variação periódica das propriedades físicas

Description

Mind Map on variação periódica das propriedades físicas, created by Adriana Fernandes on 05/12/2017.
Adriana Fernandes
Mind Map by Adriana Fernandes, updated more than 1 year ago
Adriana Fernandes
Created by Adriana Fernandes over 6 years ago
15
0

Resource summary

variação periódica das propriedades físicas
  1. Carga Nuclear Efetiva (Zeff)
    1. A carga nuclear efetiva aumenta ao longo de um período e diminui ao longo de um grupo. Aquando o aumento do número atómico dos elementos, o número de eletrões distribuídos por orbitais e a carga positiva gerada pelos protões no núcleo também aumenta, atraindo com mais intensidade os eletrões. Os eletrões mais internos, a uma determinada altura, não permitirão que os mais externos sejam submetidos tão fortemente a essa atração, pelo que, surge o efeito da blindagem.

      Annotations:

      •    Surge agora um exemplo ilustrativo de modo a ficar tudo mais explícito. O cloro, por exemplo, tem número atómico 17, o que significa que tem 17 protões e 17 eletrões. O primeiro eletrão, mais interno, sente as 17 cargas positivas dos protões no núcleo e é atraído por elas, no entanto, já o terceiro eletrão não é capaz de as sentir, visto que, à sua frente, existem outros dois eletrões que anulam um pouco da carga positiva do núcleo. O 17º eletrão, por sua vez, sentirá ainda menos a carga do núcleo, já que, à sua frente, estão os outros 16 eletrões. Esta interferência que os eletrões mais internos exercem sobre os mais externos, é a blindagem. Além disso, já que o 17º eletrão não é capaz de sentir toda a carga  do núcleo, dizemos que ele sente a carga nuclear efetiva.   
    2. Raio atómico
      1. O raio atómico é “metade da distância entre dois núcleos em dois átomos de metal adjacentes1”. É determinado através do núcleo até à última camada eletrónica. Quanto maior for a carga nuclear efetiva, maior é a força de atração núcleo-eletrões, e, consecutivamente, menor o raio atómico. Este aumenta ao longo de um grupo uma vez que o número de camadas interiores se mantém, no entanto, a carga nuclear aumenta. Os eletrões adicionados não verificam qualquer efeito quanto à blindagem, aumentando a carga efetiva enquanto o número quântico se mantém constante. No entanto diminui ao longo de um período uma vez que o efeito de atração das cargas nucleares sobre os eletrões é superior ao efeito de repulsão entre os eletrões, pelo que se observa a diminuição do tamanho do átomo. 1 McGraw-Hill
      2. Raios Atómicos vs Raios Iónicos
        1. O raio do catião é sempre inferior ao do átomo a partir do qual se formou uma vez que este cede um eletrão, tornando-se monopositivo, aumentando a atração núcleo-eletrões, já o raio do anião é superior ao do átomo a partir do qual se formou, visto que capta um eletrão, tornando-se mononegativo. Assim sendo,vai aumentar as repulsões dentro da nuvem.
        2. Energia de Ionização
          1. A Energia de Ionização é a energia mínima necessária para remover um eletrão de um átomo no estado gasoso e no estado fundamental. É dada em KJ/mol. Esta energia aumenta à medida que nos aproximamos do núcleo, uma vez que a atração núcleo-eletrão aumenta igualmente. I1<I2<I3.

            Annotations:

            • I1 +X(g) -&gt; X+ + e-  I2 + X(g) -&gt; X2+ + e-  l3 + X(g) -&gt; X3+ + e- (Trata-se de um processo endotérmico) 
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          English Literary Terminology
          Fionnghuala Malone
          The First, Second, Third and Fourth Crusades
          adam.melling
          Plant and animal cells
          charlotteireland
          AQA GCSE Physics Unit 2.2
          Matthew T
          CUMULATIVE FREQUENCY DIAGRAMS
          Elliot O'Leary
          Present Simple vs. Present Continuous
          Marek Mazur
          Biology B1
          Phoebe Drew
          Strength and Limitations of research methods
          Isobel Wagner
          Camera Angles
          saradevine97
          Meteorologia II
          Adriana Forero
          Information security and data protection
          хомяк убийца