Historia da ed fisica no Brasil 'Lucas

Description

lucas
Marcela Barboza  Barboza
Mind Map by Marcela Barboza Barboza, updated more than 1 year ago
Marcela Barboza  Barboza
Created by Marcela Barboza Barboza over 6 years ago
20
0

Resource summary

Historia da ed fisica no Brasil 'Lucas
  1. XIX haviam pontos paradoxais em relação à gradativa implantação da Educação Física na organização social brasileira.
    1. O primeiro aspecto estava relacionado ao fato de que nesta época ainda existia um grande preconceito em relação às atividades físicas, devido ao fato de que estas estavam relacionadas ao trabalho escravo.
      1. Conforme Soares (1994), outro fator que merece menção é o de que nas propostas das ginásticas européias, que eram à base da Educação Física brasileira, era dada uma ênfase aos exercícios voltados a mulher (era considerado imoral).
        1. Gondra (2004) relata o fato de que no Rio Janeiro, na segunda metade do século XIX, ocorria um intenso movimento de êxodo rural, onde parcelas da população se deslocavam para o centro urbano em busca de trabalho.
          1. Os indivíduos chegavam à cidade, robustos e corados e, em pouco tempo, ficavam pálidos, fracos e indolentes.
            1. Moraes (1997) corrobora com Gondra (2004), afirmando que as populações urbanas passaram a sofrer de males que antes não eram vistos nas populações rurais (grandes surtos epidêmicos, febres, infecções)
              1. as grandes concentrações de pessoas em pequenos espaços mau higienizados, e a falta da atividade física natural, que a vida urbana trazia, causavam toda aquela perda da saúde e da condição física.
                1. Para as meninas, futuras mães de família, responsáveis pelas gerações vindouras e pela conseqüente prosperidade nacional, a Educação Física deveria ser suave e feminina. No caso dos meninos as atividades físicas deveriam ser viris, militarizadas e voltadas ao desenvolvimento da agilidade, da disciplina, da competitividade, do patriotismo e da obediência.
                  1. Com base em Paiva a Educação Física no Brasil, assim como na Europa, surge da articulação entre as instituições: pedagógicas, médicas e militares.
                    1. No início do século XX, a Educação Física passa a ser discutida não só como uma forma de prevenção da saúde pública, mas também como uma maneira de melhorar e eugenizar a raça brasileira.
                      1. A Educação Física se desenvolveu como uma das medidas a serem aplicadas à população considerada regenerável.
                        1. As escolas deveriam se preocupar em ter, no seu estabelecimento de ensino, um professor voltado ao desenvolvimento intelectual e moral e outro destinado a estimular o desenvolvimento físico3
                          1. Já nos pareceres de Rui Barbosa, de 1883, sobre as reformas do ensino no Brasil, aparece em destaque à idéia de que, deveria ser fundada uma escola normal de ginástica, na qual pudessem ser formados professores. Caberia ao governo contratar algum professor estrangeiro para organizar e lidar com os assuntos da ginástica escolar no Brasil.
                            1. Segundo os PCNs (1997), quem comandou a Educação Física no Brasil neste período, predominantemente eugenista, foi o Exército, que tinha como principais objetivos o patriotismo e a preparação “pré-militar”.
                              1. Principalmente a partir do Estado Novo (1937), a Educação Física passou a exercer um papel mais relevante no quadro das necessidades do ideal de sociedade da época.
                                1. O período do governo de Getúlio Vargas foi marcante na determinação e na afirmação da Educação Física e de uma concepção predominante para a formação de professores. Essa concepção acentuava os princípios higienistas e eugenistas, dando a eles uma característica racional e disciplinar7 .
                                  1. A partir de 1960, acentua-se no Brasil a contradição entre o modelo econômico e a ideologia política vigente. Tal contradição se explica pelo fato de que o modelo econômico exigia cada vez mais a entrada do capital e das empresas estrangeiras no Brasil, enquanto a ideologia política dos que detinham o poder tentava manter o modelo nacionalista, que defendia o crescimento interno através do fortalecimento das indústrias brasileiras.
                                    1. A partir dessas leis “a educação física teve seu caráter instrumental reforçado: era considerada uma atividade prática, voltada para o desempenho técnico e físico do aluno”.
                                      1. nas décadas de 1960 e 1970, a Educação Física escolar se transformou em um degrau para o treinamento de desportos representativos. Um dos objetivos desse redirecionamento era o treinamento e a preparação de futuros atletas, capazes de conquistar méritos e medalhas olímpicas para o Brasil11.
                                        1. Paiva (2004) afirma que apesar dos novos debates que ocorreram a partir da década de 1980 em torno da Educação Física brasileira, “a prática docente permaneceu fortemente ancorada no paradigma da aptidão física e esportiva”.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Urbanização do Brasil
        Lucas Tomio
        Parabola do Mau Rico
        Carlos Patricio
        Órgãos Humanos Artificiais
        lucassfmattos
        Memórias Tecnológicas Lucas Eduardo Novatvoski
        lucaseduart
        Perguntas espanol
        Lucas Lobato
        Lc 16:19-31 "O rico e Lázaro"
        Guilherme Moraes Bispo
        CC -Domicílio
        mariana gasco
        CC -Domicílio
        Loyana Alfaia
        Urbanização do Brasil - Aula 23
        Guilherme Mello
        ELASTOMEROS
        Apolo Frederico
        Síndrome de down
        Lucas Ribeiro