Using code access permissions

Description

70-483 C# Flashcards on Using code access permissions, created by Thiago Russo on 23/05/2017.
Thiago Russo
Flashcards by Thiago Russo, updated more than 1 year ago
Thiago Russo
Created by Thiago Russo almost 7 years ago
1
0

Resource summary

Question Answer
o que é CAS (code access security) ? O .NET ajuda a proteger seus computadores de código malicioso através de um mecanismo chamado segurança de acesso ao código (CAS), ou code access security. Em vez de dar a cada aplicação plena confiança, os aplicativos podem ser restringidos aos tipos de recursos que possam acessar e as operações que podem ser executadas. Ao usar o CAS, o código é a parte ñ confiável, vc precisa pedir permissão para executar determinadas operações ou acessar recursos protegidos. O Common Language Runtime (CLR) impõe restrições de segurança em código gerenciado e garante que seu código tem as permissões corretas para acessar recursos privilegiados.
Cada código de permissão de acesso representa um dos seguintes direitos: ■ O direito de acesso a um recurso protegido, como um arquivo ■ O direito de executar uma operação protegida, como acessar código não gerenciado
CAS realiza as seguintes funções no .NET Framework: ■ Define permissões para acessar recursos do sistema. ■ Ativa código p/ exigir que seus chamadores tenham permissões específicas. Ex: uma biblioteca que expõe métodos q criam arquivos devem impor q seus chamadores tenham direito para a entrada/saída de arquivo. ■ Ativa código p/ exigir q seus chamadores possuam uma assinatura digital. Desta forma, o código pode se certificar de q ele só é chamado por chamadores de uma organização ou localização particular. ■ Força todas essas restrições em tempo de execução.
call stack o que é? e como o CAS trabalha com call stack? A pilha de chamadas (call stack) é uma estrutura de dados que armazena informações sobre todos os métodos ativos em um momento específico. Portanto, se seu aplicativo é iniciado no método principal e, em seguida, chama o método A, que chama o método B. Todos os 3 métodos estão na call stack (pilha de chamadas). Qdo o método B retorna, apenas a principal (Main)e o método A estão pilha de chamadas. CAS percorre a pilha de chamadas e verifica se cada elemento na pilha tem as permissões necessárias. Dessa forma, vc pode ter certeza que um método menos confiável n pode chamar algum código restrito através de um método altamente confiável.
Classes CAS A classe base para todas as coisas relacionadas com a CAS é System.Security.CodeAccessPermission. Permissões que herdam de CodeAccessPermission são permissões tais como FileIOPermission, ReflectionPermission, ou SecurityPermission. Ao aplicar uma dessas permissões, vc pergunta ao CLR se tem permissão para executar uma operação protegida ou acessar um recurso.
CAS de forma declarativa Exemplo
CAS de forma imperativa Exemplo
Show full summary Hide full summary

Similar

Porova teórica C# mod l
Cursos Professor Jonatã
Linguagem C#
Alex Araujo Furado
Prova teorica C# mo ll
Cursos Professor Jonatã
Entity framework - code first
José Fernandes
Flashcard Módulo 1 - XAMARIN LATINO AMERICA
Marcone Barbosa
Entity framework
José Fernandes
C# and ASP.NET
Kalebi Fiorentini
Linguagens de programação
Rodrigo Barbosa7452
Conceitos do ASP.NET CORE (Incompleto)
José Fernandes Rezende Neto
Dates and times .NET
Felipe Couto Viola
Fluxo Game UC 8
Lucas Coluzzo