Ψ

Description

Mapa Mental das abordagens, métodos, teorias e influências dentro da Psicologia.
Wallace Sá
Mind Map by Wallace Sá, updated more than 1 year ago
Wallace Sá
Created by Wallace Sá over 6 years ago
146
0

Resource summary

Ψ
  1. Atuação
    1. Psicologia do Trabalho

      Annotations:

      • A psicologia do trabalho é uma área da psicologia que se dedica ao estudo, concepção, avaliação e reestruturação das atividades de trabalho. Entre as tarefas da psicologia do trabalho estão a seleção e recrutamento profissional, treinamento e avaliação de desempenho profissional e o aconselhamento e orientação profissional.
      1. Psicologia da Educação

        Annotations:

        • Psicologia educacional ou psicologia da educação é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos, a eficiência e eficácia das táticas e estratégias educacionais, bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização. Os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o aluno, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem.
        • A Psicologia educacional foi construída sobre as bases de teorias do condicionamento operante, funcionalismo, estruturalismo, construtivismo, psicologia humanista, a psicologia da Gestalt, e a teoria de processamento de informação. Os Psicólogos Educacionais podem realizar o estudo dos processos de aprendizagem, a partir de perspectivas tanto cognitivas como comportamentais, que permitem aos pesquisadores entender as diferenças individuais na inteligência, no desenvolvimento da cognição, afeto, motivação, auto-regulação e autoconceito, bem como o seu papel na aprendizagem.
        1. Psicologia do Esporte

          Annotations:

          • A psicologia do esporte é uma área da psicologia que tem por finalidade investigar e intervir em todas as variáveis que estejam ligadas ao ser humano que pratica uma determinada modalidade esportiva e, em seu desempenho. O trabalho do psicólogo é fazer com que o atleta busque o equilíbrio, tanto físico quanto mental. O psicólogo do esporte trabalha no sentido de desenvolver no atleta maior percepção de seu corpo e mente. Os resultados são muitos, como aumento da concentração durante jogos, diminuição do estresse, automatização de cuidados básicos, velocidade de raciocínio para melhores respostas durante o jogo, entre outras.
          1. Psicologia Acadêmica

            Annotations:

            • A psicologia acadêmica é a área da psicologia que foca em pesquisas e carreiras acadêmicas.  Esses profissionais estão em universidades e institutos de pesquisas científicas.
            1. Psicologia Jurídica

              Annotations:

              • A psicologia jurídica, é uma vertente de estudo da psicologia, consistente na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao Direito, principalmente quanto à saúde mental, quanto aos estudos sócio-jurídicos dos crimes e quanto a personalidade da Pessoa Natural e seus embates subjetivos. Este ramo da Psicologia dedica-se às situações que se apresentam sobretudo nos tribunais e que envolvem o contexto das leis. Desse modo, na Psicologia Jurídica, são tratados todos os casos psicológicos que podem surgir em contexto de tribunal. Dedica-se, por exemplo, ao estudo do comportamento criminoso, ao estudo das doenças envolventes de situações familiares e de separação civil. Clinicamente, tenta construir o percurso de vida dos indivíduos no dia-a-dia na sociedade em constantes relações jurídicas e todos os processos psicológicos que possam conduzido à doenças do Consumidor, de estrutura familiar e do Trabalho.
              1. Psicologia Clínica

                Annotations:

                • A psicologia clínica é uma área que trata da saúde mental e intervém na prevenção, intervenção e tratamento de psicopatologias. A intervenção de um psicólogo clínico começa pela observação, em que o psicólogo utiliza testes que ajudam a perceber o que se passa com o paciente e em seguida segue-se o diagnóstico que é fundamental para a escolha do tratamento. O psicólogo clínico não faz apenas o aconselhamento psicológico individual mas também conjugal, familiar ou grupal.  Os principais objetivos da psicologia clínica são: evitar o desenvolvimento e/ou agravamento das doenças mentais ou comportamentais, estimular atividades com fins terapêuticos para ajudar pessoas com problemas psicológicos ou com risco de os desenvolver, aumentar a capacidade adaptativa intervindo nos momentos de crise, ajudar na diminuição dos momentos de sofrimento emocional, incentivar a modificação de comportamentos de risco perigosos, apoiar pessoas com doenças físicas para facilitar os processos de tratamento, recuperação e reabilitação e contribuir para o aumento da qualidade de vida das pessoas e o seu desenvolvimento.
                1. Psicologia Social

                  Annotations:

                  • Psicologia social é um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras. Surgiu no século XX como uma área de atuação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais.
                  •  - Influências - Segundo Farr é possível perceber o desenvolvimento posterior das ideias de Wundt na psicologia social de G. H Mead e Herbert Blumer, os criadores do interacionismo simbólico na Universidade de Chicago e Vygotsky na Rússia. O grupo como objeto de estudos ganhou densidade na psicologia social durante a segunda guerra mundial, com Kurt Lewin, considerado por muitos autores como fundador da psicologia social. Sua formação acompanhou os movimentos ideológicos e conflitos do século, a ascensão do nazifascismo, as grandes guerras, a luta do capitalismo contra o socialismo, entre outros.
                  •  - Método de Investigação - A Psicologia Social é a ciência que procura compreender os “como” e “porquês” do comportamento social. Analisa a interação social, a interdependência entre os indivíduos, os fatores psicológicos da vida social e os fatores sociais da psicologia humana. Seu campo de ação é portanto o comportamento analisado em todos os contextos do processo de influência social. 
                  •  - Objeto de Estudo - A Interação Indivíduo-Sociedade.
                  •  - Problema Chave - A Psicologia Social Psicológica procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas. Já a Psicologia Social Sociológica tem como foco o estudo da experiência social que o indivíduo adquire a partir de sua participação nos diferentes grupos sociais com os quais convive.
                  •  - Áreas de Atuação -  Psicologia Social, Psicologia do trabalho, Psicologia da Educação e Psicologia Jurídica.
                  1. Lewin

