O Movimento de Reconceituação do Serviço Social.

Description

Mind Map on O Movimento de Reconceituação do Serviço Social., created by Nathália Silva on 20/11/2017.
Nathália Silva
Mind Map by Nathália Silva, updated more than 1 year ago
Nathália Silva
Created by Nathália Silva over 6 years ago
360
1

Resource summary

O Movimento de Reconceituação do Serviço Social.
  1. O que é?
    1. O marco de Reconceituação do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um profissional mais crítico, capaz que atuar nos desafios postos à profissão.
      1. É um importante momento do Serviço Social, pois é partir dai que surge uma outra visão acerca da prática profissional, voltada a uma análise crítica da realidade social, buscando assim um melhor desempenho no agir profissional ao atender as demandas da questão social.
        1. Segundo Iamamoto é dominado pela contestação ao tradicionalismo profissional, implicou questionamento global da profissão: de seus fundamentos ídeo-teóricos, de suas raízes sociopolíticas, da direção social da prática profissional e de seu modus operandi, é um processo que busca dar ao Serviço Social uma prática mais eficaz, que busque caminhos em novos fundamentos teórico-metodológicos.
          1. "Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos" Iamamoto
            1. Netto ressalta: Entendemos por renovação o conjunto de características novas, que no marco das constrições da autocracia burguesa, o Serviço Social articulou, à base do rearranjo de suas tradições e da assunção do contributo de tendências do pensamento social contemporâneo, procurando investir-se como instituição de natureza profissional dotada de legitimação prática, através de respostas a demandas sociais e da sua sistematização e de validação teórica mediante a remissão às teorias e disciplinas sociais.
              1. Três perspectivas sobre o processo de renovação do Serviço Social são apresentadas por Netto:
                1. Perspectiva Modernizadora - Teve como marco principal adequar o Serviço Social às demandas abarcadas pelo processo sociopolítico oriundos do golpe militar.
                  1. Perspectiva de Reatualização do Conservadorismo: Se manifesta no interior da complexa dialética de ruptura e continuidade com o passado profissional, sem prejuízo dos elementos renovadores que apresenta.
                    1. Intenção de Ruptura: Almejava romper totalmente com o Serviço Social tradicional, propunha uma quebra com seus procedimentos metodológicos, ideológicos e teóricos, com o seu conservadorismo, a tradição positivista. Recorre principalmente ao pensamento marxista, que era tida de forma progressiva na sociedade.
          2. Compreende-se que esta nova fase do Serviço Social teve inicio no contexto da ditadura militar que ocorreu no Brasil de 1964 a 1985.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        French Intermediate
        PatrickNoonan
        History- Home Front WW1
        jessmitchell
        GCSE Mathematics Topics
        goldsmith.elisa
        Unit 3 Business Studies
        Lauren Thrower
        Roles of Education
        Isobel Wagner
        GCSE AQA Biology 2 Enzymes, Digestion & Enzyme Uses
        Lilac Potato
        Camera Angles
        saradevine97
        AS level Maths Equations to Remember
        Gurdev Manchanda
        Mga Tauhan ng Ibong Adarna
        mark.sy7054
        2PR101 1.test - 8. část
        Nikola Truong
        Specific topic 7.7 Timber (tools/equipment/processes)
        T Andrews