Flash Card Fisio Resp Neo Ped

Description

Fisiologia Respiratória Flashcards on Flash Card Fisio Resp Neo Ped, created by Ane Laura on 29/03/2017.
Ane Laura
Flashcards by Ane Laura, updated more than 1 year ago
Ane Laura
Created by Ane Laura about 7 years ago
16
1

Resource summary

Question Answer
Por que na população pediátrica e neonatal, a IRA torna-se mais frequente? Devido às diferenças anátomo-fisiológicas que colocam o sistema respiratório infantil em desvantagem com o sistema respiratório adulto, deixando-o mais suscetível a falhas respiratórias. Não apenas pelo tamanho das estruturas, mas também por sua distribuição anatômica e maturidade fisiológica. Essas diferenças fazem com que as crianças sejam mais susceptíveis a desenvolver insuficiência respiratória aguda, por obstrução ao fluxo aéreo, fadiga muscular ou alterações na complacência e resistência pulmonar.
Como é feito a troca gasosa no feto? Antes do nascimento, os pulmões não são funcionais e o feto não realiza nenhuma troca gasosa direta com o meio ambiente. A placenta é que exerce esse papel.
Fases do desenvolvimento e crescimento pulmonar e suas principais características -> Embrionária 4 -7 semanas - Desenvolvimento das células das vias aéreas condutoras e alvéolos a partir do endoderma, - Separação da traquéia e esôfago, - Início da formação da artéria e das veias pulmonares.
Fases do desenvolvimento e crescimento pulmonar e suas principais características -> Pseudoglandular 7 -16 semanas Formação da vi a aérea condutora (23 a 27 gerações), - Vasos sanguíneos pequenos com pouco fluxo. Artérias pulmonares desenvolvem -se paralelamente à ramificação pulmonar, - Aparecimento dos linfáticos pulmonares, - Fechamento da cavidade pleuro-peritoneal.
Fases do desenvolvimento e crescimento pulmonar e suas principais características -> Canalicular 17 - 26 semanas - Proliferação dos vasos sanguíneos, Crescimento dos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos, - Diferenciação dos pneumócitos tipo I e II, - Formação dos corpos lamelares nas células do tipo II, - Formação do liquido pulmonar, para canalização das vias aéreas, - Aproximação dos capilares com o epitélio – barreira hematogasosa.
Fases do desenvolvimento e crescimento pulmonar e suas principais características -> Sacular 27 - 35 semanas - Aumento da superfície de troca gasosa, - Formação dos sáculos, - Crescimento da rede capilar, - Maturação do sistema surfactante.
Fases do desenvolvimento e crescimento pulmonar e suas principais características -> Alveolar 36 - gestação a termo - Aumento da superfície e volume pulmonar, - Redução do insterstício pulmonar, - Aparecimento dos poros de Konh, - Formação de 50 milhões de alvéolos – 3 a 4 m2 de ares de superfície gasosa.
Como é a estrutura anatômica das vias aéreas em crianças? Apesar do tamanho reduzido, a via aérea da criança é relativamente maior se comparada à via aérea de um adulto. A via aérea distal é relativamente mais estreita e não está totalmente formada na criança até 5 anos de idade, levando a um grande aumento na resistência da via aérea periférica nesta faixa etária.
Como é a traquéia em crianças? o suporte cartilaginoso da traquéia, essencial para a estabilidade da via aérea de condução, não se encontra totalmente desenvolvido na criança. Após o nascimento, esta cartilagem aumenta em número até os dois meses de idade e em área total durante toda infância. Esta relativa fraqueza do suporte cartilaginoso nos lactentes pode levar a uma compressão dinâmica da traquéia em situações associadas a um alto fluxo expiratório e aumento da resistência da via aérea, tais como: bronquiolite, asma, ou mesmo durante o choro.
Estrutura anatômica e funcional da caixa torácica Ao nascimento, as costelas são cartilaginosas e horizontalizadas, e a caixa torácica mais circular que no adulto. O esterno é mais maleável, e a musculatura intercostal e abdominal pouco desenvolvidas. A complacência da caixa torácica e o diâmetro ântero-posterior do tórax também são maiores, em relação ao adulto. A imaturidade da musculatura abdominal não favorece a tosse, deixando as vias aéreas do recém-nascido e lactentes jovens mais susceptíveis à obstrução por acúmulo de muco
Por que a Ventilação Colateral é Reduzida? No recém-nascido, os Poros de Kohn (interalveolares) e os Canais de Lambert (bronquíolo-alveolares) são ausentes, ou estão em menor número e tamanho, mas desenvolvem-se e aumentam com a idade. A ventilação colateral só começa a aparecer por volta dos 6 anos de idade, estando totalmente desenvolvida aos 13-15 anos.
O pulmão do recém-nascido pode ser considerado uma miniatura do pulmão de um adulto? Não, possui algumas semelhanças, porém, ainda sofrerá consideráveis alterações.
Os estágios do desenvolvimento e crescimento pulmonar em humanos são: Embrionário, Pseudoglandular, Canicular, Sacular e Alveolar.
Em relação à estrutura anatômica da via aérea infantil, é correto afirmar: * Apesar do tamanho reduzido, a via aérea da criança é relativamente maior se comparada à via aérea de um adulto. * A via aérea distal é mais estreita e não esta totalmente formada até os 5 anos. * A resistência é maior na via aérea distal, predispondo ao aumento do trabalho respiratório.
A respiração até o 6º mês de vida é: Predominantemente nasal.
Sobre a composição das fibras musculares do recém-nascido e lactente, é correto afirmar: Há um predomínio das fibras musculares do tipo II, glicolíticas. fibras de contração rápida, porém de pequena capacidade oxidativa e, portanto, menos resistentes a fadiga muscular. Assim, nos recém-nascidos e lactentes jovens, um aumento do trabalho respiratório leva mais precocemente à fadiga da musculatura respiratória.
A complacência pulmonar e torácica do recém-nascido está respectivamente: Diminuída e aumentada.
A ventilação colateral do recém-nascido está presente ao nascimento? Estão ausentes, ou em menor número e tamanho, mas aumentam com a idade.
Em qual estágio do desenvolvimento pulmonar há a maturação do sistema surfactante? Sacular 27 - 35 semanas
Quanto à resistência ao fluxo aéreo em crianças, lactentes e neonatos é correto afirmar que: * As narinas representam uma resistência de 11 a 41% ao fluxo aéreo total. * A respiração nasal predominante até o 6° mês de vida, torna o lactente mais suscetível a dificuldades respiratórias. * O menor calibre das vias aéreas inferiores leva a uma elevada resistência a passagem de ar, favorecendo o aparecimento de quadros obstrutivos.
Show full summary Hide full summary

Similar

FISIOLOGIA RESPIRATORIA
Catharine Mello
Fisiologia I
Marisa Silva
Conceitos básicos - Ventilação mecânica.
TIAGO dos Santos Passos
Fisiologia I
Luis Gabriel Rios
Fisiologia I
roberto martins
CHARACTERS IN OF MICE AND MEN
jessicasusanevans
The GoConqr Guide to End of Term Exams
Sarah Egan
1PR101 2.test - Část 2.
Nikola Truong
Study tips/hacks
Sarah Biswas
ASSD & PSBD QUESTION 2018 200
Dhiraj Tamang