Brasil Republicano

Description

Mind Map on Brasil Republicano, created by Neto$ciamarelli Sciamarelli on 06/05/2018.
Neto$ciamarelli Sciamarelli
Mind Map by Neto$ciamarelli Sciamarelli, updated more than 1 year ago
Neto$ciamarelli Sciamarelli
Created by Neto$ciamarelli Sciamarelli almost 6 years ago
12
0

Resource summary

Brasil Republicano
  1. A republica do Brasil foi proclamada através de um golpe militar em 15 de novembro de 1889
    1. A Guerra do Paraguai foi um conflito militar que ocorreu na América do Sul, entre os anos de 1864 e 1870. Nesta guerra o Paraguai lutou conta a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai.
      1. Sua principal causa foi Pretensões do ditador paraguaio Francisco Solano Lopes de conquistar terras na região da Bacia do Prata. O objetivo do Paraguai era obter uma saída para o Oceano Atlântico.
      2. O início do período republicado da História do Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares. O Rio de Janeiro não escapou desta situação. No ano de 1904, estourou um movimento de caráter popular na cidade do Rio de Janeiro. O motivo que desencadeou a revolta foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.
        1. O povo não queria aceitar pois as mesmas pessoas que estavam dando as vacinas eram as mesmas que tinham expulsado elas de seus lares quando aconteceu a reforma urbano no Rio de Janeiro
        2. O governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordava com o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia. Por outro lado, Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil. Ele afirma ser um enviado de Deus que deveria liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais. Era também um crítico do sistema republicano, como ele funcionava no período.
          1. A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina.
            1. Com a queda nas exportações de algodão, açúcar e cacau, os fazendeiros sentiram a grande oportunidade de obterem altos lucros com o “ouro negro”. Passaram a investir mais e ampliaram os cafezais. Na segunda metade do século XIX, o café tornou-se o principal produto de exportação brasileiro, sendo também muito consumido no mercado interno. Os fazendeiros, principalmente paulistas, fizeram fortuna com o comércio do produto
              1. No início do período republicano no Brasil (final do século XIX e começo do XX), vigorou um sistema conhecido popularmente como coronelismo. Este nome foi dado, pois a política era controlada e comandada pelos coronéis (ricos fazendeiros). Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens matérias (pares de sapatos, óculos, alimentos, etc.). Como o voto era aberto, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais.
              2. Imagem da proclamação da republica

                Media attachments

                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Photosynthesis and Respiration Quiz
                Selam H
                A Christmas Carol - Characters
                chloeprincess10
                Pythagorean Theorem Quiz
                Selam H
                Atoms, Protons, Neutrons & Electrons quiz
                leonie.examtime
                A2 Organic Chemistry - Reactions
                yannycollins
                Of Mice and Men Characters - Key essay points
                Lilac Potato
                Roles of Education
                Isobel Wagner
                GCSE REVISION TIMETABLE
                Sonia Christopher
                “The knower’s perspective is essential in the pursuit of knowledge.” To what extent do you agree with this statement?
                Lucia Rocha Mejia
                2PR101 1. test - 2. část
                Nikola Truong
                Microbiology MCQs 3rd Year Final- PMU
                Med Student