                    Annotations:

                    • A teoria do campo psicológico, formulada por Lewin, afirma que as variações individuais do comportamento humano com relação à norma são condicionadas pela tensão entre as percepções que o indivíduo tem de si mesmo e pelo ambiente psicológico em que se insere, o espaço vital, onde abriu novos caminhos para o estudo dos grupos humanos. Dedicou-se às áreas de processos sociais, motivação e personalidade, aplicou os princípios da psicologia da Gestalt. Lewin desenvolveu a pesquisa-ação, tentando com ela dar conta de dois problemas levantados pela sociedade em sua época: os problemas sociais e a necessidade de pesquisa.
                    1. Mead

                      Annotations:

                      • George Herbert Mead foi um filósofo americano de importância capital para a sociologia e a psicologia social. Suas obras exploram especialmente a relação que se estabelece entre o indivíduo e sociedade, como parte da vertente sociológica da Psicologia Social.
                  2. Abordagem
                    1. Humanista

                      Annotations:

                      • A psicologia humanista é um ramo da psicologia em geral, e da psicoterapia em particular, considerada como a terceira via, ao lado da psicanálise e da terapia comportamental. A psicologia humanista surgiu como uma reação ao determinismo dominante nas outras práticas psicoterapêuticas, ensinando que o ser humano possui em si uma força de autorrealização, que conduz o indivíduo ao desenvolvimento de uma personalidade criativa e saudável. Essa força inerente a todo ser humano é muitas vezes, no entanto, impedida por fatores externos de se desenvolver plenamente. A psicologia humanista busca, assim, uma humanização da psique, considerando o homem como um processo em construção, detentor de liberdade e poder de escolha.
                      1. Fenomenologia-Existêncialista

                        Annotations:

                        • Essa psicologia é uma forma de se pensar o mundo, surgida na filosofia. Não se tem somente uma pessoa responsável por tal pensamento. É um movimento que foi surgindo na Europa, sobretudo após as grandes guerras, havendo vários pensadores que contribuíram na edificação da mesma. Surgiu no momento histórico em que havia certa insatisfação com relação aos resultados do trabalho proposto por Freud. Esse ramo da psicologia conduz a uma perspectiva ao mesmo tempo humanista (embora histórica e crítica) e fenomenológica (mas, de uma fenomenologia mundana, existencial e experiencial). A psicologia pensada sob a perspectiva fenomenológica-existencial apresenta-se como uma busca à prática do método fenomenológico, compreendendo o existir com base na filosofia existencial. Ou seja, as pessoas experimentam o mundo de forma diferente e única. Por mais que procuremos encontrar uma correlação, por menor que seja, que nos surpreenda com a possibilidade de vivenciarmos algo idêntico ao outro, nos decepcionamos, pois as percepções continuarão únicas.
                        1. Kierkegaard

                          Annotations:

                          • Søren Aabye Kierkegaard foi um filósofo dinamarquês, teólogo, poeta, crítico social, e autor religioso que é amplamente considerado o primeiro filósofo existencialista. Grande parte do seu trabalho filosófico aborda as questões de como alguém vive como um "único indivíduo", dando prioridade à realidade humana concreta sobre o pensamento abstrato e destacando a importância da escolha e do compromisso pessoal.
                          1. Husserl

                            Annotations:

                            • Edmund Gustav Albrecht Husserl foi um matemático e filósofo alemão que estabeleceu a escola da fenomenologia. Ele rompeu com a orientação positivista da ciência e da filosofia de sua época. Elaborou críticas do historicismo e do psicologismo na lógica. Não se limitando ao empirismo, mas acreditando que a experiência é a fonte de todo o conhecimento, ele trabalhou em um método de redução fenomenológica pelo qual um assunto pode vir a conhecer diretamente uma essência.
                            1. Heidegger

                              Annotations:

                              • Martin Heidegger foi um filósofo, escritor, professor universitário e reitor alemão. Ele é visto como o ponto de ligação entre o existencialismo de Kierkegaard a fenomenologia de Husserl. Sua preocupação maior foi a de elaborar uma análise da existência, ou seja, esclarecer o verdadeiro sentido do ser.
                              1. Jaspers

                                Annotations:

                                • Karl Theodor Jaspers foi um filósofo e psiquiatra alemão. O pensamento de Jaspers foi influenciado pelo seu conhecimento em psicopatologia e, em parte, pelo pensamento de Kierkegaard, Nietzsche e Max Weber. Sempre teve interesse em integrar a ciência ao pensamento filosófico na medida em que, para Jaspers, as ciências são por si sós insuficientes e necessitam do exame crítico que só pode ser dado pela filosofia. Esta, por sua vez, deve basear-se numa elucidação, a mais completa possível, da existência do homem real, e não da humanidade abstrata. O resultado das reflexões de Jaspers sobre o tema foi a primeira formulação de sua filosofia existencial. O existencialismo (ou filosofia da existência) constitui, segundo Jaspers, o âmbito no qual se dá todo o saber e todo o descobrimento possível. Por isso a filosofia da existência vem a constituir-se numa metafísica. A existência, em qualquer de seus aspetos, é precisamente o contrário de um "objeto", pois pode ser definida como "o que é para si encaminhada". O problema central é como pensar a existência sem torná-la objeto. A existência humana é entendida como intimamente vinculada à historicidade e à noção de situação: o existir é um transcender na liberdade, que abre o caminho em meio a um conjunto de situações históricas concretas. Jaspers preocupou-se em estabelecer as relações entre existência e razão, o que levou-o a investigar em profundidade o conceito de verdade. Para ele, a verdade não é entendida como característica de nenhum enunciado particular: é antes uma espécie de ambiente que envolve todo o conhecimento.
                                1. Sartre

