e econômica. Tem sentido material (conteúdo, valor, finalidade da norma) e sentido formal (posição hierárquica privilegiada {Pirâmide Kelsen})
"ERGA OMNES" Significa que uma norma ou decisão terá efeito vinculante, ou seja, valerá para todos. Não apenas para as partes em litígio.
DOLO É o ânimo consciente de agir de forma ilícita para prejudicar ou violar o direito de outrem.
PRINCÍCIO Constitui o espírito da legislação. É importante para o preenchimento das lacunas da lei.
EQUIDADE É o respeito pelo Direito de cada pessoa. Adequando a norma ao caso concreto, pelo que se considera justo. (Utiliza-se a equidade para auxiliar no julgamento imparcial de pedidos idênticos.).
DEONTOLOGIA JURÍDICA Ciência do que é justo e conveniente que o homem faça. Cuida dos deveres e direitos dos profissionais.
DIREITO É um sistema normativo, ou seja, um conjunto de normas que rege a vida em sociedade. Tal termo comporta as seguintes subdivisões: Direito Público, Privado e Social. **Para Kelsen, "o direito se constitui primordialmente como um sistema de normas coativas permeado por uma lógica interna de validade que legitima, a partir de uma norma fundamental, todas as outras normas que lhe integram". ***Para Miguel Reale "direito é a realização ordenada e garantida do bem comum, numa estrutura tridimensional bilateral atributiva".
Show full summary Hide full summary

Similar

Glossário de Direito Empresarial
Daniella Paulino
Direito Penal
ERICA FREIRE
Direito Civil
GoConqr suporte .
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Direito Tributário - Revisão
Maria José
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem
O que estudar para Exame da Ordem
GoConqr suporte .
Espécies de Agente Público
Gik
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .