As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade

Description

Resumo da aula 3 da unidade II do curso de POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade
Natália  Cardoso
Flashcards by Natália Cardoso, updated more than 1 year ago
Natália  Cardoso
Created by Natália Cardoso over 6 years ago
36
1

Resource summary

Question Answer
As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade
O que é avaliar? Podemos considerar que avaliar significa atribuir valor, ou seja, valorar alguma coisa
Função da Avaliação Conforme Mésaros: Produção das qualificações necessárias ao funcionamento da economia. Formação de quadros e elaboração dos métodos para um controle político.
Formas de Avaliação
Avaliação Pedagógica Tem como referência uma relação direta, professor-aluno e permite a introdução de mais de um instrumento de avaliação.
Avaliação Institucional É aquela em que a escola se avalia.
Avaliação em Larga Escala Pretende ter uma visão macro do sistema educacional. No Brasil as avaliações em larga escala são realizadas predominantemente no nível federal e estadual/distrital, gerando a ideia de que todo o sistema foi avaliado a partir de um instrumento único.
O que é IDEB Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. É um indicador de metas a serem atingidas. Uma meta tem por definição um objetivo que se quer atingir em um prazo determinado.
Requisitos para o Calculo do IDEB Taxa de rendimento escolar (aprovação) e média de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).
Avaliação Nacional da Educação Básica – ANEB Tem como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira. É realizada de forma amostral entre alunos do 5º ano do ensino fundamental, 9º ano do ensino fundamental e 3º do ensino médio tanto do ensino privado, quanto do ensino público
Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – ANREsc Prova Brasil Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. É uma avaliação censitária que abrange o ensino de todos os entes da federação no 5º ano do ensino fundamental e no 9ºano do ensino fundamental
Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA *Incorporado ao Sistema Nacional de Avalição da Educação Básica (SAEB) Tem como objetivo principal avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. É uma avaliação censitária que engloba os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas.
Bibliografia: Site: http://www.rizomas.net Site: portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb Site: portal.mec.gov.br
Show full summary Hide full summary

Similar

Avaliação de Alunos
Alessandra S.
Avaliação de Alunos em preparação para Vestibular e Enem
Alice Sousa
Avaliação de aprendizagem em EaD
Tais Bressane
Avaliação de Handebol
fekhouri
Climas
tomaz.jm
Atletismo 7ºano - 2017
Equipe Educação Física
Avaliação de Voleibol
fekhouri
Embriologia
Lucia Grande Conrado
USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: perspetiva do processo ensino aprendizagem
Deyse Cristina Frizzo Sampaio
Avaliação Teórica - Sistemas Operacionais
niltonoliveira
Prova para Estudos
felixtec