Legislação sobre medicamento de referência, genérico e similar

Description

Sobre a lei 9.787/ 1999; RDC n°58/2014; RDC n° 17/2007; RDC n° 16/2007
Jéssica Queiroz
Flashcards by Jéssica Queiroz, updated more than 1 year ago
Jéssica Queiroz
Created by Jéssica Queiroz almost 7 years ago
32
0

Resource summary

Question Answer
RDC N° 58/2014 O que diz o art. 2° da RDC n° 58/2014? "Será considerado intercambiável o medicamento similar cujos estudos de equivalência farmacêutica, biodisponibilidade relativa/bioequivalência ou bioisenção tenham sido apresentados, analisados e aprovados pela ANVISA."
RDC N° 17/2007 De que se trata a RDC 17/2007? Aprova o Regulamento Técnico para registro de Medicamento Similar.
RDC N° 17/2007 O que é biodisponibilidade relativa/ bioequivalência? "Quociente da quantidade e velocidade de princípio ativo que chega à circulação sistêmica a partir da administração extravascular de um preparado e a quantidade e velocidade de princípio ativo que chega à circulação sistêmica a partir da administração extravascular de um produto de referência que contenha o mesmo princípio ativo." ( BR = QV similar/ QV do referência)
RDC N° 17/2007 O que é equivalentes farmacêuticos? São med. que contêm o mesmo fármaco, na mesma quant. e forma farmacêutica, podendo ou não conter excipientes idênticos. Devem cumprir com as mesmas especificações atualizadas da Farmacopéia Brasileira e, na ausência destas, com as de outros códigos autorizados pela legislação vigente ou, ainda, com outros padrões aplicáveis de qualidade.
RDC N° 17/2007 O que é medicamento de referência? "Medicamento inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro."
RDC N° 17/2007 O que é medicamento similar? Aquele que contém o mesmo ou os mesmos PA, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equiv. ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.
RDC N° 17/2007 O medicamento similar é intercambiável? Estes produtos não são intercambiáveis por lei.
RDC N° 16/2007 De que se trata a RDC 16/2007? Aprova o Regulamento Técnico para registro de Medicamento Genéricos.
Lei 9.787/1999 De que se trata a lei 9.787? Medicamentos genéricos: vigilância sanitária, estabelece o medicamento genérico e utilização de nomes genéricos
Show full summary Hide full summary

Similar

Hitler's rise to Chancellorship Jan '33
Simon Hinds
GCSE PE - 1
lydia_ward
1. Weimar Republic: its early problems and achievements
ShreyaDas
Family & Households
caryscallan
GCSE Foundation Maths Revision
Mia Jones
Physics equations GCSE
Mia Jones
BIOLOGY HL DEFINITIONS IB
Luisa Mandacaru
OCR AS CHEMISTRY A DEFINITIONS
awesome.lois
Natural Law
Rachel Wallace
Business Management & Strategy PHR Study Guide
Cari Hawthorne