01. Estrutura do Gerenciamento de Projetos (Caps 1, 2 e 3 do PMBOK)

Description

Preparatório - PMP Flashcards on 01. Estrutura do Gerenciamento de Projetos (Caps 1, 2 e 3 do PMBOK), created by Diego Fernando Messias on 22/06/2017.
Diego Fernando Messias
Flashcards by Diego Fernando Messias, updated more than 1 year ago
Diego Fernando Messias
Created by Diego Fernando Messias almost 7 years ago
5
1

Resource summary

Question Answer
Qual é a definição de um PROJETO? Temporário; Cria um produto, serviço ou resultado único.
O que é trabalho operacional? Trabalho rotineiro para sustentar os negócios e os sistemas da organização.
Qual é a definição de um PROGRAMA? Programa é um grupo de projetos inter-relacionados, gerenciados de maneira coordenada.
Qual é a definição de um PORTFÓLIO? Portfólio é um grupo de programas, projetos individuais e trabalho operacional relacionado para alcançar uma meta empresarial estratégica específica.
O que é gerenciamento organizacional de projetos (OPM)? Quais são seus benefícios? OPM é uma estrutura que mantém a organização focada em sua estratégia geral. Benefícios: Fornecer orientação sobre como portfólios, programas, projetos e outros trabalhos organizacionais devem ser priorizados, gerenciados, executados e medidos para melhor alcançar as metas estratégicas da empresa.
O que é OPM3®? É um modelo do PMI elaborado para ajudar as organizações a determinar seu nível de maturidade em gerenciamento de projetos.
O que é um escritório de projetos (PMO)? É um departamento que centraliza e padroniza o gerenciamento de projetos.
Quais são os 3 formatos possíveis para um PMO? Suporte Controle Diretivo
O que são restrições de projeto? Tempo Custos Riscos Escopo Qualidade Recursos Satisfação do cliente As restrições são usadas para ajudar a avaliar demandas concorrentes.
Quais são as partes interessadas do projeto? Qualquer um cujos interesses possam sofrer impactos positivos ou negativos com o projeto, incluindo: • Gerente de projetos • Cliente • Patrocinador • Organização executora • Outros departamentos ou grupos dentro da organização • Membros da equipe • Gerentes funcionais ou operacionais dos membros da equipe • Fornecedores • Fontes de financiamento • Usuários finais • PMO
Quais são as 3 formas primárias da estrutura organizacional? Funcional Por Projeto Matricial
O que é uma organização Funcional? A organização é agrupada por áreas de especialização (por exemplo, contabilidade, marketing).
O que é uma organização por projeto? A organização é agrupada por projeto; A equipe não tem departamento ao qual voltar no fim do projeto; O gerente de projetos tem controle total dos recursos.
O que é uma organização Matricial? Uma combinação de organização funcional e por projeto, na qual os membros da equipe têm dois chefes (o gerente de projetos e o gerente funcional).
O que é uma organização Matricial Forte? Uma organização matricial na qual o equilíbrio do poder repousa no gerente de projetos, não no gerente funcional.
O que é uma organização Matricial Fraca? Uma organização matricial na qual o equilíbrio do poder repousa no gerente funcional, não no gerente de projetos.
Qual papel o gerente de projetos pode exercer em uma matriz fraca? Um facilitador do projeto ou coordenador do projeto.
O que é uma organização Matricial Balanceada? Uma organização matricial na qual o poder é igualmente equilibrado entre o gerente de projetos e o gerente funcional.
O que é uma organização baseada em projetos? Uma estrutura temporária de projetos criada para evitar qualquer obstáculo inerente na estrutura existente da organização (seja funcional, por projeto ou matricial).
O que são fatores ambientais da empresa? Quando eles são usados? São a cultura e os sistemas existentes da organização com os quais o projeto terá de lidar ou poderá usar. Eles são usados durante o processo de gerenciamento de projetos.
O que são ativos de processos organizacionais? Quando eles são usados? Processos e procedimentos da empresa; Informações históricas; Lições aprendidas; Eles são usados durante o processo de gerenciamento de projetos.
