CIÊNCIAS HUMANAS

Description

Mind Map on CIÊNCIAS HUMANAS, created by RENNAN FERNANDO on 18/09/2017.
RENNAN FERNANDO
Mind Map by RENNAN FERNANDO, updated more than 1 year ago
RENNAN FERNANDO
Created by RENNAN FERNANDO over 6 years ago
16
1

Resource summary

CIÊNCIAS HUMANAS
  1. Sociologia - é o campo do conhecimento que estuda objetivamente as relações, conscientes ou inconscientemente, entre as pessoas que vivem em uma comunidade ou sociedade. Genericamente, há dois campos da sociologia: -Sociologia do conhecimento: que analisa as condições sociais em que se produzem os conhecimentos. -Sociologia econômica: estuda os sistemas econômicos das instituições e das leis como resultados das relações entre os indivíduos que vivem em sociedade.
    1. Antropologia- é uma ciência tardia que surgiu, se constituiu disciplina científica, em meados do século XIX a partir das descobertas de Darwin e sua teoria evolucionista quando se concretizava na elaboração de teorias sobre a evolução do homem, sua sociedade e cultura. Com o tempo os estudos sobre o homem ganham fama, os cientistas começaram a se interessar pelos grupos humanos primitivos e seus costumes, cultura e característica, passando a entender o homem não mais como uma criação de Deus, e sim da natureza.
      1. Dificuldades dos métodos- essas dificuldades foram apresentadas para diferenciar as ciências humanas das ciências da natureza.
        1. Complexidade - é inerente aos fenômenos humanos (psíquicos, sociais ou econômicos), que resistem às tentativas de simplificação.
          1. Experimentação- não é que seja impossível, mas é difícil identificar e controlar os diversos aspectos que venham influenciar o comportamento humanos.
            1. "Matematização" - depois da passagem da física aristotélica para a física clássica de Galileu, supôs que a ciência seria perigosa quanto mais fosse matematizável seria problemático em relação às ciências humanas que possui fenômenos qualitativos.
              1. Subjetivismo - as ciências da natureza aspiram a objetividade que consiste na separação radical entre o sujeito e o objeto no processo de conhecimento; na capacidade de lançar hipóteses testáveis por todos e não envolvimento emocional e intelectual do cientista.
                1. Liberdade - propõe o determinismo, ou seja, em tudo podemos procurar uma causa. A natureza é regular, quanto aos acontecimentos, e por isso é possível prever o acontecimento de um fenômeno.
                2. Diversidade de métodos
                  1. Naturalista - As ciências humanas sofreram influência da teoria positivista de Auguste Comte, pois já dizia que o homem é desprovido de livre- árbitro
                    1. Humanista/ Hermenêutica - Colocava o homem como centro do pensamento filosófico, por ser muito nacionalista.
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Simulado ENEM - Ciências humanas
                    Nathalia - GoConqr
                    Industrialização e Economia Brasileira
                    Jaycee Felix
                    GÊNESIS
                    Caio Hermínio
                    SIMULADO DE CIÊNCIAS HUMANAS
                    Iasnaia Argôlo
                    Quiz sobre questões do enem
                    monalizapereiira
                    Pré-História
                    Bruna Goes
                    CIÊNCIAS HUMANAS
                    REBECCA MOURA
                    Industrialização e Economia Brasileira
                    elisete kasper
                    Industrialização e Economia Brasileira
                    elisete kasper
                    Industrialização e Economia Brasileira
                    Rogério Coli