Mapa conceitual Macronutrientes e Esporte

Description

Mind Map on Mapa conceitual Macronutrientes e Esporte, created by jefferson campos on 27/05/2018.
jefferson campos
Mind Map by jefferson campos, updated more than 1 year ago
jefferson campos
Created by jefferson campos almost 6 years ago
185
1

Resource summary

Mapa conceitual Macronutrientes e Esporte
  1. NUTRIÇÃO
    1. Carboidratos
      1. Os carboidratos são considerados a fonte primária de energia para o organismo, uma vez que seu catabolismo possibilita a liberação de energia química para a formação de ATP (energia). Função: Energética
        1. Os carboidratos são classificados, segundo a sua estrutura molecular, numa série de grupos dos quais alguns são de muita importância, como os: • monossacarídeos que são os açucares simples (glicose, frutose e galactose), •dissacarídeos que são a combinação de dois monossacarídeos (sacarose, maltose e lactose) •polissacarídeos que são formados a partir da junção de três ou mais monossacarídeos e se dividem em dois grupos, os polissacarídeos vegetais (amido e fibras) e os polissacarídeos animais (glicogênio).
          1. Glicose ( C6 H12 O6): É a forma de “açúcar” comumente encontrada na corrente sanguínea. É o principal produto formado a partir da hidrólise dos carboidratos mais complexos no processo de digestão. A glicose é oxidada nas células para fornecer a energia que é armazenada no fígado e músculos na forma de glicogênio.
            1. O índice glicêmico representa o efeito que um alimento, em particular, exerce sobre a taxa e a quantidade do aumento da concentração de glicose no sangue. Em geral, os alimentos que contêm grandes quantidades de açucar refinado apresentam um índice glicêmico elevado, pois provocam aumento da glicose no sangue com bastante rapidez. Já os alimentos com alto teor de fibras, como as leguminosas, geralmente possuem baixo índice glicêmico.alto índice glicêmico: invadem depressa a circulação sanguínea e é melhor comê-los durante (dar energia rápida) ou após o exercício (repor energia). Ex: glicose, sacarose, xarope de milho, mel, balas, flocos de milho, etc.  moderado índice glicêmico: entram na circulação sanguínea moderadamente (leva tempo para fazer o processo digestório - quebra das moléculas em glicose). Ex: Banana, mingau de aveia, massa, arroz, etc.baixo índice glicêmico: entram na circulação sanguínea lentamente e fornecem baixas taxas de glicose. Eles estão incluídos na dieta normal
              1. Recomendações de carboidratos por dia A quantidade de carboidratos recomendado pela RDA à nossa alimentação é entre 55% a 65% da ingestão calórica total do dia (100%) Os açucares refinados simples devem ser limitados a 10% Os carboidratos complexos devem abranger cerca de 40% a 50%. Ex: O valor de referência para uma dieta de 2000 Calorias é de 300g de carboidratos, o que representa 60% da ingestão calórica diária (300g x 4 cal= 1200calorias de carboidratos - 1200cal / 2000cal=60% ). Os carboidratos devem constar na dieta diária afim de poupar o catabolismo das proteínas.
                1. Recomendações de carboidratos 5g a 8g/kg/dia (geral) 5g a 6g/kg/dia: ↑MM ↓MG 8g a 9g/kg/dia: ↑MM + manutenção 10g/kg/dia: Reposição energética para atletas ou com metabolismo acelerado .
                  1. Antes +- 30min do início do treino:50 a 60g de polímero de glicose com 5% de frutose + 500ml Ex: suplemento maltodextrina e/ou dextrose 01 a 02 horas antes com alto e médio índice glicêmico: 1g a 2g/kg para atletas ou 0,5g a 1g/ kg para praticantes  Ex: Lanche torrada + suco 03 a 4 horas antes: 4 a 5g/kg de médio índice glicêmico. O conteúdo de fibras deve ser mínimo para evitar problemas intestinais durante o treino. Ex: Refeição almoço ou jantar.
                    1. Durante Até 60min não precisa repor, caso tenha feito o pré treino adequado Dar preferência para líquidos contendo entre 6 a 10% de carboidratos, a fim de que não ocorram alterações nos níveis de insulina e de que a função gastrointestinal não seja prejudicada.  total de 30g a 60g de carboidratos com índice glicêmico moderado + 5% de carbo simples a cada hora + 400ml de água.
                      1. Após Após o treino: proporção de 4:1 ou 2:1 de carboidrato (médio e alto índice glicêmico) para proteína. Pode ser lanche ou refeição ou suplementação com 0,7g a 1,5g/kg ou de 50g a 150g de carboidratos. O uso de carboidratos após o treino ajuda a restaurar as concentrações de glicose sanguíneas, poupar as proteínas evitando a catabolismo muscular, e reposição do glicogênio.
              2. Glicogênio: É a forma de armazenamento dos carboidratos nos seres humanos e nos animais no fígado e no tecido muscular. O glicogênio é importante no metabolismo, pois ajuda a manter níveis de açúcar normais durante períodos de jejum, como durante o sono e é combustível imediato para contrações musculares.
              3. As fibras alimentares são os polissacarídios vegetais da dieta, como celulose, hemiceluloses, pectinas, gomas, mucilagens e a lignina (não polissacarídio) que não são hidrolisados pelo trato gastrointestinal humano. Origem Vegetal; Carboidratos ou derivados de carboidratos (exceto a lignina); Resistência à hidrólise por enzimas digestivas; Fermentáveis por bactérias dos cólons; Atingem os cólons intactas/hidrolisadas e fermentadas pela flora dos cólons.
            2. Gordura
              1. Proteína
                1. As proteínas são macromoléculas constituidas por C, H, O e N. As proteínas da dieta consistem em longas cadeias de aminoácidos reunidos entre si por ligações peptídicas. A base de sua estrutura é o aminoácido (AA).
                  1. Sua função principal é plástica, ou seja, de crescimento, de reparação e manutenção de todos os tecidos. 1- Função estrutural Forma os componentes vitais de todas as células, como as proteínas do músculo contrátil 2- Função de transporte Transporta várias substâncias para o sangue 3- Função de enzima Forma quase todas as enzimas do organismo para regular processos fisiológicos diferentes 4- Função de Hormônio e de Neurotransmissor Forma hormônios como insulina; Forma neurotransmissores ou neuropeptídeos como a serotonina 5- Função imunológica Forma anticorpos 6- Função de equilíbrio de ph Ácido-base e substâncias alcalinas para manter o pH do sangue ideal. 7- Função de equilíbrio de líquido Pressão osmótica mantém equilíbrio ideal de líquido nos tecidos – sangue 8- Função energética Fornece fonte de energia ao Ciclo de Krebs; o excesso de proteína se converte em glicose e gordura. 9- Função de movimento Quando as proteínas estruturais do músculo usam energia para contração
                    1. É reconhecido 20 aminoácidos como constituintes das proteínas. Classificação quanto a quantidade de AAs: •Dipeptídio (02 AA). •Tripeptídio (03 AA),..., •Polipeptídeos ( 50 a 100 AA), •Proteína (> 100 AA).
                      1. Como o corpo não consegue estocar aas, os aas podem ter 03 fins: 1)O nitrogênio, no grupo amina (NH2) é removido do aa, e no fígado forma a amônia(NH3) que é convertida em uréia, que passa para corrente sanguínea e é eliminada pela urina. 2)A outra parte do aa, o alfa-cetoácido, pode se recombinar com outro grupo amina para formar outro aa; 3)Na produção de energia, os aa glicogênicos são utilizados no processo da gliconeogênese, no fígado, convertidos em glicose; ou os aa cetogênicos são metabolizados em acetil CoA, que pode ser usado no ciclo de Krebs ou convertidos em gordura.
                        1. Divisão dos Aminoácidos Os seres humanos conseguem sintetizar alguns tipos de aminoácidos em seus organismos, mas não conseguem sintetizar outros, precisando, então, ingerí-los da fonte alimentar. Aminoácidos Essenciais ou indispensáveis: São aqueles que o organismo não pode sintetizar. Precisam ser fornecidos através da dieta. Ex: Histidina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano, Lisina Metionina, Valina, Isoleucina, Leucina. Para um adulto médio cerca de 10 a 15% do total da exigência de ptns deve ser constituído de aas essencias, isto dá em média de 6g. Para garantir estas necessidades basta consumir uma grande variedade de alimentos de origem animal e vegetal. Aminoácidos Não Essenciais ou dispensáveis: Podem ser sintetizados pelo organismo em quantidades adequadas para uma função normal. Ex: Alanina, Arginina, Asparagina, Ácido aspártico, Cisteína, Ácido aspártico, Glutamina, Glicina,Prolina, Serina, Tirosina.
                          1. Classificação das proteínas quanto ao seu valor biológico:  Proteína de alto valor biológico (AVB): Possuem em sua composição aminoácidos essenciais em proporções adequadas. Ex.: proteínas da carne, peixe, aves e ovo. Proteínas de baixo valor biológico (BVB): Não possuem em sua composição aminoácidos essenciais em proporções adequadas. Ex.: cereais integrais e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, etc.).
                            1. PROTEíNA Gramas de Proteína / Kg / de peso corporal Sedentário-------------------------------------- 0,8 a 1,0 Manutenção do ganho de força----------1,2 a 1,4 Ganho de massa muscular e força------1,6 a 1,8 Treinamento de Endurance----------------1,2 a 1,4 . Exemplo de necessidade e consumo: Adulto de sexo masculino, 23 anos e com 70kg 70 x 0.8 = 56g-(Necessita de 56g de ptn por dia) Ingerindo:02 copos de leite= 16g + 200g de carne magra= 42g total=58g -Conseguirá a quantidade necessária.
                              1. •Ingerir proteína antes das 2 horas após o treino - ou mais cedo, se for possível - permite que se estabilize um estado anabólico pela entrega de aminoácidos essenciais e nutrientes aos músculos para reparação de tecidos. Outro momento complementar é antes de dormir, pois nestas horas, sintetizamos mais hormônios que irão favorecer a recuperação dos músculos auxiliado pelo consumo de proteínas. PROTEíNA •A quantidade de proteína recomendada para esportistas varia de 1,2 a 1,8g/kg diário. •Após o treino: proporção de 4:1 de carboidrato (médio e alto índice glicêmico) para proteína.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Biological Molecules Definitions
              siobhan.quirk
              The Rock Cycle
              eimearkelly3
              Romeo and Juliet essay
              Tambo234
              Biology- Genes, Chromosomes and DNA
              Laura Perry
              Physical Description
              Mónica Rodríguez
              History- Medicine through time key figures
              gemma.bell
              GCSE Maths Quiz: Ratio, Proportion & Measures
              Andrea Leyden
              Cells And Cell Techniques - Flashcards (AQA AS-Level Biology)
              Henry Kitchen
              Using GoConqr to study Economics
              Sarah Egan
              What You Can Do Using GoConqr
              Micheal Heffernan
              OP doplnovaci otazky
              Helen Phamova