                                  Annotations:

                                  • Jean-Paul Charles Aymard Sartre foi um filósofo, escritor e crítico francês, conhecido como representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" que suceda à existência.
                                2. Gestalt

                                  Annotations:

                                  • A Gestalt, também conhecida como Gestaltismo, Teoria da Forma, Psicologia da Gestalt, Psicologia da Forma e Leis da Gestalt, é uma doutrina que defende que, para se compreender as partes, é preciso, antes, compreender o todo. Refere-se a um processo de dar forma, de configurar "o que é colocado diante dos olhos, exposto ao olhar". A Gestalt surgiu no início do século XX. 
                                  •  - Influências - O desenvolvimento desta área da psicologia foi influenciado por um número de pensadores, incluindo Immanuel Kant, Ernst Mach, e Johann Wolfgang von Goethe.
                                  •  - Método de Investigação - Psicologia da Gestalt é uma escola de pensamento que olha para a mente humana e o comportamento como um todo. Ao tentar entender o mundo que nos rodeia. A fim de entender melhor como funciona a percepção humana a Gestalt propõe uma série de leis de organização perceptual que inclui: 1- A Lei da Semelhança 2- A Lei da Pregnância 3- A Lei da Proximidade 4- A Lei da Continuidade 5- A Lei de Fechamento
                                  •  - Objeto de Estudo - A Percepção
                                  •  - Problema Chave - Há conjuntos, cujo comportamento não é determinado por seus elementos individuais, mas onde os processos parciais são determinados eles mesmos pela natureza intrínseca do todo. É a esperança da teoria da Gestalt determinar a natureza de tais conjuntos.
                                  •  - Áreas de Atuação - Psicologia Clínica e Psicologia do Trabalho.
                                  1. Wertheimer

                                    Annotations:

                                    • Max Wertheimer foi um psicólogo checo, um dos fundadores da Teoria da Gestalt. Para ele a verdade consiste em determinar a estrutura total de experiência e não em captá-la por sensações e percepções singulares associadas. A partir deste princípio, ele fez experimentos muito importantes para a percepção do fenômeno fi. O fenômeno fi está presente quando assistimos a uma projeção cinematográfica: uma série de fotos isoladas e imóveis adquire movimento para a percepção se é apresentada de determinada maneira. Utilizando para esse fim o taquistoscópio, ele pôde provar que o fenômeno fi dependia de certos intervalos de tempo críticos; e o mais importante, sustentou que isso não podia ser explicado a partir dos elementos sensoriais isolados nem de nenhuma outra série de elementos psicológicos. 
                                    1. Köhler

                                      Annotations:

                                      • Wolfgang Köhler foi um dos principais teóricos da Psicologia de Gestalt, considerado o porta voz do movimento devido aos seus livros escritos com cuidado e precisão. Ele defendia que o todo é diferente da soma das partes. Existem princípios que determinam e organizam a nossa percepção, ou seja o modo como estruturamos a realidade: 1- Um conjunto é mais que a soma das partes que o constituem 2- A forma é a melhor possível nas condições presentes (princípio da boa forma ou pregnância) Estes princípios permitem-nos afirmar que os estímulos que formam uma boa figura têm tendência a serem agrupados.
                                      1. Koffka

                                        Annotations:

                                        • Kurt Koffka foi um psicólogo da Gestalt. Durante a Primeira Guerra, trabalhou com pacientes lesionados cerebrais e afásicos numa clínica psiquiátrica. Ao final da guerra escreveu um artigo para a revista americana Psycological Bulletin “A Percepção: Uma Introdução à Teoria da Gestalt” que apresentava os conceitos básicos da escola, os resultados e as implicações de suas copiosas pesquisas. 
                                        1. Ehrenfels

                                          Annotations:

                                          • Christian von Ehrenfels foi um filósofo austríaco. Seus estudos contribuíram para o surgimento da psicologia da Gestalt. O livro "Sobre as qualidades formais", 1890, evidencia a existência de objetos perceptivos (como as formas espaciais, as melodias e as estruturas rítmicas) que não se reduzem à soma de sensações precisas, mas se apresentam originariamente como “formas”, isto é, como relações estruturais.
                                        2. Funcionalismo

                                          Annotations:

                                          • A psicologia funcionalista surge nos Estados Unidos em oposição à psicologia titcheneriana. Os psicólogos funcionalistas definem a psicologia como uma ciência biológica interessada em estudar os processos, operações e atos psíquicos (mentais) como formas de interação adaptativa. Partem do pressuposto da biologia evolutiva, segundo o qual os seres vivos sobrevivem se têm as características orgânicas e comportamentais adequadas a sua adaptação ao ambiente. Consideram as operações e processos mentais (como a capacidade de sentir, pensar, decidir, etc.) o verdadeiro objeto da psicologia, e o estudo desse objeto exige uma diversidade de métodos. Não excluem a auto-observação, embora não aprovem a introspecção experimental no estilo titcheneriano, porque esta seria muito artificial.
                                          •  - Influências - O Funcionalismo foi formado como uma reação ao estruturalismo e foi fortemente influenciado pela obra de William James e a teoria evolucionista de Charles Darwin, juntamente com o crescimento das áreas urbanas do período.
                                          •  - Método de Investigação - O Funcionalismo sustenta que a mente deve ser estudada em função de sua utilidade para o organismo, tendo em conta a adaptação ao seu meio. Ou seja, o estudo definirá "para que é" a mente e não "o que é" a mente. Utilizando dos métodos de introspecção informal, auto-observação e auto-relato.
                                          •  - Objeto de Estudo - A Consciência
                                          •  - Problema Chave - A psicologia funcionalista é interessada em estudar os processos, operações e atos psíquicos (mentais) como formas de interação adaptativa. Partem do pressuposto da biologia evolutiva, segundo o qual os seres vivos sobrevivem se têm as características orgânicas e comportamentais adequadas a sua adaptação ao ambiente.
                                          • - Áreas de Atuação - Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho
                                          1. Dewey

