Construção de uma pilha com diferença de potencial determinada

Description

Mind Map on Construção de uma pilha com diferença de potencial determinada, created by Bárbara Sampaio on 14/11/2017.
Bárbara Sampaio
Mind Map by Bárbara Sampaio, updated more than 1 year ago
Bárbara Sampaio
Created by Bárbara Sampaio over 6 years ago
79
1

Resource summary

Construção de uma pilha com diferença de potencial determinada
  1. Objetivos
    1. Identificar os constituintes de uma pilha eletroquímica; concluir a função de uma ponte salina; identificar a relação entre a concentração das soluções e prever a diferença de potencial de uma pilha eletroquímica conhecendo os elétrodos (condições padrão); identificar a relação entre a diferença de potencial e o “quociente de reação”; “determinar” experimentalmente a equação de Nernst; concluir a necessidade de utilização de dois metais diferentes (ou o mesmo metal mergulhado em soluções de concentração diferente). Mas mais importante , responder à questão problema: Como construir uma pilha com uma determinada diferença de potencial elétrico?
      1. Introdução
        1. Uma pilha eletroquímica ou célula galvânica é um dispositivo capaz de produzir energia elétrica através de uma reação de oxidação-redução espontânea, onde há a transferência parcial ou total de eletrões. A movimentação dos eletrões origina corrente elétrica e este deslocam-se do ânodo (onde se dá a oxidação) para o cátodo (onde se dá a redução). O fundamento de uma pilha eletroquímica é separar as semirreações de oxidação e redução, de modo que os eletrões circulem externamente através de um fio condutor.
          1. Resumindo, as pilhas eletroquímicas são constituídas por dois elétrodos (lâminas metálicas), duas soluções condutores (soluções eletrolíticas), um fio condutor que une exteriormente os dois elétrodos e uma ponte salina (um pequeno tubo de vidro com a forma de “U” cheio de uma solução de cloreto de potássio, por exemplo. A ponte salina tem como objetivo fechar o circuito e manter a eletroneutralidade da pilha. Como neste caso, os metais utilizados foram o zinco e o cobre, os aniões da ponte salina deslocam-se no sentido da solução de sulfato de cobre e os aniões movem-se para o lado da solução de nitrato de zinco.
            1. Materiais
              1. Duas lâminas metálicas (elétrodos): uma cobre e outra de zinco; Dois gobelés ; Cloreto de sódio (NaCl) ; Dois balões volumétricos de 50 ml ; Voltímetro; Nitrato de zinco ; Sulfato de cobre ; Água destilada ; Crocodilos E fios de ligação; Tubos em u ; Algodão ;Espátula ;Vareta, Vidro de relógio
                1. Cuidados a ter
                  1. Nunca misturar o elétrodo de zinco com a solução padrão de sulfato de cobre e nunca misturar o elétrodo de cobre com a solução padrão de nitrato de zinco, verificar sempre a unidade de medida do voltímetro e ter em atenção os polos de ligação e o tipo de corrente que o aparelho está a medir. Ter bastante cuidado nos processos de manuseamento de produtos químicos (usar luvas, lavar as mãos e usar bata)
    2. Procedimento
      1. 1. Com o suporte de um vidro de relógio e uma espátula, pesar 0.80g de CuSO₄ (0.10 mol/dm^3) , numa balança digital , depois de feita a respetiva taragem devido à massa do vidro de relógio; 2. Transferir as 0.10 mol/dm^3 de CuSO₄ para um gobelé, com o auxílio de uma vareta e do esguicho; 3. Dissolver com água destilada e mexer com uma vareta; 4. Transferir a solução obtida para um balão volumétrico de 50mL, através de um funil e com a ajuda da vareta; 5. Encher, com água destilada, o balão volumétrico até ao menisco; 6. Proceder de igual forma na preparação de uma solução de Zn(NO₃)₂ (0.10 mol/dm^3) , com a pesagem da sua massa igual a 1.50g ;
        1. 7. Preparar uma solução de NaCl para ser utilizada na ponte salina; 8. Colocar, numa das extremidades de um tubo em U, algodão; 9. Transferir a solução de NaCl, com um funil e através da extremidade livre, para o interior do tubo; 10. Colocar algodão na outra extremidade;
          1. 11. Transferir a solução de sulfato de cobre (II) do balão volumétrico para um gobelé de 250mL; 12. Transferir a solução de nitrato de zinco do balão volumétrico para um gobelé de 250mL; 13. Mergulhar o elétrodo de cobre na solução de sulfato de cobre; 14. Mergulhar o elétrodo de zinco na solução de nitrato de zinco; 15. Ligar os elétrodos ao voltímetro através de fios condutores com crocodilos ligados à lâmina de cobre e à lâmina de zinco;
            1. 16. Colocar a ponte salina entre as duas soluções; 17. Repetir todas as etapas do procedimento , mas desta vez com 0.01 mol/dm^3 de CuSO₄ e de Zn(NO₃)₂; 18. Registar a diferença de potencial da corrente elétrica gerida ( registando também a diferença de potencial nos gobelés com concentrações diferentes , ou seja o gobelé de CuSO₄ com 0.10 mol/dm^3 e o gobelé de Zn(NO₃)₂ com 0.01 mol/dm^3 e vice-versa).
              1. Registo dos resultados
      2. Tratamento de resultados
          1. Conclusão
            1. Com esta atividade laboratorial concluímos que os valores de diferença de potencial obtidos experimentalmente foram inferiores aos valores calculados pela equação de Nerst. Esta diferença pode ser explicada por má utilização dos instrumentos assim como pelo pouco tempo de espera necessário para que ocorra a reação antes de se ler o valor no voltímetro. Utilizamos dois metais diferentes para que um faça o papel de oxidante e outro de redutor e para que seja possível ocorrer transferência de eletrões que vai originar a reação de oxidação redução espontânea.
              1. Bibliografia
                1. Livro de Química "Novo Jogo de Partículas" 12º ano, Texto Editores
                  1. Trabalho realizado por: Ana Catarina Fernandes, nº1; Ana Catarina Coelho, nº 2; Bárbara Sampaio, nº6
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        The Geography Of Earthquakes
        eimearkelly3
        PHYSICS P1 1
        x_clairey_x
        Sociology GCSE AQA - Studying Society keywords
        tasniask
        CHEMISTRY C1 3
        x_clairey_x
        Metallic bonding
        anna.a.graysmith
        TOEFL Practice
        aliking
        GCSE AQA Chemistry Atomic Structure and Bonding
        Joseph Tedds
        AS Psychology Unit 1 - Memory
        Asterisked
        MAPA MENTAL
        blanca beatriz m
        Highway Code Road Signs for Driving Test
        Sarah Egan
        General Pathoanatomy Final MCQs (301-400)- 3rd Year- PMU
        Med Student