2º Guerra Mundial

Description

Segunda Guerra Mundial - João Gabriel
Gisela Assis Vidal
Flashcards by Gisela Assis Vidal, updated more than 1 year ago More Less
João Gabriel
Created by João Gabriel almost 9 years ago
Gisela Assis Vidal
Copied by Gisela Assis Vidal almost 7 years ago
39
5

Resource summary

Question Answer
Segunda Guerra Mundial
O que é? A segunda guerra mundial foi um conflito envolvendo a maioria das nações do Mundo e as mais potentes da Europa divididas em duas alianças militares: as do Eixo e os Aliados.
Causas: 1º Um dos principais motivos foi a ideia de Hitler de expandir seus territórios em função de obter recursos naturais (matéria-prima).
O sentimento revanchista que Hitler sentia de descumprir o Tratado de Versalhes e reconquistar territórios perdidos na primeira guerra.
Em 1 de setembro de 1939 o exército alemão invade a Polônia. Inglaterra e França declaram guerra à Alemanha dando início ao maior conflito bélico de todos os tempos.
Alianças Militares Aliados: USA, União Soviética, Inglaterra e França Eixo: Alemanha, Japão e Itália que tinham governos fascistas que tinham como objetivo dominar os que eles achavam que eram inferiores a eles.
O Facismo O Fascismo é uma forma de radicalismo autoritário nacionalista. Acreditavam que a democracia não podia resolver a crise econômica e precisavam de um líder para para com a bagunça dos grevistas, criminosos e desocupados.
O Nazismo Nazismo, conhecido oficialmente na Alemanha como Nacional-Socialismo. É a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler e adotada pelo governo da Alemanha de 1933 a 1945. Esse período ficou conhecido como Alemanha Nazista ou Terceiro Reich.
Ideias Fascistas: 1º Totalitarismo: o sistema fascista era antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo. Este líder podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar políticos ou representantes da sociedade.
Nacionalismo: entre os fascistas era a ideologia baseada na ideia de que só o que é do país tem valor. Valorização extrema da cultura do próprio país em detrimento das outras, que são consideradas inferiores.
Culto à força física: Nos países fascistas, desde jovens os jovens eram treinados e preparados fisicamente para uma possível guerra. O objetivo do estado fascista era preparar soldados fortes e saudáveis.
Ideias Nazistas: 1º A superioridade da Raça Ariana, defendida por Hitler quando dizia que o povo alemão era descendente de uma raça superior, que ele chama de Arianos, e que, por este motivo, tinha o direito de dominar as raças ditas “inferiores” por ele, tais quais os Judeus, os Eslavos, os Negros, etc.
E uma outra tese também muito divulgada era a do expansionismo, que dizia que o povo alemão deveria conquistar seu espaço “vital”, e isso deveria ser feito através da expansão militar de seu território.
Uma outra tese defendida por Hitler era a total submissão das pessoas ao Estado, o qual deveria ser soberano e incontestável, e era personificado na pessoa do Führer (chefe) que, fatalmente, era o próprio Hitler.
O Início O primeiro dia de setembro de 1939 é geralmente considerado o início da guerra, com a invasão alemã da Polônia; o Reino Unido e a França declararam guerra à Alemanha nazista dois dias depois.
Consequências: 1º O regime nazista foi responsável pela morte de cerca de 2 milhões de poloneses, 4 milhões de pessoas com problemas de saúde (deficientes físicos e mentais) e um número exorbitante de 6 milhões de judeus no massacre que ficou conhecido como Holocausto.
Os danos materiais também foram muitos, a guerra arrasou as nações perdedoras e outras envolvidas destruindo cidades inteiras e a vida de milhares de cidadãos.
Danos à Natureza Destruição dos meios de produção: campos arrasados, aumento no efeito estufa devido a fabricação de armas nucleares e instalações industriais destruídas.
Entrada dos Americanos A entrada dos EUA foi fator primordial para a vitória dos Aliados (Inglaterra, França, Rússia), os norte-americanos possuíam um forte e organizado exército e uma enorme capacidade bélica. A primeira vitória estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial aconteceu na Batalha de Midway em 1942, derrotando a marinha japonesa.
Hiroxima e Nagasáqui Em 1945 as tropas norte-americanas finalizaram a guerra utilizando pela primeira vez na história uma arma nuclear, a bomba atômica. Os EUA bombardearam as cidades de Hiroxima e Nagasáqui, deixando uma vasta destruição humana e natural com a radioatividade nuclear, selando uma nova fase na história da humanidade.
O Fim No lado do Oriente, os alemães foram completamente cercados por tropas soviéticas e exatamente no dia 22 de Abril de 1945 a cidade de Berlim foi tomada pelos russos. Enquanto que as tropas francesas junto com as tropas americanas flanquiavam os nazis pelo lado da , já salva, Itália. E no dia 30, Hitler cometeu suicídio. No dia 7 de Maio de 1945, o que restou do governo alemão simplesmente se rendeu. A guerra na Europa estava terminada.
Show full summary Hide full summary

Similar

II Guerra Mundial
GoConqr suporte .
II Guerra Mundial
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
República Velha
Vitor Gomes