                                            Annotations:

                                            • John Dewey foi um filósofo, pedagogo e pedagogista norte-americano. Para ele, o pensamento não existe isolado da ação. Ele explicou que a distinção entre estímulo e resposta não é baseada em diferenças reais e que são na verdade dois papéis diferentes de um mesmo processo. Não existe separação entre as diversas atividades do organismo, em que um ato revela unidade e integridade, é funcional. Para Dewey, a experiência deve ser entendida em relação a um contexto histórico e cultural específico. 
                                            1. Carr

                                              Annotations:

                                              • Sob a liderança de Carr, o funcionalismo em Chicago alcançou o seu auge como sistema formalmente definido. Ele afirmava que a psicologia funcional era a psicologia americana. Outras versões de psicologia, como o comportamental, a psicologia da Gestalt e a psicanálise, eram tidas como desenvolvimentos desnecessariamente exagerados que atuavam sobre aspectos mais limitados da psicologia. Pensava-se que essas escolas pouco tinham a acrescentar à toda-abrangente psicologia funcionalista.
                                            2. Gestalt-Terapia

                                              Annotations:

                                              • A Gestalt-Terapia desenvolveu-se da síntese de várias tendências filosóficas, psicológicas e culturais.  Foi influenciada pela cultura do pós-guerra, que levantou novos paradigmas epistemológicos, filosóficos e culturais.  Dadas as suas bases filosóficas, a Gestalt-terapia tem seu enfoque clínico no conceito de aqui e agora. Não confundir com a ideia de que a abordagem nega o histórico do cliente. O conceito refere-se à ideia de que o que se apresenta como fenômeno no momento atual deve ser levado em consideração. Esta abordagem no aqui-agora pretende promover o contato e a awareness, também conceitos da teoria. O modo de abordar o aqui e agora expressa-se na relação terapeuta-consulente, já que é a relação que está ocorrendo no momento da terapia. O trabalho focado nesta relação sugere ao cliente que tome consciência do aqui-e-agora e lide com o que emerge desta relação. Estes elementos que emergem são chamados de figura, conceito da Gestalt conhecido como figura e fundo. Este enfoque no aqui-e-agora da relação terapeuta-consulente pretende servir de modelo vivencial das experiências do consulente, acreditando-se que toda a tomada de consciência advinda desta vivência afetará a relação do consulente consigo mesmo de modo geral, holístico.
                                              • Uma das grandes inovações da Gestalt-Terapia é o fato de compreender o ser humano como uma totalidade. Rompendo com as psicoterapias tradicionais, a Gestalt vê o homem nos seus aspectos físico, mental e psíquico. Estas são esferas indivisíveis e inter-relacionadas. Corpo e psiquismo são inseparáveis.
                                              1. Perls

                                                Annotations:

                                                • Friederich Salomon Perls, mais conhecido como Fritz Perls foi um psicoterapeuta e psiquiatra de origem judaica que, junto com sua esposa Laura Perls, desenvolveu a Gestalt-terapia. Fritz propôs o conceito de que o desenvolvimento psicológico e biológico de um organismo se processa de acordo com as tendências inatas desse organismo, que tentam adaptá-lo harmoniosamente ao ambiente. A cultura hippie foi bastante presente na vida de Perls, assim como também as filosofias orientais e o cristianismo. Depois da desvinculação de Perls em relação à psicanálise, ele passou a utilizar-se de vários conceitos de psicologia para construir o corpo teórico da Gestalt-terapia, e de teorias como a psicologia da Gestalt de Wertheimer, Köhler e Koffka, teoria de campo de Lewin e a teoria organísmica de Kurt Goldstein. A psicanálise também teve seu grau de influência, além da sua própria experiência pessoal.
                                                1. Goodman

                                                  Annotations:

                                                  • Paul Goodman foi um escritor, dramaturgo, poeta, crítico literário e psicoterapeuta americano, embora agora mais conhecido como um crítico social e filósofo anarquista. Goodman apresenta uma nova teoria do self e sua implicação para se pensar o campo da psicoterapia e também uma ética gestáltica que pode ser replicada igualmente na educação e na política. 
                                              2. Comportamental
                                                1. Behaviorismo

                                                  Annotations:

                                                  • Behaviorismo é uma abordagem sistemática para a compreensão do comportamento humano e animal. Assume que todos os comportamentos são reflexos produzidos por uma resposta a certos estímulos do ambiente, ou uma conseqüência da história desse indivíduo, incluindo especialmente reforço e punição, juntamente com o estado motivacional atual do indivíduo e os estímulos de controle.
                                                  • - Influências - Como precedentes do comportamentalismo podem ser considerados os fisiólogos russos Vladimir Mikhailovich Bechterev, Ivan Petrovich Pavlov e o psicológo Edward Thorndike, da psicologia animal comparada. Bechterev, grande estudioso de neurologia e psicofisiologia, foi o primeiro a propor uma Psicologia cuja pesquisa se baseia no comportamento, em sua Psicologia Objetiva. Pavlov, por sua vez, foi o primeiro a propor o modelo de condicionamento do comportamento conhecido como reflexo condicionado, e tornou-se conceituado com suas experiências de condicionamento com cães. Thorndike foi o criador da lei do efeito. Em sua primeira formulação, em sua tese de doutorado em 1898 (Inteligência Animal), atos são fortalecidos ou enfraquecidos por conta de seu resultado e, respectivamente, seu prazer e desconforto resultante.
                                                  •  - Método de Investigação - O comportamento é definido por meio de unidades analíticas, como respostas e estímulos, e investigado por meio de diferentes métodos, dentre os quais destacam-se: 1- a observação do comportamento em ambiente experimentalmente controlado, - a observação do comportamento em ambiente natural 2- a interpretação de relações comportamentais orientada por evidências empíricas.
                                                  •  - Objeto de Estudo - O Comportamento.
                                                  •  - Problema Chave - A proposta de Watson era abandonar, ao menos provisoriamente, o estudo dos processos mentais, como pensamento ou sentimentos, mudando o foco da Psicologia, até então mentalista, para o comportamento observável[6]. Para Watson, a pesquisa dos processos mentais era pouco produtiva, de modo que seria conveniente concentrar-se no que é observável, o comportamento. No caso, comportamento seria qualquer mudança observada, em um organismo, que fossem consequência de algum estímulo ambiental anterior.
                                                  •  - Áreas de Atuação - Psicologia da Educação, Psicologia do Trabalho, Psicologia do esporte, Psicologia Clinica.
                                                  1. John B. Watson

