GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Flowchart

Mapa conceitual didática

Andrea Lais Portuguese

Flowchart content

  1. Didática

  2. saber, fazer, saber fazer, e saber sensível;

  3. um corpo de conhecimentos sobre o ensino, visando a ensinar algo a alguém

  4. É o que compõe o professor: o saber fazer

  5. Ensino

  6. Mais do que mera transmissão de material e exercitação de habilidades, deve conduzir ao encontro formativo.

  7. Formativo

  8. Prescritivo e Instrumental

  9. Deve estar refletido nos planos e programas docentes

  10. os conteúdos didáticos que indique ao aluno o caminho da autoformação e, desperte nele a aspiração cultural que repercutirá através de toda a vida, para além da escola

  11. pedagogia com conteúdos e métodos tradicionais

  12. Aprendizagem

  13. Trabalho docente

  14. Atuação do professor no ato educativo [...], mediando os processos pelos quais o aluno se apropria ou se reapropria do saber de sua cultura e o da cultura dominante [..] cientificamente elaborado.

  15. Instrução

  16. Forma de organização intencional do processo de apropriação. Implicados no ensino (o que o professor faz) e a aprendizagem (o que o aluno faz). O ensinar por meio da atuação de outra pessoa no processo de aprendizagem.

  17. Campo científico interdisciplinar cujo objeto é o ensino orientado para a aprendizagem e cujo propósito é prover a organização adequada da atividade de ensino e aprendizagem com vistas ao desenvolvimento de capacidades intelectuais e formação da personalidade integral dos alunos.

  18. Ideia central da Didática-Ensino e aprendizagem

  19. relação do aluno com o processo de conhecimento, (mudança, de reorganização e enriquecimento)

  20. Instrumental

  21. neutro, limita-se a desvelar o conteúdo ideológico conservador e veiculador de uma visão acrítica, descontextualizada e idealizada da escola e do processo pedagógico

  22. Fundamental

  23. assume a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e coloca a articulação das três dimensões, técnica, humana e política

  24. Universidade de pesquisa

  25. Universidade de Serviço

  26. os professores e os estudantes formam grupos - comunidades - de pesquisadores

  27. O professor universitário incorpora traços e características de uma profissão e da profissionalização

  28. Universidade

  29. Espaço de inovação

Information

Description
Flowchart on Mapa conceitual didática, created by Andrea Lais on 13/11/2019.
Created by
Andrea Lais
Views
1
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?