O que são informações históricas? Registros de projetos anteriores, incluindo lições aprendidas, usados para planejar e gerenciar projetos futuros. Registros do projeto atual que se tornarão parte dos ativos de processos organizacionais.
O que é um sistema de informações de gerenciamento de projetos? O sistema automatizado para enviar e acompanhar mudanças, bem como monitorar e controlar as atividades do projeto.
O que as lições aprendidas descrevem? O que deu certo, o que deu errado e o que seria feito de modo diferente se o projeto pudesse ser refeito.
Como as lições aprendidas são usadas? Usadas no planejamento do projeto; Usadas por outros projetos no futuro.
O que são dados de desempenho do trabalho? Medidas e detalhes sobre atividades coletadas durante o trabalho do projeto (execução).
O que são informações sobre o desempenho do trabalho? Dados de desempenho do trabalho analisados para assegurar que estão em conformidade com o plano de gerenciamento do projeto e para avaliar o que eles significam para o projeto como um todo.
O que são relatórios de desempenho do trabalho? Informações sobre o desempenho do trabalho organizadas em relatórios que são distribuídos para as partes interessadas.
O que é um ciclo de vida de um produto? O ciclo de vida de um produto desde a concepção até a sua retirada do mercado.
O que é o ciclo de vida de um projeto? É o que você precisa fazer para TERMINAR o trabalho (produzir as entregas do projeto). Varia de acordo com o tipo de produto, setor e as preferências da organização.
Descreva um projeto baseado nos planos. Tem um ciclo de vida preditivo no qual o escopo, o cronograma e os custos são determinados em detalhes anteriormente no ciclo de vida do projeto, antes de o trabalho iniciar a produção das entregas do projeto.
Descreva um projeto baseado nas mudanças. Usa ciclos de vida iterativos, incrementais ou adaptativos (ágeis); Possui vários níveis de planejamento inicial do escopo, cronograma e custos.
O que é o processo de gerenciamento de projetos? Quais esforços estão incluídos nesse processo? O que é necessário fazer para GERENCIAR o trabalho. Inclui os esforços de gerenciamento de: • Iniciação • Planejamento • Execução • Monitoramento e controle • Encerramento
O que ocorre durante o grupo de processos de iniciação? Autorização formal de um projeto ou uma fase; O gerente de projetos detém a autoridade e as informações necessárias para iniciar o projeto; As partes interessadas são identificadas e analisadas; A visão do projeto é criada.
O que ocorre durante o grupo de processos de planejamento? Determina-se se os objetivos do projeto, declarados no termo de abertura do projeto, podem ser alcançados; Determina-se como o projeto será realizado.
O que ocorre durante o grupo de processos de execução? O trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto é terminado para atender aos objetivos do projeto.
O que ocorre durante o grupo de processos de monitoramento e controle? O desempenho do projeto é medido em relação ao plano de gerenciamento do projeto; Variações são determinadas e abordadas; Solicitações de mudanças são aprovadas, inclusive ações corretivas e preventivas e reparo de defeitos.
O que ocorre durante o grupo de processos de encerramento? A aceitação do produto final do projeto é obtida e documentada; As lições aprendidas são terminadas; Arquivos são indexados e arquivados.
Qual grupo de processos deve ser terminado em uma certa ordem? Planejamento é o único grupo de processos com uma ordem estabelecida.
O que significa "entrada"? "O que preciso fazer antes de..."
O que significa "saída"? "O que terei quando terminar..."
Show full summary Hide full summary

Similar

'The Merchant of Venice' - William Shakespeare
cian.buckley
Spanish: Talking About Everyday Things
Niat Habtemariam
A-level Sociology Quiz
Chuck Amobi
History of Medicine: Ancient Ideas
James McConnell
CHEMISTRY C1 5
x_clairey_x
Forces and their effects
kate.siena
The Cold War: An Overview_2
Andrea Leyden
Test your English grammar skills
Brad Hegarty
Mitosis
Selam H
Photosynthesis and Respiration
Jessica Phillips
Core 1.10 Polymers (Plastics)
T Andrews