                                                    Annotations:

                                                    • John Broadus Watson inovou ao propor o estudo do comportamento em si mesmo, não necessitando de analogias com a consciência humana ou mesmo com o comportamento humano (no caso do comportamento de animais não humanos). Comportamentos observáveis que pudessem ser descritos através do conceito de estímulo e resposta eram preferidos, o que indica a semelhança com os experimentos da psicologia animal. Devido a esse caráter objetivo e criterioso, foi dada uma contribuição muito importante para a formação da Psicologia científica. Foram descartadas ideias mentalistas, assim como termos empregados por elas que, segundo Watson, naquele momento induziam à especulação e a definições inconsistentes como os de consciência, sensação e mente. Também rompe, ao menos em parte, com o campo da psicologia introspectiva, propondo que o método de introspecção não faz parte essencial do behaviorismo, embora reconhecendo ser necessário em alguns casos.
                                                    1. Skinner

                                                      Annotations:

                                                      • Burrhus Frederic Skinner, diferenciando de Watson, sugeriu que os eventos privados - incluindo pensamentos e sentimentos - deveriam ser submetidos às mesmas variáveis ​​controladoras que comportamentos observáveis. E esse pensamento se tornou a base de sua filosofia, chamada behaviorismo radical. Um filósofo behaviorista radical defende que as diferentes explicações sobre o comportamento humano deveriam ser resolvidas na base de evidências refutáveis, e não de abstratas especulações. O behaviorismo radical foi concebido em experimentos realizados sob o rigor da produção de conhecimento científico. Desenvolvido dentro de um laboratório, sob condições controladas.
                                                      1. Edward Thorndike

                                                        Annotations:

                                                        • Edward Lee Thorndike esteve na origem do surgimento do condicionamento operante, pois foi baseando-se nas suas primeiras experiências. Descobriu que um ser vivo em resposta a uma consequência agradável tende a repetir o comportamento e faz exatamente o contrário quando recebe uma consequência desagradável - A Lei do Efeito.
                                                        1. Ivan Pavlov

                                                          Annotations:

                                                          • Ivan Petrovich Pavlov, ao estudar a produção de saliva em cães expostos a diversos tipos de estímulos palatares, percebeu que com o tempo a salivação passava a ocorrer diante de situações e estímulos que anteriormente não causavam tal comportamento (como por exemplo o som dos passos de seu assistente ou a apresentação da tigela de alimento). Curioso, realizou experimentos em situações controladas de laboratório e, com base nessas observações, teorizou e enunciou o mecanismo do condicionamento clássico.
                                                  2. Psicodinâmica
                                                    1. Psicanálise

                                                      Annotations:

                                                      • A psicanálise é o nome de um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo, um método (baseado nessa investigação) para o tratamento de distúrbios neuróticos, e uma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumulou numa "nova" disciplina científica.
                                                      •  - Influências - Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose no tratamento de pacientes com histeria, como forma de acesso aos seus conteúdos mentais. Ao observar a melhora dos pacientes tratados pelo médico francês Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da histeria era psicológica, e não orgânica. Essa hipótese serviu de base para outros conceitos desenvolvidos por Freud, como o do inconsciente.
                                                      •  - Método de Investigação - Freud, médico neurologista austríaco, propôs este método para a compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente, abrangendo três áreas: 1- um método de investigação do psiquismo e seu funcionamento; 2- um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano; 3- um método de tratamento caracterizado pela aplicação da técnica da Associação Livre
                                                      •  - Objeto de Estudo - O Inconsciente
                                                      •  - Problema Chave - A psicanálise procura descrever as causas dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana.
                                                      •  - Áreas de Atuação - Psicologia Clínica
                                                      1. Psicologia Analítica

                                                        Annotations:

                                                        • Psicologia analítica, também conhecida como psicologia junguiana ou psicologia complexa, é um ramo de conhecimento e prática da Psicologia, iniciado por Carl Gustav Jung, o qual se distingue da psicanálise, iniciada por Freud e da psicologia de Adler, seus contemporâneos, por uma noção diferenciada e abrangente da libido e o surgimento da função transcendente. São específicos à psicologia analítica ainda a introdução de conceitos como arquétipo, complexo, símbolo, tipos psicológicos, inconsciente pessoal,inconsciente coletivo, sincronicidade e individuação. 
                                                        1. Freud

                                                          Annotations:

