Teoria das RI

Description

Concursos Públicos Política Internacional Flashcards on Teoria das RI, created by Liz Gandra on 05/06/2017.
Liz Gandra
Flashcards by Liz Gandra, updated more than 1 year ago
Liz Gandra
Created by Liz Gandra almost 7 years ago
21
1

Resource summary

Question Answer
Qual o objetivo principal dos funcionalistas? O objetivo principal dos funcionalistas era estudar o funcionamento das OI's e analisar como a criação das agências especializadas no tratamento de questões especificas das relações entre Estados poderia conduzir, gradualmente, ao aprofundamento da cooperação.
Qual o conceito geral da Interdependência Complexa de Keohane e Nye? A característica mais nova dessa política mundial em transição era a emergência de atores não-estatais desempenhando papeis às vezes mais relevantes que os Estados em decisões. Keohane e Nye acreditavam que não era mais possível estudar as ri olhando apenas para o comportamento dos Estados; era imprescindível incorporar os novos atores nos modelos de análise.
Quais os dois tipos de efeitos produzidos pela interdependência elencados por Keohane e Nye? Os autores distinguiram dois tipos de efeitos produzidos pela interdependência: • Sensibilidade: quanto maior a interdependência, maior a sensibilidade. • Vulnerabilidade: mede o custo das alternativas disponíveis para fazer frente mediante o impacto externo.
A Interdependência complexa tem três características centrais: 1 – existência de múltiplos canais de comunicação e negociação a) Contatos informais b) Diversidade de atores c) Organizações internacionais com um papel maior 2 – Agenda múltipla a) Diversidade de questões na agenda dos Estados b) Ausência de hierarquia entre os temas da agenda internacional c) Fronteira entre o doméstico e o internacional é difusa 3 – Utilidade decrescente do uso da força
De acordo com os teóricos liberais a interdependência pode ser fonte de conflitos, como resolvê-los? Agências. As OI serviriam para reduzir os custos da interdependência e criar condições favoráveis à cooperação, vista como o meio mais eficaz para lidar com os conflitos gerados. Essa nova abordagem das OI não encarava mais como ponto de partida o desejo imperativo de alcançar a paz e prosperidade.
Os realistas resgataram principalmente três autores clássicos que destacaram o internacional. Quais são e qual a principal ideia resgatada? - Tucídides: o medo de deixar de existir, leva os Estados a iniciarem a se engajarem em guerras. - Maquiavel: para sobreviver, o poder se faz necessário. - Hobbes: conceito de estado de natureza comparado com o estado de anarquia no sistema internacional.
Apesar da diversidade, algumas premissas podem ser consideradas comuns a todos os realistas. Quais são? - Centralidade do Estado, que tem por objetivo central sua sobrevivência; - a função do poder para garantir essa sobrevivência - Auto-ajuda: seja de maneira independente seja por meio de alianças - anarquia internacional.
Qual a corrente teórica de John Herz e sua principal contribuição? Ao passo que privilegiava o realismo, considerava que qualquer forma de realismo puro, sem um ideal, não seria sustentável no longo prazo. Portanto, Herz sustentava suas convicções sobre a necessidade de haver um projeto transformador da realidade, projeto que não aceitasse políticas de status quo, principalmente quando preservassem injustiças. Impõe-se, assim, uma dimensão ética importante em Herz, mesmo que fosse submetida ao pragmatismo do poder e da sobrevivência. Nisso, Herz não difere nem de Carr nem de Morgenthau. Deixou como herança o conceito que chamou de Dilema de Segurança
Quais as três principais influencias da revolução behaviorista dos anos 70 nas teorias das relações internacionais? . Três consequências para a disciplina podem ser destacas. A primeira é uma maior influência dos métodos quantitativos na análise das RI, como no caso do projeto Correlates of War - COW Project, cujo objetivo tem sido estabelecer um conhecimento estatístico-histórico sobre o fenômeno da guerra. O segundo é uma maior influência para outras áreas de conhecimento, particularmente das ciências exatas. Assim, alguns passaram a raciocinar na área de RI em termos de sistemas e subsistemas, inputs e outputs. A terceira consequência é, no entanto, a principal marca do debate behaviorista nas RI. Trata-se do debate sobre níveis de análise.
Show full summary Hide full summary

Similar

Atualidades 2018
Lívia Rosas
Direitos Humanos
laishenrique
Teoria das Relações internacionais - 4° Debate
Brenda Bremer
Interdependência Complexa
Nicole Megale
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Raquel Bragança
UNASUL - história
Letícia Carvalho
Conferências pré-ONU
laishenrique
Teorias da RI
Liz Gandra