A Hora da Estrela - Clarice Lispector

Description

Enem 2014 Análises literárias Mind Map on A Hora da Estrela - Clarice Lispector, created by Cássia Vieira on 26/06/2014.
Cássia Vieira
Mind Map by Cássia Vieira, updated more than 1 year ago
Cássia Vieira
Created by Cássia Vieira almost 10 years ago
510
1

Resource summary

A Hora da Estrela - Clarice Lispector
  1. Escola literária

    Annotations:

    • Modernismo, 3ª geração  
    • Em "A Hora da Estrela", ficam visíveis algumas das principais características dos autores da terceira fase modernista no Brasil (posteriores aos romances regionalistas), como a utilização de análise psicológica mais aprofundada dos personagens, que revela, por meio da narrativa interior, o fluxo de consciência e o intimismo. No plano formal, há a preocupação por uma linguagem mais elaborada, uso inusitado da pontuação, ou mesmo sua ausência, as metáforas e a metalinguagem.  
    1. Ano de publicação

      Annotations:

      • 1977
      1. Gênero

        Annotations:

        • romance psicológico
        1. Local

          Annotations:

          • Rio de Janeiro
          1. Narração

            Annotations:

            • 1ª pessoa - narrador onisciente  
            1. Obs!!!

              Annotations:

              • A obra possui uma peculiaridade: antes do início da narrativa, há, na primeira página, o título do livro, seguido de 13 outros títulos, inclusive um repetido, além da assinatura manuscrita de Clarice. 
            2. Temática

              Annotations:

              •  O tema gira em torno de questionamentos dos valores da sociedade moderna, do papel social do artista contemporâneo e da própria existência humana.  
              1. Clarice Lispector

                Annotations:

                • Nasceu na Ucrânia mas, ainda pequena, mudou-se com a família para o Recife (PE). Mais tarde, órfã de mãe, veio para o Rio de Janeiro, onde estudou Direito. No contexto danova fase da  literatura, Clarice se destaca pelos romances de caráter introspectivo, com tendências fortíssimas ao psicológico e ao metafísico.
                1. Principais personagens

                  Annotations:

                  • Macabéa é a personagem central da narrativa. Nordestina (alagoana) de 19 anos, é criada pela tia beata que batia muito nela. Vem para o Rio de Janeiro onde consegue um emprego de datilógrafa. Macabéa é completamente alienada. Ela não sabe de nada,não quer pensar, é feia e mora em uma pensão em companhia de quatro moças.
                  • Olímpico de Jesus é o primeiro (e único!) namorado de Macabéa. Também era nordestino e queria ser muito rico, um dia. E um dia queria também ser deputado. Procurava ascensão social a qualquer preço, seja por roubo ou por crime de morte.  
                  • Rodrigo S. M. é o narrador-personagem da história. Ele tem domínio absoluto sobre o que escreve. Inclusive sobre a morte de Macabéa, no final.
                  • Glória é única amiga de Macabéa. Trabalham juntas. Ela rouba Olímpico de Macabéa. E recomenda Macabéa a ir na Madama Carlota , a cartomante que prevê o futuro reluzente de Macabéa.
                  1. Por que Clarice optou-se,nesse romance,se transformar em um narrador masculino?

                    Annotations:

                    • Talvez Clarice tenha optado por se tornar um narrador masculino para  poder ser mais agressiva e menos sentimental, o que caracterizaria uma ironia da autora em relação à condição da mulher na sociedade, vista normalmente como um ser frágil. 
                    1. Desfecho do romance.

                      Annotations:

                      • O final da história é igualmente desolador: Macabéa descobre estar doente, com início de tuberculose; vai até uma cartomante, que lhe ilude, dizendo-lhe que teria um futuro maravilhoso. Ao sair da casa da cartomante, é atropelada, várias pessoas vêm ver o ocorrido, um vizinho acende uma vela e coloca-a ao lado do corpo; depois a moça morre. O que temos que perceber é que esse final justifica o título do livro: Macabéa, a jovem que sonhava em ser igual a Marylin Monroe e sempre fora invisível aos olhos da sociedade, tem agora seu momento sublime: a morte é representada como o trecho mais importante e belo da vida de cada ser humano, e então a transição ocorre — Macabéa é enxergada pela sociedade. É a hora de a estrela brilhar. 
                    2. Tempo

                      Annotations:

                      • O tempo da narrativa, apesar de apresentar alguns flashbacks, mostra-se cronológico e linear, mas não identifica o ano em que ocorre (provavelmente anos 1960 ou 1970).  
                      1. Estrutura da obra

                        Annotations:

                        • A estrutura da obra tem três grandes eixos narrativos e simultâneos, o que torna o enredo fragmentado e quebra a tradicional construção linear. A primeira narrativa tem Rodrigo S.M. relatando a história de Macabéa; a segunda mostra o narrador falando das próprias experiências e do drama existencial que vive; na terceira,vemos o próprio processo de construção da obra, o que caracteriza a metalinguagem.  
                        1. Enem!!!!!!!

                          Annotations:

                          • Saber o estilo da autora, isto é, observar sua linguagem moderna, marcada de metáforas, de frases anômalas, de comparações e de associações inusitadas e surpreendentes que conduzem o leitor às profundezas do ser, isto é, o próprio fluxo de consciência, recurso muito explorado em seus livros. Outro componente decisivo da produção literária de Clarice Lispector é a epifania(revelação), o momento da iluminação, da tomada de consciência, em que a personagem é alçada a um altiplano no qual se torna capaz de vislumbrar aspectos nunca antes percebidos da existência e de si mesmo. ncia0� ev����-erceira, vemos o próprio processo de construção da obra, o que caracteriza a metalinguagem.  
                          Show full summary Hide full summary

                          Similar

                          Food Chains and Food Webs Quiz
                          Selam H
                          The Cold War
                          dottydiva96
                          Essay Writing: My Essay Plan
                          Andrea Leyden
                          AS Pure Core 1 Maths (AQA)
                          jamesmikecampbell
                          Of Mice and Men
                          becky_e
                          Hitler's Chancellorship
                          c7jeremy
                          An Inspector Calls: Sheila Birling
                          Rattan Bhorjee
                          AQA A2 Biology Unit 4: Populations
                          Charlotte Lloyd
                          Macbeth Essay Notes
                          Mel M
                          New GCSE Maths
                          Sarah Egan
                          Core 1.12 Timbers blank test
                          T Andrews