GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Flashcards

Processo decisório

ProjetoA . Gestão de Pessoas Portuguese 11 cards

Cards in this deck (11)

  1. 1Processo DecisórioChiavenato (1999): a tomada de decisão e o processo de tomar decisões é tarefa característica do gestor de determinada área. É possível perceber que estudar o processo de tomar decisões ajuda a compreender o trabalho gerencial e a desenvolver as habilidades de administrador. A função do administrador não é exclusivamente tomar decisões, mas também, tomar providências para que o processo de decisão se realize de maneira eficaz. O processo de escolher o caminho mais adequado à organização também é conhecido como tomada de decisão, em que uma decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades, sendo tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades.
  2. 2Decisões nas organizaçõesprogramadas;
    não programadas;
  3. 3Decisões programadasRealizam-se por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, concedidas em um ambiente de certeza. Exemplos destas decisões são: políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão.
  4. 4Decisões não programadasNão têm regras para serem seguidas e não possuem processo específico a ser utilizado; podem ser conhecidas ou inéditas.
  5. 5Maneira como as decisões são tomadas nas organizaçõesOs tomadores de decisões geralmente fazem uso limitado de sua criatividade. As escolhas costumam ficar na área dos sintomas do problema e na proximidade da alternativa mais óbvia. Como observou recentemente um especialista em tomada de decisões, a maioria das decisões significativas é tomada mais por meio de julgamentos subjetivos do que por um modelo estabelecido de prescrições (ROBBINS, 2005).
  6. 6Tomada de decisão racionalBaseia-se totalmente em informações e não em sentimentos, emoções ou crenças infundadas sobre a situação e as escolhas que ela requer. A racionalidade pressupõe uma ordem lógica: se uma regra for criada, explicando quais passos devem ser seguidos, todos os problemas serão resolvidos (MAXIMIANO, 2004).
  7. 7Tomada de decisão intuitivaEm certas situações, a informação é tão insuficiente que a intuição se torna mais apropriada. Intuição é uma forma de percepção e aprendizagem. [...] A intuição nasce da experiência e de sentimentos a respeito dos estímulos, como a percepção de que uma pessoa está mentindo ou dizendo a verdade, pelo estudo de suas expressões faciais. A intuição também é útil para preencher espaços vazios de dados (MAXIMIANO, 2004).
  8. 8Modelos de decisãoDecisão consultiva;
    Decisão democrática;
    Decisão consensual;
  9. 9Decisão consultivaos membros participam apresentando opiniões (como consultores) e o líder toma a decisão, ou seja, faz a escolha do caminho a ser seguido, ou da alternativa a ser adotada (dentre as várias apresentadas);
  10. 10Decisão democráticasão passadas aos membros do grupo autonomia e autoridade para que eles mesmos façam a escolha, ou seja, tomem decisões. A decisão, normalmente, é tomada por voto da maioria.
  11. 11Decisão consensuala decisão é tomada por todos e, mesmo que alguém discorde ou ache que alguma alternativa seria melhor do que a escolhida, todos concordam em apoiar a decisão do grupo. Sobre esse modelo, é importante observar que as decisões consensuais, em geral, exigem maior tempo para que se chegue a essa “posição central” e comum a todos.

Information

Description
Gestão de Pessoas (Liderança) Flashcards on Processo decisório, created by ProjetoA . on 01/04/2017.
Created by
ProjetoA .
Views
3
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?