5 C's de Chris Gardner

Description

“Nenhum vento sopra a favor dos que não sabem para onde estão indo”. Se você não tem uma ideia clara do que quer e para onde está indo, as chances de ter sucesso são muito pequenas. Agora, quando você tem clareza do que quer, toda a sua energia se canaliza para realizar seu plano, ao invés de ficar dividida, que é o que acontece quando estamos em dúvida sobre alguma coisa. Não existe sucesso sem clareza de propósito.
Ada Silva
Mind Map by Ada Silva, updated more than 1 year ago
Ada Silva
Created by Ada Silva over 6 years ago
21
0

Resource summary

5 C's de Chris Gardner
  1. Claro
    1. “Nenhum vento sopra a favor dos que não sabem para onde estão indo”. Se você não tem uma ideia clara do que quer e para onde está indo, as chances de ter sucesso são muito pequenas. Agora, quando você tem clareza do que quer, toda a sua energia se canaliza para realizar seu plano, ao invés de ficar dividida, que é o que acontece quando estamos em dúvida sobre alguma coisa. Não existe sucesso sem clareza de propósito.
    2. Conciso
      1. Se você precisa de muito tempo para explicar seu plano, você não tem um bom plano. Quando você tem clareza do que quer, é possível criar um plano simples, conciso. A definição da palavra Conciso é: reduzido ao essencial; em poucas palavras (diz-se de escritos, ideias, discurso etc.); preciso, sucinto, resumido.
      2. Convincente
        1. Na verdade a palavra usada pelo Chris em inglês é “Compelling”, que é muito mais do que convincente. Algumas vezes na hora de traduzir uma palavra perdemos um pouco do significado dela, porém vou tentar aqui mostrar o tamanho do poder da palavra Compelling, e então você entenderá porque seu plano precisa conter essa qualidade. A definição da palavra Compelling em inglês é essa: evoking interest, attention, or admiration in a powerfully irresistible way. Not able to be refuted; inspiring conviction. Se você ainda não lê em inglês (corrija isso o mais rápido possível), Compelling é algo que desperta o interesse, atenção, ou admiração de um jeito poderosamente irresistível. Além disso, é algo irrefutável ou que inspira convicção. Em outras palavras, seu plano precisa ser, ao menos pra você, poderosamente irresistível, irrefutável, e que inspira convicção.
        2. Consistente
          1. Aqui a palavra consistente é no sentido de solidez. Precisa ser um plano que realmente tenha fundamento, que seja factível, possível de ser executado. Não adianta tentar transformar um sonho em um plano impossível. Seu plano precisa ser realizável.
          2. Comprometido
            1. Aqui talvez esteja o real segredo do sucesso de um plano. Apesar de a tradução pecar um pouco, ter um plano “Comprometido” é na verdade ter um compromisso com o seu plano. Você precisa estar absolutamente compromissado a cumprir cada etapa do seu plano. Sabe por que? Porque nem tudo vai dar certo, as coisas vão ficar difíceis, você vai pensar em desistir, as pessoas ao seu redor vão dizer que não vai dar certo… E quanto maior e mais ousado for o seu plano, mais dificuldades você vai encontrar. É nessa hora que você é testado no nível de compromisso que tem com o seu plano.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Fotossíntese
            Marcio Mattos
            KEE2
            harrym
            Definitions to Learn in Music
            Rosa Brookes
            Blood brothers-Context
            umber_k
            Dier (Onderdeel plant&dier toets)
            samanthabirdsall
            The Rise of the Nazis
            absterps18
            Cognitive Psychology Key Terms
            Veleka Georgieva
            IB SL Biology: Cell Division
            mcgowan-w-10
            GCSE PE
            alexis.hobbs99
            Stave One - A Christmas Carol
            hannahshields58
            FV modules 1-4 infinitives- ENTER ENGLISH
            Pamela Dentler