                                                          • Sigmund Freud, foi um médico neurologista criador da psicanálise. Iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose no tratamento de pacientes com histeria, como forma de acesso aos seus conteúdos mentais. Ao observar a melhora dos pacientes tratados pelo médico francês Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da histeria era psicológica, e não orgânica. Essa hipótese serviu de base para outros conceitos desenvolvidos por Freud, como o do inconsciente. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana. Sua obra fez surgir uma nova compreensão do ser humano, como um animal dotado de razão imperfeita e influenciado por seus desejos e sentimentos. Segundo Freud, a contradição entre esses impulsos e a vida em sociedade gera, no ser humano, um tormento psíquico.
                                                          • Freud tinha uma visão biopsicossocial do ser humano. Fatos como a descrição de pacientes curados através do diálogo por Josef Breuer e a morte do colega Ernst von Fleischl-Marxow por dose excessiva do antidepressivo da época, a cocaína, levaram-no ao abandono das técnicas de hipnose e de drogas para criar um novo método: a cura pela fala, ou seja, a psicanálise, que utilizava a interpretação de sonhos e a livre associação como vias de acesso ao inconsciente. Durante o curso de uma autoanálise, Freud chega à conclusão de que seus próprios problemas eram devidos a uma atração por sua mãe e a uma hostilidade em relação a seu pai. É o famoso "complexo de Édipo", que se torna o coração da teoria de Freud sobre a origem da neurose em todos os seus pacientes.
                                                          1. Jung

                                                            Annotations:

                                                            • Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos e o inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria, psicologia e no estudo da religião, literatura e áreas afins. Jung entra em contato com as obras de Freud e logo reconheceu um companheiro para desbravar os caminhos da mente. Enviou-lhe copias de seus trabalhos sobre a existência do inconsciente, confirmando concepções freudianas. Ambos encantaram-se um com o outro, principalmente porque os dois desenvolviam trabalhos inéditos em medicina e psiquiatria. Porém, ao lado de tamanha identidade de pensamento, havia também algumas diferenças fundamentais. Jung jamais conseguiu aceitar a insistência de Freud de que as causas dos conflitos psíquicos sempre envolveriam algum trauma de natureza sexual, e Freud não admitia o interesse de Jung pelos fenômenos espirituais como fontes de estudo válidas em si, e o rompimento entre eles foi inevitável.
                                                            1. Lacan

                                                              Annotations:

                                                              • Jacques-Marie Émile Lacan foi um psicanalista francês. Depois de ser analisado por Rudolph Loewenstein, ele passou a integrar a Sociedade Psicanalítica de Paris (SPP) em 1934, e nesta é eleito membro titular em 1938. Teve contato com a psicanálise através do surrealismo e a partir de 1951, opondo-se aos pós-freudianos que promoveram a Psicologia do Ego, propõe um retorno a Freud.
                                                              1. Charcot

                                                                Annotations:

                                                                • Jean-Martin Charcot foi um médico e cientista francês, muito conhecido na área da psiquiatria e neurologia na segunda metade do século XIX.  Durante as suas investigações, Charcot concluiu que a hipnose era um método que permitia tratar diversas perturbações psíquicas, em especial a histeria. O que influenciou Freud em suas pesquisas.
                                                                1. Adler

                                                                  Annotations:

                                                                  • Alfred Adler foi um psicólogo austríaco fundador da psicologia do desenvolvimento individual. Segundo sua teoria, o meio social e a preocupação contínua do indivíduo em alcançar objetivos preestabelecidos são os determinantes básicos do comportamento humano, o que inclui a sede de poder e a notoriedade. Os complexos de inferioridade, provocados pelo conflito com o envolvimento social, podem traduzir-se numa dinâmica patológica (psicose, neurose), que deve ser tratada de um ponto de vista psicoterapêutico.
                                                                  1. Reich

                                                                    Annotations:

                                                                    • Wilhelm Reich foi um médico, psicanalista e cientista natural. Foi um discípulo dissidente de Sigmund Freud. Propôs a gênese da neurose como consequência dos conflitos de poder que se estabelecem nas relações sociais e suas implicações emocionais e psicológicas. Reich dava grande ênfase à importância de desenvolver uma livre expressão dos sentimentos sexuais e emocionais dentro do relacionamento amoroso maduro.  Embora divergindo de Freud, Reich deste não se apartou, na compreensão de que toda a psique humana deriva da compreensão das funções sexuais.
                                                                  2. Psicologia Individual

                                                                    Annotations:

                                                                    • A Psicologia do Desenvolvimento Individual foi criada por Alfred Adler, após sua retirada da associação de Psicanálise de Freud devido a divergências de pensamentos. Segundo sua teoria, o meio social e a preocupação contínua do indivíduo em alcançar objetivos preestabelecidos são os determinantes básicos do comportamento humano, o que inclui a sede de poder e a notoriedade. Os complexos de inferioridade, provocados pelo conflito com o envolvimento social, podem traduzir-se numa dinâmica patológica (psicose, neurose), que deve ser tratada de um ponto de vista psicoterapêutico.
                                                                    1. Neuropsicanalise

                                                                      Annotations:

                                                                      • Neuropsicanálise é um movimento dentro da neurociência e da psicanálise para combinar os conhecimentos de ambas as disciplinas para uma melhor compreensão da mente e do cérebro, considerando sem dúvida, a revisão de um dos principais e relegados trabalhos do jovem neurologista Sigmund Freud. O seu Projeto de uma psicologia para neurologistas (Entwurf einer Psychologie), de 1895, somente publicado 12 anos após a sua morte. Supõe-se que rejeitado pelo próprio Freud que de fato não o publicou e avançou progressivamente em conceitos desconhecidos em sua época para a psicologia, sem os requisitos da ciência neurológica, que temos hoje, para os aferir.
                                                                  3. Cognitivo

                                                                    Annotations:

                                                                    • A psicologia cognitiva estuda a cognição, os processos mentais que estão por trás do comportamento. É uma das disciplinas da ciência cognitiva. Esta abordagem cobre diversos domínios, examinando questões sobre a memória, atenção, percepção, representação de conhecimento, raciocínio, criatividade e resolução de problemas. Pode-se definir cognição como a capacidade para armazenar, transformar e aplicar o conhecimento, sendo um amplo leque de processos mentais.
                                                                    1. TCC

