GUERRA FRIA

Description

mapa mental guerra fria
rafael castro
Mind Map by rafael castro, updated more than 1 year ago
rafael castro
Created by rafael castro over 5 years ago
48
0

Resource summary

GUERRA FRIA
  1. EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria porque havia uma grande disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado do ponto de vista tecnológico e espacial. No ano de 1957, a URSS lançou o foguete Sputnik, com um cão dentro. A cadela Laika foi o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Em 1961, a União Soviética colocou, pela primeira vez na história, um ser humano (o astronauta Iuri Gagarin) viajando no espaço. Oito anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar, pela televisão, a chegada do homem a Lua com a missão espacial norte-americana.
      1. Plano Marchell
        1. O Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. A iniciativa recebeu o nome do Secretário do Estado dos Estados Unidos, George Marshall.
        2. Plano Marchell
          1. O Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. A iniciativa recebeu o nome do Secretário do Estado dos Estados Unidos, George Marshall.
          2. Comecon
            1. surgiu no contexto europeu após o final da Segunda Guerra Mundial, do qual resultou a destruição de parte do continente Europeu e surgindo como a resposta soviética ao plano edificado pelos Estados Unidos, o Plano Marshall, que visava apoiar a reconstrução econômica da Europa Ocidental.
            2. Pacto De Varsovia
              1. O Pacto de Varsóvia foi uma aliança militar formada em 28 de Maio de 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética. O tratado correspondente foi firmado na capital da Polônia, Varsóvia, e estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscovo, estabelecendo um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares.
                1. Ou seja cada dos países que eram líderes porque tinham um poder bélico assutador formou um grupo parauqe em caso de ataque inimigo fosse dado ajuda mútua.
                2. OTAN
                  1. organismo militar foi instituído em contraponto à OTAN (Organização Tratado do Atlântico Norte), organização internacional que uniu as nações capitalistas da Europa Ocidental e os Estados Unidos para a prevenção e defesa dos países membros contra eventuais ataques vindos do Leste Europeu.
                    1. Plano Marchell
                      1. Mapa da Europa mostrando os países que receberam ajuda do Plano Marshall. As colunas azuis mostram a quantidade total relativa de ajuda por país. O Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. A iniciativa recebeu o nome do Secretário do Estado dos Estados Unidos, George Marshall.
                      2. COMECON
                        1. O aparecimento do COMECON surgiu no contexto europeu após o final da Segunda Guerra Mundial, do qual resultou a destruição de parte do continente Europeu e surgindo como a resposta soviética ao plano edificado pelos Estados Unidos, o Plano Marshall, que visava apoiar a reconstrução econômica da Europa Ocidental.
                        2. Pacto De Varsovia
                          1. O Pacto de Varsóvia foi uma aliança militar formada em 28 de Maio de 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética. O tratado correspondente foi firmado na capital da Polônia, Varsóvia, e estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscovo, estabelecendo um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares
                            1. OTAN
                              1. O organismo militar foi instituído em contraponto à OTAN (Organização Tratado do Atlântico Norte), organização internacional que uniu as nações capitalistas da Europa Ocidental e os Estados Unidos para a prevenção e defesa dos países membros contra eventuais ataques vindos do Leste Europeu
                                1. Ou seja cada dos países que eram líderes porque tinham um poder bélico assutador formou um grupo parauqe em caso de ataque inimigo fosse dado ajuda mútua
                                2. Guerra Da Coreia
                                  1. Entre os anos de 1951 e 1953 a Coreia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoísta, ocorrida na China, a Coreia sofreu pressões para adotar o sistema socialista em todo o seu território. A região sul da Coreia resistiu e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defendeu seus interesses. A guerra durou dois anos e terminou, em 1953, com a divisão da Coreia no paralelo 38. A Coreia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coreia do Sul manteve o sistema capitalista.
                                  2. Cortina De Ferro
                                    1. foi uma expressão usada para designar a divisão da Europa em duas partes, a Europa Oriental e a Europa Ocidental como áreas de influência políticoeconômica distintas, no pós- Segunda Guerra Mundial, conhecido como Guerra Fria
                                    2. Perestroika E Glasnost
                                      1. A Glasnost (transparência, em russo) e a Perestroika (reestruturação, em russo) foram medidas políticas e econômicas adotadas na ex-União Soviética, em meados da década de 1980, durante o governo de Mikhail Gorbachev. Tinham como principais objetivos modernizar e abrir a economia soviética, além de garantir maior abertura política. Estas medidas foram as principais responsáveis pelo fim da União Soviética e do seu sistema político econômico (socialismo), que vigorava desde a Revolução Russa de 1917. Foram também de fundamental importância para o fim da Guerra Fria.
                                      2. Imbarco Economco Norte Americano a Cuba
                                        1. Por Felipe Araújo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Play!Ouça este conteúdo 0:00 03:26AudimaAbrir menu de opções do player Audima. Conhecido em Cuba como "el bloqueo", o embargo dos Estados Unidos em relação a Cuba consiste em uma interdição de caráter econômico, financeiro e comercial imposta pelos EUA ao governo cubano no ano de 1962.
                                        Show full summary Hide full summary

                                        Similar

                                        Mapa Mental de GoConqr
                                        GoConqr suporte .
                                        Aplicações do Mapa Mental
                                        Alessandra S.
                                        Como criar um Mapa Mental
                                        GoConqr suporte .
                                        Como criar um Mapa Mental
                                        Alex Farias
                                        Guerra fria-mapa mental
                                        Valdemar Sievert
                                        MAPA MENTAL
                                        luciano.silva
                                        Mapa Mental Profissional
                                        Sidnei Dias
                                        guerra fria
                                        Gabi De Lazzari
                                        O QUE É ARTE?
                                        MILENNA SOUSA DE AGUIAR
                                        GoConqr para Professores
                                        Lilian Arruda
                                        Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?
                                        GoConqr suporte .