Avaliação da educação básica brasileira

Description

Flashcards on Avaliação da educação básica brasileira, created by Guilherme B. Plantz on 13/05/2017.
Guilherme B. Plantz
Flashcards by Guilherme B. Plantz, updated more than 1 year ago
Guilherme B. Plantz
Created by Guilherme B. Plantz almost 7 years ago
33
0

Resource summary

Question Answer
Políticas e Gestão da Educação Básica Profª.: Jussara Seidel Aluno: Guilherme Branco Plantz
Avaliação da Educação Básica brasileira
No Brasil a avaliação se dá de três formas diferentes: Avaliação pedagógica, Avaliação institucional e Avaliação em larga escala.
Avaliação pedagógica: No cotidiano escolar, nem todas as atividades que os alunos realizam são objeto de avaliação, embora muitas delas pudessem ser. É possível substituir as tradicionais provas por métodos de avaliação diversificados e mais adequados.
Exemplos de métodos de avaliação pedagógica: 1 - discussão e debate de temas e/ou problemas; 2 - atividades de pesquisa; 3 - trabalhos práticos; 4 - atividades físicas, de expressão plástica, musical e outras.
Avaliação institucional: A avaliação institucional deve ser diferenciada da avaliação pedagógica, mesmo que ambas estejam bastante relacionadas e sejam, inclusive, interdependentes. A avaliação institucional, deve sempre começar com questões de como os estudantes estão na escola: seu atendimento e senso de conexão com a escola, satisfação material, auto estima, senso de responsabilidade, crescimento cívico e social e outros atributos desejáveis ao longo da formação acadêmica.
A avaliação institucional pode ser atribuída à avaliação da aprendizagem, de currículo, de docentes, de políticas públicas, de programas, de projetos, etc.
Avaliação em larga escala: Estas avaliações são realizadas à nível federal e estadual/distrital. Ela tem como objetivo observar a real situação do sistema educacional do Brasil.
O indicador usado na avaliação da educação básica brasileira é o IDEB. Este indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do INEP e do SAEB.
O INEP é uma autarquia federal, cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro. Entre outras funções do INEP está o ENEM que é uma das maiores provas do mundo. O ENEM é uma prova que foi criada inicialmente para a avaliação dos alunos que concluíram o ensino médio nas escolas públicas e privadas do país e desta forma avaliar o sistema de ensino como um todo.
O SAEB é composto pelos seguintes processos:
A ANEB é realizada por amostragem das Redes de Ensino, em cada unidade da Federação e tem foco nas gestões dos sistemas educacionais. A ANREsc é mais extensa e detalhada que a ANEB e tem foco em cada unidade escolar. Por seu caráter universal, recebe o nome de Prova Brasil
A ANA - Esta avaliação, que deve ser aplicada anualmente, tem caráter censitário e avalia a qualidade, equidade e eficiência do ciclo de alfabetização das redes públicas. Para verificar a qualidade da alfabetização no brasil existe também a Provinha Brasil que é uma avaliação diagnóstica que visa investigar as habilidades desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras.
Referencias Bibliográficas: 1 -https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/metodos-e-praticas-de-avaliacao-pedagogica/34948 - Acessado em 13 de maio de 2017. 2 - http://escoladegestores.mec.gov.br/site/5-sala_planejamento_praticas_gestao_escolar/pdf/u2_eixo2_2.pdf - Acessado em 13 de maio de 2017. 3 - http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/viewFile/3220/2360 - Acessado em 13 de maio de 2017. 4 - http://portal.mec.gov.br/educacao-quilombola-/escolas/190-secretarias-112877938/setec-1749372213/18843-avaliacoes-da-aprendizagem - Acessado em 13 de maio de 2017 5 - http://www.faq.inf.br/educacao-basica/inep-mec-e-enem-qual-a-diferenca-e-o-que-faz-o-inep/ - Acessado em 13 de maio de 2017
Show full summary Hide full summary

Similar

Maths Quiz
Andrea Leyden
PHYSICS P1 1
x_clairey_x
Maths Revision
Asmaa Ali
GCSE AQA Physics - Unit 1
James Jolliffe
Chemistry (C3)
Amy Lashkari
Creating Mind Maps with GoConqr
Andrea Leyden
GCSE REVISION TIMETABLE
Sonia Christopher
chemsitry as level topic 5 moles and equations
Talya Hambling
1PR101 2.test - Část 12.
Nikola Truong
SFDC App Builder 1 (126-150)
Connie Woolard
Specific Topic 7.2 Timber
T Andrews