                                                                      Annotations:

                                                                      • Terapia cognitivo comportamental é uma abordagem que é mais específica, breve e focada no problema atual do paciente. Também conhecida como TCC, ela explica que o que nos afetam não são os acontecimentos e sim a forma que interpretamos.
                                                                      •  - Influências - A terapia cognitiva comportamental surgiu no início dos anos 60, através do psiquiatra Arron T. Beck, por meio de pesquisas com pacientes deprimidos. Ele percebeu que pacientes depressivos tinham visão distorcida de si mesmo, do mundo ao seu redor e de seu futuro, a chamada tríade negativa, que tem formação na infância. Conclui-se então que, o pensamento negativo distorcido altera nosso humor e consequentemente nosso comportamento.
                                                                      •  - Método de Investigação - Na Terapia cognitiva comportamental o psicólogo vai ajudar o paciente a distinguir e intervir nesses pensamentos, afim de “muda-los”.
                                                                      •  - Objeto de Estudo - O Comportamento
                                                                      •  - Problema Chave - A terapia cognitivo comportamental surgiu com o objetivo de corrigir os pensamentos distorcidos e aliviar os sintomas depressivos. Segundo Beck: “É um processo cooperativo de investigação empírica, testagem da realidade e resolução de problemas entre o terapeuta e o paciente”.
                                                                      •  - Áreas de Atuação - Psicologia Clínica
                                                                      1. Neurociência Cognitiva

                                                                        Annotations:

                                                                        • A neurociência cognitiva é uma área acadêmica que se ocupa do estudo científico dos mecanismos biológicos subjacentes à cognição, com foco específico nos substratos neurais dos processos mentais e suas manifestações comportamentais. Se questionam sobre como as funções psicológicas e cognitivas são produzidas no sistema nervoso central.
                                                                        1. NeuroPsicologia

                                                                          Annotations:

                                                                          • A neuropsicologia é uma interface ou aplicação da psicologia e da neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Sua principal área de atuação é na compreensão de como lesões, malformações, alterações genéticas ou qualquer agravo que afete o sistema nervoso causam déficits (alterações) em diversas áreas do comportamento e da cognição humana.
                                                                      2. Experimental

                                                                        Annotations:

                                                                        • O objeto da psicologia experimental é o comportamento observável, a fim de testar modelos e teorias matemáticas sobre diversos aspectos do mesmo: prestar atenção, perceber, recordar, aprender, decidir, reagir emocionalmente e interagir. Os testes às teorias e modelos são experimentais, isto é, implicam a manipulação de variáveis ditas independentes e o registo rigoroso e a medição precisa do que acontece às variáveis dependentes. Por exemplo, manipular a intensidade da luz e registar e medir a velocidade de reacção de pressionar uma determinada tecla face a um estímulo sonoro. As observações que ocorrem nesses estudos experimentais permitem a formulação de leis, tal como em física ou química.
                                                                        1. Voluntarismo

                                                                          Annotations:

                                                                          • No Voluntarismo de Wundt, toda experiência pode ser analisada com base em dois pontos de vista diferentes: pelo seu conteúdo objetivo (experiência mediata), em que o olhar está no objeto externo à experiência, ou pelo seu conteúdo subjetivo (experiência imediata), no qual a ênfase recai na interioridade do sujeito que experiencia. Assim, a Psicologia de Wundt tem como objeto os aspectos subjetivos da experiência. Nessa perspectiva, a Psicologia é uma ciência que investiga como um sujeito apreende sensações e sentimentos (conteúdos mentais básicos da experiência imediata). Segundo Wundt, os elementos da experiência imediata são organizados em um todo coerente por meio da fusão, um processo ativo de organização dos elementos mentais que, sob controle de um processo interno de vontade, ordena e sintetiza as sensações e sentimentos para compor a experiência em um todo significativo.
                                                                          •  - Influências - O Voluntarismo era uma resposta ao pensamento filosófico da época: em que a mente era tida como uma entidade. Os estudos de Wundt estavam embasados nos pensamentos de Aristóteles e C. Darwin que defendiam que a mente era um processo psiquico e que todos os seres possuiam consciência(mesmo que em níveis diversos).
                                                                          •  - Método de Investigação - Os métodos se baseiam unicamente em experimento e observação. Analisando os compostos e complexos conscientes a partir dos elementos ou unidades mais básicas.
                                                                          •  - Objeto de Estudo - A consciência
                                                                          •  - Problema Chave - A análise era apenas um meio de se alcançar a descoberta das leis universais da vida psíquica em todas as suas manifestações.
                                                                          •  - Áreas de Atuação - Atualmente essa matriz não é utilizada. Porém é um precursor da Psicologia Acadêmica.
                                                                          1. Estruturalismo

                                                                            Annotations:

                                                                            • O objeto de estudo do estruturalismo é a experiência consciente como dependente do indivíduo que a vivencia. A experiência consciente para Titchener é o único enfoque adequado para a pesquisa psicológica. No estudo da experiência consciente, Titchener fez um alerta a respeito de se cometer o que chamou de erro de estímulo, que gera uma confusão entre o processo mental e o objeto da observação. Por exemplo, o observador que vê uma maçã e a descreve apenas como a fruta maçã invés de descrever elementos, como a cor, o brilho e a forma que está observando comete o erro de estímulo. O objeto de observação não deve ser descrito na linguagem cotidiana, mas em termos do conteúdo consciente elementar da experiência. Titchener definia a consciência como a soma das experiências existentes em determinado momento. A mente é a soma das experiências acumuladas ao longo do tempo.
                                                                            •  - Influências - Edward B Titchener estudou com Wundt em Leipzig, Alemanha. Porém ao chegar nos EUA, para divulgar a Psicologia, ele propôs uma nova abordagem que designou Estruturalismo e afirmou que esta apresentava a forma de Psicologia postulada por Wundt, contudo, os dois sistemas são diferentes e o rótulo de Estruturalismo só pode ser aplicado à concepção de Titchener.
                                                                            •  - Método de Investigação - Titchener empregava a introspecção, ou auto-observação, com base em observadores rigorosamente treinados para descrever os elementos no seu estado consciente, em vez de relatar o estímulo observado ou percebido, utilizando apenas nomes conhecidos.
                                                                            •  - Objeto de Estudo - A Consciência.
                                                                            •  - Problema Chave - O estruturalismo tem como fundamento o estudo dos elementos ou conteúdos mentais e sua conexão mecânica, mediante o processo de associação, porém, descartava a idéia de que a apercepção (processo mental através do qual cada indivíduo percebe e interpreta o mundo) tenha alguma participação nesse processo.
                                                                            •  - Áreas de Atuação - Atualmente não há implementação dessa matriz teórica.
                                                                          2. Wundt

                                                                            Annotations:

                                                                            • Wilhelm Maximilian Wundt é considerado um dos fundadores da psicologia experimental junto com Ernst Heinrich Weber e Gustav Theodor Fechner. Entre as contribuições que o fazem merecedor desse reconhecimento histórico está a criação do primeiro laboratório de psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig, na Alemanha, em 1879.
                                                                            • Wundt acreditava que a vida mental era fruto da experiência e não de ideias inatas e que os fenômenos mentais do presente se baseavam em experiências passadas. O seu laboratório foi palco de muitas experiências. Os estudos das sensações e da percepção, onde foram medidas e classificadas as sensações no seu aspecto visual, tátil, olfativo e cinestésico. Foram pesquisados os sentimentos, a vontade e a emoção, registrando-se as variações físicas, tais como, da alteração da respiração e da pulsação, dentre outros.
                                                                            1. Titchener

                                                                              Annotations:

                                                                              • Edward Bradford Titchener foi um psicólogo estruturalista britânico. Estudou em Leipzig, Alemanha, com o mestre Wundt. Porém, alterou o sistema: ele propôs uma nova abordagem que designou Estruturalismo e afirmou que esta apresentava a forma de Psicologia postulada por Wundt, contudo, os dois sistemas são diferentes e o rótulo de Estruturalismo só pode ser aplicado à concepção de Titchener. Assim, o Estruturalismo foi estabelecido por Titchener como a segunda escola de pensamento no campo da Psicologia.
                                                                            2. Fechner

                                                                              Annotations:

                                                                              • Gustav Theodor Fechner foi um filósofo alemão e professor em Leipzig a partir de 1834. Em 1839 esteve ameaçado pela cegueira; isto resultou uma grave crise pessoal, cuja consequência foi seu interesse por questões psicológicas e religiosas. Para Fechner, o físico e o psíquico não seriam realidades opostas, mas aspectos de uma mesma realidade essencial. O universo seria um conjunto vivificado de seres finitos sustentados pela infinitude de Deus. Assim, as leis naturais seriam manifestações da perfeição divina. Procurando demonstrar que o psíquico e o físico são dois aspectos diferentes da mesma realidade, formulou, em seus Elementos de psicofísica, de 1860, uma lei estabelecendo a relação entre a quantidade de excitação e a intensidade da sensação. Fechner foi um dos pioneiros da psicologia experimental e da própria psicologia.
                                                                              1. Weber

                                                                                Annotations:

                                                                                • Ernst Heinrich Weber foi um médico alemão, considerado fundador da psicologia experimental. Por volta de 1860 Weber trabalhou com GustavFechner aplicando os princípios da Psicofísica, período o qual ele formulou a Lei de Weber, que mais tarde foi complementada por Fechner. Weber estava realizando estudos pioneiros capazes de efetivamente quantificar umfenômeno psicológico. Estes primeiros experimentos visavam mapear a sensibilidade táctil em vários locais da pele através de uma técnica chamada de limiar de dois pontos. Esta técnica utilizava um compasso com duas agulhas. Variando-se a distância entre agulhas, pedia-se à pessoa que julgasse se havia uma ou duas agulhas presentes em uma determinada área da pele. Estes estudos revelaram que diferentes áreas da pele apresentam diferentes sensibilidades táteis. Ou seja, o mesmo estímulo físico produzia diferentes sensações de acordo com o local da pele onde era apresentado. 
                                                                                • Porém, o principal experimento que resultou na descoberta da primeira relação matemática entre um fenômeno psicológico (a consciência ou sensação de um estímulo) e um evento físico (a intensidade física de um estímulo) acorreu através de estudos de julgamento de pesos. Nestes experimentos, Weber colocava um determinado peso na mão de uma pessoa, em seguida ele ia gradualmente aumentando esse peso até que a pessoa notasse que o peso havia aumentado. Weber denominou esta mudança na consciência do estímulo (sensação) de DAP - DIFERENÇA APENAS PERCEPTÍVEL.
                                                                            Show full summary Hide full summary

                                                                            Similar

                                                                            PSICOLOGIA DA GESTALT
                                                                            eleuterapara
                                                                            DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
                                                                            eleuterapara
                                                                            Behaviorismo - Skinner
                                                                            Suliane Makelry
                                                                            Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
                                                                            Silvio R. Urbano da Silva
                                                                            Quiz sobre Freud
                                                                            Yasmin Padovan
                                                                            TERAPIA FAMILIAR
                                                                            dacir martins
                                                                            POLÍTICAS PÚBLICAS
                                                                            Alan Nunes
                                                                            PSICOMETRIA
                                                                            Alan Nunes
                                                                            TEORIA SEXUAL FREUD
                                                                            eleuterapara
                                                                            Psicologia da Educação
                                                                            rsgomes88
                                                                            FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
                                                                            Lorena S. Sousa